Carlos Barros: “O objetivo a que nos propusemos foi alcançado”.



Houve mesmo “milagre” em Santa Marta de Penaguião.

Após uma primeira fase onde o Penaguião apenas conquistou um ponto, era preciso uma segunda fase quase perfeita e assim o fizeram. Foram 14 pontos em 18 possíveis e a tão desejada manutenção.

A época começou com Carlos Libório no comando, ele que tinha subido com este mesmo Penaguião ao campeonato nacional, e que logo no inicio da época venceu a Taça Transmontana, mas não conseguiu levar o mesmo sucesso para o campeonato nacional onde, nos 8 jogos ao comando do Penaguião, perdeu 7 e empatou 1. Seguiu-se então Andreia Cepeda que assumiu a equipa em 3 jogos, enquanto procuravam novo treinador, somando 3 derrotas. Por fim, chegara Carlos e Chico Barros, dois irmãos que formam equipa desde 2002, e que foram figuras importantes neste “milagre”.

Os dois irmãos têm já um currículo bem composto no que ao Futsal Vila-realense diz respeito, tendo conquistado por 3 vezes o Campeonato Distrital de Vila Real (2002/03 pelo GD Chaves; 2005/06 pelo Sapiãos; 2016/17 pelo Carrazedo Montenegro), 3 Taças Distritais (2005/06 pelo Sapiãos; 2010/11 e 2016/17 pelo Carrazedo Montenegro) e tendo ainda garantido a manutenção naquela que era na altura a IIIª Divisão Nacional pelo Sapiãos em 2007/08.

Chegavam desta feita ao futsal feminino, para um primeiro e espinhoso projeto. Carlos Barros foi quem assumiu o comando da equipa, e foi com el que a Zona Técnica esteve à conversa para tentar perceber a fórmula do sucesso.

Carlos começou por admitir que sentia uma grande alegria, “pois o objetivo a que nos propusemos foi alcançado”.

Quanto à fórmula para o milagre, Carlos afirma que “Este sucesso deve-se a muito trabalho, dedicação e acreditar no valor das minhas atletas e fazê-las acreditar que tudo era possível. Transmiti muita confiança ao grupo e assim os resultados foram aparecendo. De salientar que as derrotas, exceto com o Benfica para a taça, aconteceram numa fase inicial em que ainda não conhecia as atletas e este processo leva algum tempo.”

Quanto ao estado anímico das atletas quando entrou no projeto, e ao acreditar na possível manutenção, Carlos admite que “esse foi o meu trabalho, fazer com que o grupo acreditasse que era possível a manutenção na primeira divisão”.

Por fim, Carlos Barros deixou ainda agradecimentos a quem contribuiu para tal sucesso: “Quero deixar um agradecimento especial à direção que sempre nos apoiaram e acreditaram no nosso trabalho, às jogadoras que foram incansáveis em todos os aspetos e com um grande espírito de sacrifício, quero também agradecer à restante equipa técnica Chico Barros e Andreia Cepeda, bem como ao Fisioterapeuta/massagista Luís que foram uma grande ajuda e por último que são também os primeiros, agradecer aos adeptos pelo seu apoio pois sem eles não valia a pena.”

Foi sem dúvida um grande feito do Penaguião. E tu, sempre achaste esta manutenção possível? Usa os comentários para deixar o teu testemunho.


Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade