Retorno ao treino e competição pós Covid-19 no Futsal | Webminar



Em meados de Março a pandemia da COVID-19 provocou um grande impacto no Futsal, com a cessação de todas as competições de formação e não profissionais.

Esta situação excecional, coloca grande incerteza aos Treinadores e Jogadores, gerando muitas dúvidas, por um lado sobre a forma como os jogadores se vão apresentar, e por outro sobre os ajustes a realizar no Período Preparatório da nova época desportiva de modo a colmatar as perdas do tempo de inatividade exagerado. Esta realidade de cerca de 4 a 5 meses de inatividade provoca de facto desafios a uma nova realidade para a modalidade.

Na literatura, encontramos apenas uma situação idêntica que aconteceu na Liga Nacional de Futebol Americano em 2011, onde existiu também um lockdown aproximadamente de 5 meses sem competição. O impacto desta condição provocou um aumento significativo do número de lesões no período preparatório em relação a anos anteriores. No futebol profissional, e no período pós-covid, verificaram-se na Bundesliga 29 lesões, sendo que 62% foram musculares.

Neste sentido, torna-se necessário perceber quais são as consequências do destreino a nível neuromuscular, cardiovascular, respiratório ou músculo-esquelético e a suas capacidades físicas correspondentes (Força e Potência, Resistência e Velocidade).

A partir deste ponto, iniciar a programação do período preparatório, levanta uma série de questões, que estão sujeitas às diferentes realidades dos clubes e são extremamente pertinentes: quantas semanas são possíveis realizar de pré-época, e quais poderiam ser as ideais? Que testes físicos podemos utilizar para aferir a condição físico dos jogadores? Que exemplo de um programa treino complementar podemos seguir? Ao nível de periodização de conteúdos e capacidades motoras no treino, o que será mais importante?



Estas e outras preocupações serão debatidas num Webminar a realizar no dia 13 de Julho pelas 21h30, através da plataforma Zoom, com a moderação do Prof. Bruno Travassos e com apresentação de João Nuno Ribeiro, aluno de doutoramento da UBI e treinador da ADFundão.

Esta iniciativa conta com o apoio da Zona Técnica Futsal Portugal. Poderá assistir à transmissão do Webinar no Facebook da Zona Técnica Futsal Portugal

Todos os interessados, podem inscrever-se através aqui



Vídeos
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade