Portugal venceu a Bósnia e beneficiou da derrota da França e garantiu a passagem à ‘Main Round’ do Euro2020 de Andebol



A seleção portuguesa de Andebol venceu, este domingo, a Bósnia, por 27-24, em jogo da segunda jornada do grupo D da fase preliminar do Europeu de Andebol, que decorre na Noruega.

Com este resultado, os portugueses ficavam perto da Main Round do europeu. Como a Noruega venceu a França (26-28), os portugueses apuraram-se automaticamente para a próxima fase da competição.
Alfredo Quintana foi o melhor do encontro e Pedro Portela o melhor marcador.

Paulo Pereira: «Se calhar estamos a ser loucos, mas o céu é o limite»

Paulo Jorge Pereira, selecionador nacional de andebol, em declarações na conferência de imprensa após o triunfo de Portugal sobre a Bósnia.
«Sabíamos que a Bósnia era uma equipa lutadora e tentou fazer o melhor, mas demos uma boa resposta, num jogo com demasiados altos e baixos e intenso em termos emocionais.
Mantivemos o Fábio [Magalhães], que estava limitado, até faltarem 15 minutos para o fim. E acho que ele foi a chave do jogo.
Realçar a capacidade para aguentar os maus momentos e superar-nos pouco a pouco. Aprendemos a gerir os vários desníveis emocionais que acontecem no jogo, superar e vencer.
Estou muito orgulhoso dos meus jogadores e espero que possamos seguir em frente.»

[Está quase?]
«Neste momento fizemos a nossa parte e bem e já não depende de nós, depende da Noruega. Mas só depende da Noruega até terça, depois pode voltar a depender de nós. Vamos ver o que acontece e preparar o jogo dependendo do que acontecer. Ou para garantir o apuramento ou para passar em primeiro no grupo.»

[até onde vai a ambição de Portugal?]
«Quando vim para cá o nosso fisioterapeuta trazia muitas malas e eu perguntei-lhe para que era aquilo tudo. E ele disse-me: ‘professor, levo tape que dá até ao dia 25’. E é nisso que temos de pensar todos.
Tenho de ter atletas o mais frescos possível até ao fim da competição. Se estou a pensar na final? Porque não? Podemos estar a ser loucos ou demasiado ambiciosos, mas temos de pensar assim. Se passarmos esta fase o céu é o limite, porque estamos a jogar a um grande nível. Temos de ter esse pensamento para atingirmos objetivos importantes.
Para já, não sabemos se passamos à próxima fase. O próximo objetivo para nós é melhorar o sétimo lugar que foi o melhor até ao momento.»

[sobre o jogo com a Noruega]
«A jogar em casa, com todos aqueles adeptos e é o que tiver de ser. Vamos fazer o nosso papel até ao fim. Espero não ter de ganhar o jogo com a Noruega por muitos golos.»




Vídeos
Dinis, o benjamim que recebeu o cartão branco por ter dito ao árbitro que não era penálti no dérbi
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard Futsal
Espanha vence Sérvia e assegura Mundial da Lituânia. A Sérvia segue para os Play-Off
Portugal vence Itália e garante lugar no Mundial 2020 da Lituânia
Espanha entra a vencer e bate França por 3-1
Rússia vence Croácia e garante presença no Campeonato do Mundo. Os Croatas seguem para o Play-Off
Finalização custa empate a Portugal
Itália vence Bielorrússia por 5-3
Croácia a um ponto do Mundial
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade