Figura da Jornada 13 do Campeonato Nacional de Futsal Feminino



Findada a 13ª Jornada, está já quase tudo decidido quanto a quem irá disputar a fase de Campeão, mas ainda há uma vaga em disputa como já tínhamos referido. Mas agora é momento para falar sobre quem mais se destacou nesta 13ª Jornada.

Começando pela Zona Sul, numa zona onde já todas as vagas estão definidas, as 4 equipas que as garantiram jogavam entre si, com o Benfica a garantir mais uma vitória, mantendo-se 100% vitoriosa ao derrotar a Quinta dos Lombos por 5-1. Em perseguição às encarnadas, as velhas rivais do Sporting venceram por 2-1 o Golpilheira. Destaque para o Bis de Cátia Morgado a dar a vitória ao Sporting, sendo que o golo do Golpilheira foi da jovem guarda-redes Diana Monteiro que aproveitou o adiantamento de Naty para fazer um golo de belo efeito.

Já nos restantes dois jogos, onde os pontos são fundamentais visto que as equipas ficam com metade dos mesmos para a segunda fase, a AAUE empatou em casa frente ao Venda da Luísa e viu o Povoense a apanhá-las na tabela classificativa. O conjunto da Povoa de Santa Iria está num belo momento de forma, tendo conseguido 9 dos seus 13 pontos nas ultimas 3 jornadas.

Já na Zona Norte, o Chaves não foi alem de um empate no reduto do Povoa Futsal e ficou hipotecado de qualquer possibilidade de disputar a Zona de Campeão. A liderança também mudou, e se o Vermoim era líder desde a 6ª Jornada a pós vencer o Novasemente, desta feita foi o conjunto de Espinho a levar a melhor e a assumir a liderança.

Quem também venceu foi o Gondomar em casa do Penaguião por 2-4. Destaque para o bis de Nani Alves a ajudar o Gondomar nesta vitória que mantem a equipa na luta pela ultima vaga, luta essa onde para alem do Gondomar se encontra o Santa Luzia, estando programado um jogo entre ambas as equipas para esta 14ª e ultima jornada.

Quem garantiu nesta 13ª Jornada o Apuramento para essa fase foi mesmo o Nun’Álvares/IESFafe que venceu por 2-3 na deslocação ao reduto de Santa Luzia. As visitantes foram a vencer por 1-0 para o intervalo, mas a meio do segundo tempo o Santa Luzia concluiu uma reviravolta. Outra reviravolta nos esperava, desta vez pelo conjunto de Nun’Álvares, e com a capitã de equipa Ana Paula Pires, figura desta 13ª Jornada, a marcar o tento decisivo.

Como costume, estivemos à conversa com  a Figura da Jornada a quem deixámos algumas perguntas:

 

Jogo difícil contra o Santa Luzia também na luta por esta vaga, onde vocês estiveram a ganhar, sofreram uma reviravolta e operaram outra com o ultimo tento a ser da sua autoria. Qual a sensação que sentiu ao marcar aquele que é um dos mais importantes, se não o mais importante, da historia do futsal feminino do clube e que garantiu a vitória neste jogo e o Apuramento para a Zona de Campeão?

Tendo em conta a tabela classificativa do campeonato, a vitória garantia a manutenção e consequente apuramento para a fase de campeão de ambas as equipas. Se tal acontecesse para nós (Nun´Álvares), estávamos perante um feito histórico tanto para o clube como para toda a equipa.

Assim sendo, estávamos cientes que íamos defrontar uma equipa forte (Santa Luzia) e só com os nossos níveis máximos de concentração, entreajuda, uma enorme união e lutar com todas as nossas forças é que conseguíamos atingir o objetivo principal do jogo, a vitória.

Falando do jogo, e após uma reviravolta no marcador por parte do Santa Luzia, a tarefa ficou muito difícil para nós. A equipa não deitou a toalha ao chão e como reflexo do trabalho, do esforço, do apoio, conseguimos em equipa, operar com outra reviravolta.

O golo da vitória foi marcado por mim, e é claro que foi um dos golos mais importantes que marquei, sentindo uma grande emoção, uma enorme felicidade, um sentimento incrível. Não esquecendo e muito importante, todo o trabalho da equipa, salientando o trabalho coletivo como a chave principal para o nosso sucesso.   

 

Após esta conquista, quais os objetivos da Ana e do Nun’Álvares/IESFafe para o que resta da competição?

A nível coletivo, e como já foi assegurado objetivo principal da época, nesta nova fase vamos tentar e lutar sempre para chegar o mais longe possível pois trabalhamos arduamente para atingir patamares de importância no futsal feminino, e não nos limitarmos só a usufruir desta “novidade”.

A nível individual, trabalhar para ajudar a equipa a alcançar os objetivos.

 

A Ana, mais conhecida por “Loira” no futsal fez recentemente 23 anos e capitaneia uma equipa com média de idades de aproximadamente 24 anos, com um misto de experiencia e de juventude. Primeiro que tudo, de onde veio esse apelido? E quanta responsabilidade exige a sua função nesta equipa?

Este apelido vem desde os tempos de escola, pois tinha o cabelo muito clarinho.

Como capitã desta equipa, a responsabilidade é grande, por vezes é preciso uns berrinhos (risos), mas em modo geral, com a ajuda das minhas colegas é facilitada. Como nós costumamos dizer “Somos uma família”.

 

A Ana tem ídolos? Quais são e porquê?

Como ídolos vejo os meus pais, por tudo o que me transmitem e por todo o que eles são.

 

E para ti quem foi a figura da jornada? Usa os comentários para dar a tua opinião.




Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade