Benfica entre candidatos no arranque da fase principal da UEFA Futsal Cup
Factos principais
• Jogos de terça-feira a domingo; os dois primeiros de cada grupo apuram-se para a Ronda de Elite, cujo sorteio é a 14 de Outubro.
• Melhores marcadores da fase preliminar: Nermin Jusić (Centar Sarajevo), Mladen Kocić (Nacional Zagreb), Nermin Jusić (Sievi) 6
• Estreantes na Europa: TTG-Ugra Yugorsk, Georgians Tbilisi, Dobovec
• Estreantes provenientes da fase preliminar: Pescara, Sievi
Grupos da fase principal
Grupo A: De quinta-feira a domingo
TTG-Ugra Yugorsk (RUS), Georgians Tbilisi (GEO), APOEL Nicosia (CYP, anfitrião), Kremlin Bicêtre United (FRA)
• O Yugorsk estreia-se após bater o FC Dynamo, campeão europeu em 2007, na final do "play-off" da Rússia.
• Os georgianos do Tbilissi surgem na vez do agora extinto Iberia Star Tbilisi e que até 2014/15 marcou sempre presença na competição.
• Tanto o APOEL como o Kremlin Bicêtre foram eliminados na fase principal nas anteriores participações.
©Stoyan Georgiev
Poderá o Can Varna igualar o desempenho da época passada?
Grupo B: De quarta-feira a sábado
Benfica (POR), Grand Pro Varna (BUL), Dobovec (SVN, anfitrião), Centar Sarajevo (BIH)
• O Benfica, vencedor em 2010, ganhou o título português ao rival da cidade, Sporting CP, clube que atraiu uma assistência recorde enquanto anfitrião da fase final da época passada, na qual conseguiu a medalha de bronze.
Na época passada, o Pro Varna tornou-se na primeira equipa búlgara a seguir em frente na fase principal.
• O anfitrião Dobovec está a disputar os seus primeiros jogos europeus.
Grupo C: De quarta-feira a sábado
Lokomotiv Kharkiv (UKR), City'US Târgu Mureş (ROU, anfitrião), Pescara (ITA), Hamburg Panthers (GER)
• O Lokomotiv foi bem-sucedido nesta fase em 2013/14 e 2014/15.
• O Târgu Mureş atingiu por três vezes a Ronda de Elite nas últimas quatro participações.
• O estreante Pescara marcou 18 golos sem sofrer nenhum nas três vitórias na fase preliminar e inclui na equipa Marco Ergolessi, campeão pela Itália do UEFA Futsal EURO 2014, e Rogério, um dos vencedores pelo Montesilvano da Taça UEFA Futsal em 2011.
Grupo D: De quarta-feira a sábado
Slov-Matic Bratislava (SVK, anfitrião), Eindhoven (NED), Sievi (FIN), Skopje (MKD)
• O Slov-Matic aspira atingir pela sexta época consecutiva a Ronda de Elite.
• O Eindhoven foi bem-sucedido na fase principal em duas das suas três tentativas.
• Em época de estreia, o Sievi venceu as três partidas na fase preliminar.
Grupo E: De quinta-feira a sábado
EP Chrudim (CZE), Nikars Riga (LVA, anfitrião), Athina '90 (GRE), Halle-Gooik (BEL)
• O Chrudim apurou-se oito anos consecutivos na fase principal.
• O Nikars atingiu a Ronda de Elite na época passada pela segunda vez em três participações.
• O Athina está pela 13ª vez nas provas da UEFA, uma a menos do que o Iberia-Star.
• O Halle-Gooik apurou-se da fase preliminar, na estreia, frente a equipas experientes como o Karim Chaibai.
Grupo F: De terça-feira a sexta-feira
Győri ETO (HUN, anfitrião), Baku United (ENG), Lidselmash (BLR), Nacional Zagreb (CRO)
• O Baku United, de Londres, foi a primeira daquele do país a apurar-se na época passada para a Ronda de Elite mas, devido aos problemas financeiros, já não é formada por jogadores profissionais.
• O Nacional, que começou na fase preliminar, e o Győr já competiram por três vezes na Ronda de Elite.
• O Lidselmash é a única equipa do grupo que nunca foi além desta fase, não tendo sido apurada na anterior participação, em 2012/13.
Ronda de Elite e fase final
• Os dois primeiros classificados de cada grupo juntam-se aos quatro cabeças-de-série principais no sorteio da Ronda de Elite, às 13h00 (de Portugal Continental), do dia 14 de Outubro, em Nyon.
Isentos até à Ronda de Elite: Kairat Almaty (KAZ, campeão), Inter FS (ESP), Tulpar Karagandy (KAZ), Ekonomac Kragujevac (SRB)
• Os vencedores dos quatro grupos da Ronda de Elite, que serão encontrados entre 10 e 15 de Novembro, competirão na fase final, no final de Abril, com o anfitrião a ser encolhido entre eles.