Covid-19: Regresso do futsal complica-se com pico da epidemia previsto para maio



Retomar competição não é hipótese posta de parte, mas dificilmente haverá datas suficientes, escreve o jornal Record.

No artigo do pode ler-se que "O futsal está com a vida cada vez mais dificultada para regressar depois do fim da pandemia de Covid-19. O facto de o pico no nosso país estar agora previsto para maio veio complicar as programações que estavam a ser feitas pelos responsáveis, isto numa altura em que há seis jornadas por disputar na fase regular, além do playoff. Nessa fase final, há três eliminatórias: duas delas à melhor de três jogos e a final à melhor de cinco. Como se não bastasse, a final eight da Taça de Portugal ficou interrompida a meio, havendo ainda para disputar as meias-finais (Sporting-Leões Porto Salvo e Sp. Braga-Portimonense) e a consequente partida decisiva.

O elevado volume de jogos, aliado ao facto de não ser possível prever um regresso aos treinos e, depois, à competição, faz com que os clubes não consigam vislumbrar datas possíveis suficientes para encaixar todo o calendário. Considerando um período de algo como dez dias para uma mini pré-temporada, o cenário de reatamento da prática desportiva complicou-se com a notícia de que o pico da pandemia é apenas esperado em maio, isto numa prova que teve o seu último jogo, na temporada passada, a 16 de junho (ver apoio).

A situação está de tal forma instável que até os clubes mais fortes, que lutam pelo título, já equacionam pedir o cancelamento também pelo facto de ser cada vez mais difícil manter os jogadores estrangeiros em solo português. No caso de Benfica e Sporting, esses atletas representam uma larga fatia dos respetivos orçamentos, pelo que a suspensão definitiva da prova permitiria libertar esses mesmos jogadores e também poupar algumas verbas para fazer face ao efeito devastador do novo coronavírus no desporto.

Época passada acabou a 16 de junho

Para perceber quão difícil é terminar a temporada de futsal a tempo, basta ver que a época 2019/20 só teve o seu ponto final a... 16 de junho, isto num cenário normal, sem qualquer paragem. Foi essa a data do quinto do jogo da final do playoff entre Benfica e Sporting (com triunfo das águias) pelo que, se o desporto estiver parado durante todo o mês de maio, facilmente o futsal entraria em agosto."

Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade