Golo, assistência e folha limpa para Diana na 5ª Jornada



Depois de duas semanas de ausência, uma por não conseguirmos a entrevista com a jogadora pretendida e outra por questões do foro informático, regressa agora a crónica da Figura da Jornada no que ao Campeonato Nacional de Futsal Feminino diz respeito.

Na 5ª Jornada houve algumas jogadoras a merecerem destaque, tal como vamos falar de seguida.

Começando pela Zona Norte, falamos desde logo do último encontro, o único disputado no domingo do passado fim-de-semana. O Lourosa recebeu em sua casa o Vermoim e o jogo acabou empatado a zeros, sendo assim o primeiro jogo desta edição do campeonato Nacional a terminar sem golos.

Outro empate nesta Zona Norte foi do até então líder Santa Luzia na receção ao Povoa Futsal. Um jogo onde dois dos golos da equipa da casa até foram marcados por defensoras visitantes e onde o maior destaque vai para a jovem Bete que bisou na partida.

Quem aproveitou esse empate foi o Novasemente que assumiu a liderança depois duma vitória no difícil reduto do Águias de Santa Marta. Cátia Balona e Nancy marcaram os 2 golos do encontro que colocam assim a Novasemente no topo da tabela.

Para encerrar esta Zona Norte falamos então da goleada do Nun’Álvares ao GD Chaves em terras flavienses. Uma vitória por 0-7 que começou a ser construída de bem cedo e que contou com golos de Loira, Telma, Joana, Leninha e Martinha, sendo esta última o destaque da partida com um hat-trick.

Olhando agora para a Zona Sul, uma das grandes surpresas foi mesmo o empate do Venda da Luísa com a Quinta dos Lombos. Os Lombos só se adiantaram perto do fim por Inês Matos, mas Mariana Soares empatou no último minuto e garantiu o primeiro ponto para o conjunto de Condeixa.

Já o Benfica continua a golear, e desta vez a vítima foi o UA Povoense. 9-2, com destaque para um hat-trick de Nina e bises de Janice e Raquel, bem como para o tento da junior Catarina Ribeiro, sendo que Maria marcou o outro golo encarnado. No Povoense marcaram Vera Serrador e Inês Neto.

Mas o Sporting não desarma e mantem-se em igualdade pontual com o Benfica (ambas só com vitórias). Na receção ao Arneiros, o Sporting venceu por 5-3, num jogo onde mais uma vez não houve jogadoras a repetir marcador. Queiroz, Lavrador, Kika, Carolina e Morgado marcaram para o Sporting, enquanto Sara, Tequi e Káká fizeram os tentos das visitantes.

Por último como costume, o jogo da figura da Jornada. Os Leões de Porto Salvo chegavam a Golpilheira com duas derrotas em 4 encontros, e estas consentidas a Sporting e Benfica mas, tinham marcado golos em todos os encontros até então, algo que não conseguiram na Golpilheira, muito por causa das boas intervenções da guarda-redes Diana Monteiro, ela que juntou a isso um golo e uma assistência nesta vitória por 3-0 que lançou a sua equipa para o 3º lugar da tabela classificativa, merecendo assim esta distinção de figura da jornada.

Como habitual, trazemos então uma entrevista feita pela Zona Técnica (ZT) à Figura da Jornada 5, Diana Monteiro (DM):

ZT – Um golo e uma assistência num jogo que a sua equipa vence por 3-0, o que significou para si estar diretamente ligada a dois golos do seu clube quando até é guarda-redes e o que sentiu ao marcar aquele golo logo no inicio da segunda parte, deitando por terra a estratégia dos Leões?

DM – Foi bom marcar aquele golo logo nos primeiros segundos da segunda parte pois deu mais moral a equipa e com isso ficamos também com uma maior confiança para o resto do jogo. Quanto a assistência, foi um colmatar daquilo que eu acho ter sido uma boa prestação da minha parte.

 

ZT – Para alem de estar presente nesses dois golos fez ainda um punhado de boas intervenções que tornaram o Golpilheira na única equipa que, em 5 jornadas neste campeonato nacional, terminou com folha limpa contra os Leões de Porto Salvo, sendo que estas até já jogaram contra Sporting e Benfica. Sentia-se confiante?

DM – Sim, sentia-me confiante pois tenho trabalhado imenso para conseguir fazer o melhor em cada jogo.

 

ZT – Isto aconteceu precisamente no dia antes de partires para uma concentração da Seleção Nacional que acabou por ditar a tua estreia de Quinas ao peito, ainda assim, mostraste-te focada e nem abrandaste o ritmo para evitar uma lesão por exemplo. Alguma vez tiveste esse estágio em pensamento durante o encontro, ou apenas querias dar o melhor pelo teu clube e pensar nisso depois?

DM – Durante a semana andei focada no jogo de sábado e deixei os pensamentos sobre a minha ida à seleção um pouco de parte, o que aconteceu também no dia do jogo, apenas me foquei naquele momento e na vitória que precisávamos de alcançar. No final do jogo então sim, o meu foco foi dirigido para o estágio da seleção.

 

ZT – Já agora, o que sentiu nessa estreia na Seleção Nacional?

DM – Senti um sonho de pequena a ser realizado, senti o meu trabalho e esforço a dar frutos e agora quero trabalhar de modo a manter e melhorar a minha prestação tanto no meu clube como na seleção.

 

ZT – O Golpilheira para esta temporada reforçou-se interinamente e nestes últimos encontros, vemos uma das jogadoras que subiram das juniores (Sara Casalinho) a ser titular. Achas que a adaptação tem sido fácil? O facto da Teresa treinar ambas as equipas, achas que ajuda nessa adaptação?

DM – A adaptação foi e tem sido fácil ainda que tenham vindo do escalão inferior. Ter a Te como treinadora de ambas as equipas ajuda imenso para que isso aconteça e o resto da equipa (as que já eram seniores) também as acolheram e ajudam sempre.

 

ZT – Com esta vitória chegaram agora à terceira posição. Quais os objetivos para esta época?

DM – O grande objetivo, em primeiro lugar é a passagem ao apuramento de campeão e depois de o conseguir, ter a equipa nos primeiros lugares da tabela, de preferência no primeiro.



Vídeos
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade