Na jornada do “azar”, a sorte bateu à porta de André Galvão



Depois de jogada a 13.ª jornada e fechada a primeira volta da Liga Placard, está na altura da nossa habitual crónica que resume todos os jogos da semana e, além disso, elege o jogador que mais se destacou nesta jornada.

Já de passaporte para a Taça da Liga nas mãos, a Quinta dos Lombos recebeu e venceu a AD Fundão, pela margem mínima (2-1). Com duelo equilibrado em Carcavelos, a equipa da chegou à vantagem apenas aos dez minutos, fruto de um golo de Manuel Mesquita e, ainda antes da paragem para o intervalo, lá estava Hugo Neves para aumentar a vantagem (16’). A equipa fundanense apenas teve o sonho de lá chegar logo ao início da segunda parte, com um golo de Juninho (21’), mas o duelo esteva, desde aí, de marcador fechado.

Na visita do Eléctrico ao Fut. Azeméis, os forasteiros de Ponte de Sôr vinham com apenas um pensamento: vencer para garantir a presença na Taça da Liga; e foi isso mesmo que aconteceu. A equipa alentejana venceu, em Azeméis, por 3-1, garantindo pela segunda vez consecutiva o seu lugar na competição e demonstrado que é um conjunto com o qual devem contar. Com o golo de Renan a abrir a partida (1’) e, pouco depois, o de Silvestre Ferreira (7’), os homens da casa começaram a perder o fôlego e as expectativas, apesar de Ruan Silvestre ter reduzido logo de seguida (8’). Para agarrar de vez a passagem para um dos lugares dianteiros da classificação, foi a vez de Rodriguinho, à passagem pelo minuto 17, fechar o marcador e garantir a vitória e os três pontos.

As coisas continuam mal para os lados do Restelo. Desta vez, o Belenenses recebeu e perdeu frente ao SC Braga, por 3-0. Os azuis bem podiam aproveitar a partida para tentar fugir à zona de descida, no entanto, os guerreiros do Minho não deram hipótese. Então, à 13.ª jornada, os golos em Belém começaram a surgir ao minuto 13, pelo pé de Allan Guilherme, depois Amílcar Gomes (32’) e ainda houve tempo para Bruno Cintra assinar a história da partida, aos 36 minutos, dando uma vitória tranquila à equipa de Paulo Tavares.

Em Portimão, na jornada anterior aos homens da casa receberem o Sporting CP, também receberam o Candoso e… diga-se de passagem, os homens de Guimarães não vão querer regressar a solo algarvio tão cedo, depois de terem saído derrotados – e goleados! – por 9-3. Num jogo entre duas equipas que lutam arduamente por pontos, tendo em conta a baixa qualificação, foi a vez do Portimonense mostrar quem manda em casa e a história é simples de contar: um hat-trick de Rochato, um bis de Fassy e um extraordinário jogo de Paulinho fizerem deste um duelo fácil para os homens do sul, complicando ainda mais a vida ao Candoso, que permanece em posição de descida, com apenas 4 pontos conquistados na primeira volta, os mesmos que o CF Belenenses.

No Pavilhão da Luz, o campeão nacional recebeu e venceu a Burinhosa por 5-3, no entanto, a partida não esteve fácil para os encarnados. Ainda que o Benfica tenha aberto o marcador, com um golo de Bruno Coelho logo aos 2 minutos de jogo, de seguida foram os homens da aldeia de futsal que fizeram das suas e assustaram Joel Queirós. Primeiro Tiago Pereira (7’) e depois Rick (11’) e a Burinhosa encontrava-se na frente. As coisas só mudaram com o golo de Fits – que bisou na partida - , depois de time-out, logo aos 13 minutos. Além disso, ainda Miguel Ângelo e Robinho marcaram e as águias encerraram a primeira volta com mais três pontos, mantendo-se, assim, no primeiro lugar da tabela classificativa.

A fechar a jornada, os leões de Nuno Dias receberam o Módicus, tendo vencido por 5-3, nesta que era uma das partidas mais esperadas da jornada 13. Depois de uma primeira parte imperial por parte do Sporting CP, com golos de Cavinato, João Matos – e que obra de arte esta! – e um bis de Taynan, os verdes e brancos foram até aos balneários com um resultado de 4 bolas a zero, o que facilitava, em muito, a sua vida. Por isso mesmo, o Módicus aproveitou os segundos 20 minutos de um leão de garras mais recolhidas para diminuir a vantagem, através de um golo de Joel Queirós e de Willian Carioca. Ainda assim, não deu para o susto. Já com a equipa de Sandim a jogar co guarda-redes avançado, Cardinal aumentou o resultado (39’) e, já no final, Joel Queirós acabou por bisar.

Para terminarmos o nosso resumo, passamos à partida da qual elegemos a nossa figura da jornada esta semana. Em Viseu, os Leões de Porto Salvo golearam a equipa da casa por 7-4. Ainda que precisassem da vitória para atingirem a Taça da Liga, a mesma não foi suficiente, sendo ultrapassados pelo Eléctrico, da forma como falámos anteriormente. Mesmo assim, foi o hat-trick de André Galvão – a nossa figura da semana – que derrubou o Viseu 2001, equipa na qual o mesmo atuava a época passada. O atleta esteve, naturalmente, à conversa com o Zona Técnica e explicou como tem sido esta temporada numa nova casa, no fecho da primeira volta.

Zona Técnica: No regresso a Viseu, foi a vez marcar um hat-trick, foi uma motivação extra?

André Galvão: Não foi motivação extra, foi uma semana como as outras. Tive a felicidade de fazer hat-trick, mas procuro sempre fazer golo.

ZT: E o porquê de mostrar o nome na camisola aos adeptos em pleno pavilhão?

AG: Mostrei, mas não para os adeptos, porque merecem todo o meu respeito. Sempre me trataram bem.

ZT: Como sente que está a correr a época a nível pessoal?

AG: A nível pessoal não tem corrido muito bem. Estou muito longe dos números que costumo fazer, mas vai mudar, tenho que continuar a trabalhar.

ZT: A adaptação à equipa tem corrido bem?

AG: Sim, tem sido uma adaptação muito boa, foi uma equipa que soube receber muito bem.

ZT: Apesar da vitória, não conseguiram ficar classificados para a Taça da Liga. Perderam um dos objetivos da época?

AG: É verdade, um objetivo que não foi conseguido por culpa nossa.

ZT: Acabou por ser um final de dia amargo?

AG: Sim, mas nós sabíamos que não dependíamos só de nós. Quando assim é, fica mais complicado.

ZT: O que há ainda para ver dos Leões de Porto Salvo o resto da temporada?

AG: Uma equipa que quer estar nas decisões em todas as competições, uma equipa que quer fazer bem melhor que a primeira volta.

ZT: A jornada que se segue é frente ao Módicus, uma equipa muito forte no campeonato, como se estão a preparar para essa partida?

AG: Vamos analisar o que correu mal na primeira volta e trabalhar para chegarmos a sábado e mostrarmos outro Porto Salvo. Nesta segunda volta queremos fazer bem melhor e temos obrigação disso.

 

Texto e entrevista por: Maria Pinto Jorge


Vídeos
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade