Jorge Braz quer três vitórias na Ronda de Elite de futsal



O selecionador português de futsal, Jorge Braz, considera uma "obrigação" Portugal estar no Mundial2020 e aponta a um objetivo claro na Ronda de Elite de qualificação, vencer os três jogos, perante Bielorrússia, Finlândia e Itália.
"Temos a noção da dificuldade para garantir a qualificação. Cada vez mais essas dificuldades aumentam, mas sabemos muito bem o que queremos. Não é quase uma obrigação, é mesmo (uma obrigação). Mais até pelo desejo fortíssimo de todos em estar num grande palco como um Mundial, em que estamos habituados a estar nos últimos anos", disse Jorge Braz, em entrevista à agência Lusa.

Depois de ter passado a Ronda Principal com um percurso 100% vitorioso, frente a República Checa, Letónia e Alemanha, Portugal vai ser o anfitrião do grupo A da Ronda de Elite de qualificação para o Mundial2020, na Lituânia.
Na Póvoa de Varzim, a equipa das quinas vai ter pela frente Bielorrússia, Finlândia e Itália, sendo que o objetivo luso "é muito claro", segundo Jorge Braz.
"Vão ser três jogos dificílimos, queremos começar com três pontos, ter seis no segundo dia e nove no final. Não há dúvidas. Mentalmente sabemos muito bem o que temos de fazer: três jogos, nove pontos e qualificarmo-nos para o Mundial", vincou.

Mesmo com o estatuto de campeão europeu em título, Jorge Braz considera que Portugal tem de "acrescentar algo mais" ao seu trajeto: "O que fizemos foi fantástico, é histórico e algo de que nos orgulhamos, mas, para estarmos num Mundial e com as expectativas que nós sabemos bem quais são, temos de ir acrescentando algo mais ao que fizemos."
No grupo A da Ronda de Elite, a seleção nacional vai defrontar três adversários "distintos", mas que vão colocar "bastantes dificuldades", sendo que o último será a Itália, equipa que Jorge Braz coloca, "teoricamente, num nível acima" de Bielorrússia e Finlândia.

"A Itália continua com jogadores de top mundial, como o Merlim (jogador do Sporting) ou o (guarda-redes) Mamarellla, mudou de selecionador, reorganizou toda a estrutura, estão a querer construir um novo ciclo. Não vai é ser já. Que esperem um bocadinho", disse, entre sorrisos.
Contudo, salientou que a Bielorrússia, primeiro opositor da equipa lusa no Ronda de Elite, "tem evoluído imenso" e que "a Finlândia tem organização e um selecionador muito experiente".
Programa de jogos e qualificação

Portugal defronta a Bielorrússia na quinta-feira, a Finlândia na sexta-feira e a Itália no domingo, em jogos que serão realizados na Póvoa de Varzim.
Da Europa, apuram-se para o Mundial da Lituânia, que vai decorrer entre 12 de setembro e 4 de outubro, os primeiros classificados dos quatro grupos da Ronda de Elite, e os vencedores dos "play-offs" a disputar entre os quatro segundos classificados.
Portugal procura a sua sexta participação consecutiva num Mundial, depois das presenças em 2000 (Guatemala), 2004 (Taiwan), Brasil (2008), Tailândia (2012) e Colômbia (2016), sendo que o melhor resultado ocorreu precisamente na primeira participação, com um terceiro lugar na Guatemala.

Vídeos
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Joel Rocha: "porque é uma paixão, não é uma profissão... corre-me no sangue, corre-me nas veias"
Os melhores golos da Jornada 15 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 19 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade