Na 12ª Jornada, Pipa ajudou a marcar uma bela pagina na história do Arneiros



É hora de olharmos para a Jornada 12 desta primeira fase do Campeonato Nacional de Futsal Feminino, uma jornada que terminou com 5 equipas com acesso já garantido para a fase de Apuramento de Campeão, e com outras 5 que já sabem que vão ter de disputar a Manutenção nas respetivas Zonas, mas vamos por parte e começamos pela Zona Norte.

Começamos por viajar então até Vila Nova de Famalicão, onde o Vermoim recebeu e venceu o lanterna vermelha Lusitânia de Lourosa. Uma vitória de 6-1, onde o destaque vai para as experientes Patrícia Magalhães e Ana Azevedo que bisaram. Gabi Almeida e Elsa Ferreira marcaram os restantes tentos do conjunto da casa, enquanto Mariana Gandarez fez o tento de honra das visitantes.

Já em Fafe, o Nun’Álvares recebeu e venceu por iguais 6-1 o GD Chaves. As condestáveis que tal como o Vermoim estão na luta por um lugar na fase de Campeão, viram Loira a bisar, enquanto Nádia Martin, Joana Moreira, Leninha e a Guarda-Redes Sara Wallace fizeram os restantes tentos. Para o Chaves, que tal como o Lourosa já sabe que vai disputar a fase de manutenção, marcou Ângela Marinho.

Outra equipa que vai estar a lutar pela manutenção na respetiva zona é o Povoa Futsal que nesta jornada recebeu um já qualificado para a Zona de Campeão, Santa Luzia. A vitória sorriu às visitantes que com golos de Mara Soares e de Pisko garantiram uma vitória de 0-2 para as vianenses que já garantiram o 2º lugar e que têm ainda uma pequena possibilidade de vencer esta Zona Norte.

Para conseguir tal feito, o Santa Luzia terá de vencer o Novasemente na próxima jornada, e esperar que o conjunto de Espinho não vença na última jornada também, elas que esta jornada receberam e venceram o Águias de Santa Marta por 4-2. Um bis de Balona e golos de Jé e Nancy foram suficientes para se superiorizar a golos de Joana Barbosa e Silvy Batista do clube penafidelense, conjunto esse que ainda luta pelo acesso à Zona de Campeão.

Viajamos agora para Sul, e começamos desde logo por Carcavelos. A Quinta dos Lombos recebeu e venceu o Venda da Luísa por 3-1. Com 3 golos de jogadoras que nestes dias estiveram na seleção de sub-21, sendo elas Dricas, Inês Matos e Sofia Carvalhinhos, os Lombos deram um bom passo na luta por um lugar na Zona de Campeão enquanto para as lanterna vermelha da Venda da Luísa foi Beatriz Morgado quem marcou o tento de honra.

O Venda da Luísa já tinha a ida à fase de Manutenção garantida, e nesta jornada também o Povoense ficou com esse destino traçado depois de sair goleado por 1-8 na receção às tricampeãs nacionais do SL Benfica. Para as águias bisaram Fifó e Raquel, sendo os restantes golos da autoria de Sara Ferreira, Janice, Maria Pereira e Sofia Jesus, enquanto Margarida Dias marcou o tento das visitadas, num jogo onde o grande destaque vai mesmo para Beatriz Silva que regressou às quadras depois duma longa e dura paragem por lesão.

Um jogo muito esperado nesta jornada e que era visto como muito importante na luta pelos lugares da fase de campeão era a receção dos Leões de Porto Salvo ao conjunto da Golpilheira. A vitória sorriu ao conjunto da Batalha, que com isto ainda mantem vivas as esperanças de alcançar essa mesma Zona de Campeão, tal como os Leões de Porto Salvo que ainda se mantém também nessa luta a 3 com os Lombos. Joana Vieira foi destaque com um hat-trick para as da casa, enquanto Ká bisou, Ema Toscano e Maria Beatriz marcaram, sendo o outro golo da autoria de Mati (LPS), que marcou na própria baliza.

Chegamos então por fim ao jogo da Figura desta Jornada 12. O Arneiros tinha uma espinhosa receção ao Sporting que juntamente com as líderes Benfica já tinham a passagem à próxima fase garantida, enquanto o conjunto de Torres Vedras ainda procurava tal feito. Para isso “bastava” às comandadas de Márcio Marcelino vencer a sua partida e esperar que os Leões de Porto Salvo não vencessem, algo que acabou mesmo por acontecer e com um nome novamente em destaque. Depois de um empate a 1 na primeira parte, fruto de golos de Brás e Morgado, a camisola numero 18 Filipa Penha, mais conhecida por Pipa no mundo do futsal veio do intervalo inspirada, bisou e garantiu a vitória por 3-1 da sua equipa, a primeira da história do clube frente ao Sporting, e com isto a tão desejada manutenção, algo que lhe valeu esta distinção de figura da Jornada 12 pela Zona Técnica e pela IMVISO Futsal.

Sem mais demoras deixamos então a entrevista da Zona Técnica (ZT) a Pipa (FP), a grande figura desta jornada:

ZT – Para começar, para os que não a conhecem tão bem, pode contar como apareceu o futsal na sua vida e de onde vem a alcunha Pipa?

FP - Desde que me lembro, a bola sempre teve um papel especial na minha vida. Era frequente ocupar os meus tempos livres a jogar na rua com os rapazes, pois nessa altura não existiam equipas femininas que pudesse integrar. O futsal aparece na minha vida aos 15 anos, quando surge um convite inesperado para fazer parte de uma equipa sénior de futsal feminino no Concelho de Óbidos.

Relativamente à minha alcunha há pouco a dizer, mas é engraçado pelo simples facto de ter sido eu a autenticar-me dessa forma. Desde que comecei a falar que me tratam por “Pipa” uma vez que não sabia dizer o meu nome e apresentava-me assim às pessoas.

 

ZT – Chegou esta temporada ao Arneiros e cedo deu nas vistas, mas esta jornada foi mesmo decisiva. Depois dum 1-1 ao intervalo bisou na segunda parte e deu os três pontos à sua equipa. O que sentiu em cada um dos seus 2 golos?

FP - É difícil especificar o que senti nos golos quando todo o jogo foi tão emotivo. Foi um jogo muito bem disputado por ambas as equipas, contudo nós entramos confiantes e nem o empate ao intervalo nos fez perder a determinação em atingir o nosso objetivo. Pessoalmente é sempre enriquecedor poder contribuir para a vitória da equipa. Foram dois golos importantes, que refletem o trabalho que tenho vindo a desenvolver e que me motivam a dar ainda mais de mim.

 

ZT – Esses dois golos acabam mesmo por marcar duplamente a história do Arneiros, não só porque venceram pela primeira vez na sua história o Sporting Clube de Portugal, como acabaram por no dia seguinte conquistar o acesso à fase de Apuramento de Campeão. O que significa para si fazer parte dessa história?

FP - Fazer parte desta história não poderia ser mais gratificante. Penso que qualquer jogadora que abrace um novo projeto, principalmente ao nível do Campeonato Nacional, tem como objetivo ser parte integrante do sucesso da sua equipa. Este jogo e esta vitória acabam por ser fundamentais naqueles que foram os objetivos traçados no início da época, por isso, é com muita alegria e satisfação pessoal que encaro o feito conseguido.

 

ZT – Alcançado agora esse principal objetivo da época que era a manutenção, estando na fase de campeão e ainda vivas na Taça de Portugal, quais os objetivos que o clube tem para o que resta da temporada?

FP - Nesta fase de Apuramento de Campeão e de integração na Taça de Portugal teremos de definir novos objetivos que passarão por atingir a melhor classificação possível e trabalhar para nos debatermos de igual para igual com as grandes equipas que iremos defrontar.

 

ZT – E no que aos objetivos pessoais diz respeito, a Pipa é a mulher golo da equipa, quer manter esse estatuto? O que tem planeado para si e que ainda pretende alcançar esta temporada?

 FP – Os meus objetivos pessoais são dar continuidade ao trabalho que tenho vindo a realizar e conseguir superar-me. Se esse trabalho resultar em golos e, consequentemente, em vitórias para a minha equipa, então certamente irei querer manter esse estatuto. Acima de tudo o que pretendo é que a minha equipa continue a surpreender nas competições onde estamos inseridas.

 

 

E para si, quem foi a grande figura desta jornada 12? Deixe a sua opinião nos comentários.


Vídeos
Dinis, o benjamim que recebeu o cartão branco por ter dito ao árbitro que não era penálti no dérbi
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard Futsal
Espanha vence Sérvia e assegura Mundial da Lituânia. A Sérvia segue para os Play-Off
Portugal vence Itália e garante lugar no Mundial 2020 da Lituânia
Espanha entra a vencer e bate França por 3-1
Rússia vence Croácia e garante presença no Campeonato do Mundo. Os Croatas seguem para o Play-Off
Finalização custa empate a Portugal
Itália vence Bielorrússia por 5-3
Croácia a um ponto do Mundial
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade