Quando a Espanha reescreveu a história do futsal



A Espanha venceu o Mundial de Futsal da FIFA em 2000.

Vinte anos passaram desde o primeiro Mundial de futsal conquistado pela Espanha. La Roja derrotou o grande favorito, Brasil, por 4-3 na Guatemala 2000.

Javier Lozano, treinador dessa equipa, relembrou o feito
"Inúmeras adversidades superadas ao longo do caminho, uma final épica com retorno incluído, sabendo que mudaste a história para sempre... E mesmo assim, com o apito final do árbitro, Javier Lozano teve o sangue-frio de parar um momento e saborear o momento à sua maneira.
Os meninos estavam pulando e eu, depois de abraçar o meu adjunto, comecei a procurar e a fazer uma coleção de fotos mentais para gravá-las no meu cérebro. Naquele momento, não pensas no que conquistou, apenas tentas capturar emoções que ficarão lá por toda a vida. As pessoas, os meninos, o assistente técnico, os rivais... Fiquei muito sereno e queria levar tudo isso comigo ”.

Guatemala, 3 de dezembro de 2000. A Espanha tinha acabado de vencer a primeira de dois Mundiais de futsal: estava quebrando a hegemonia brasileira - a Seleção vencera as três anteriores - e também vingança da final perdida em casa quatro anos antes.

Javier Lozano, técnico da Espanha | O triunfo que mudou o desporto espanhol
Lozano é claro sobre a importância do Mundial de 2000. “A mentalidade do futsal espanhol mudou. Venceu o Brasil, que era um mito, algo inatingível, pé no chão. E a partir daí, enfrentamo-nos cerca de 6 vezes em 4 anos e vencemos 5. Além disso, mandamos uma mensagem para o mundo: existe um modelo espanhol. A referência internacional deixou de ser o Brasil e o mundo passou a encher-se de técnicos espanhóis ”.

Até o campo do futsal foi transcendido. O reconhecimento no país foi unânime. “Tivemos uma cobertura mediática inédita, pois naquela época os desportos coletivos não alcançavam grandes conquistas. Depois de nós ganharam andebol, basquete... e depois o futebol. Fomos os primeiros”.

Seleção espanhola que conquistou o Mundial de Futsal da FIFA em 2000
Três momentos para definir um feito
O caminho para o título não foi exatamente fácil. Custou muito. “Foi um mestrado em resiliência e gestão de recursos humanos. E fiz doutorado”, garante com um sorriso. Para Lozano, três momentos de situações marcaram a conquista do Mundial.

I. Pele dura diante das críticas:
A concentração para se preparar para o torneio ocorreu num ambiente rarefeito. “Quando eu dei a lista, deixei de fora Javier Lorente, um dos jogadores com mais peso e história na equipa, e todos os dias havia críticas ... O tempo em que nos estávamos a preparar em Espanha foi insuportável. Suportar isso e não desgastar o grupo foi o primeiro triunfo”. Com a chegada à Guatemala, sede do torneio, o clima relaxou. Primeiro obstáculo superado.

II. Jesus Clavería, o herói inesperada
“No aquecimento do primeiro jogo da segunda fase, o segundo guarda-redes partiu o dedo e durante o jogo o titular, Luís Amado, também se lesionou. Ficamos apenas com o terceiro, Jesús Clavería, que havíamos trazido para homenageá-lo e que se reformou após um grande torneio. Aquela noite no hotel foi muito dramática. A equipa afundou, porque pensaram que estávamos a adormecer”.

Lozano mostrou então o seu lado mais motivador. “Encontrei-me a sós com os jogadores e tivemos uma conversa extremamente emocionante. Toda a gente estava a chorar. Ele tinha que encontrar algo em que eles pudessem agarrar-se. Quando aquela conversa acabou, todos trocaram as suas lágrimas de dor por raiva e juntaram-se gritando e nós viramos a história”.

Clavería, chave com as suas defesas na grande final, foi o grande herói da equipa. “Ele deu uma lição de vida”, resume Lozano. "Em vez de reclamar, ele estava preparado para quando surgisse a oportunidade."

III. Junte-se às motivações
Assim que a passagem para a final foi reservada, Lozano puxou um último trunfo da na manga para enfrentar o todo-poderoso Brasil. “A conversa na véspera da final foi fundamental. Estávamos a perguntar a todos a todos por que queriam vencer. Cada um tinha o seu motivo e conseguimos conectar os interesses individuais com os interesses do grupo. Saímos de lá e lembro que me chamaram para uma entrevista e eu disse "vamos ganhar". E eu disse totalmente convencido, porque vi que a equipa queria vencer. Por isso conduzi o jogo com tanta calma ”.

O pensamento final
E assim chegamos ao capítulo final desta história. A grande final contra o Brasil. "Eles tinham a melhor equipa da história", diz Lozano. Mas o treinador espanhol estudou-os bem e traçou um plano que não deixou nada ao acaso, nem mesmo como agir se estivessem a perder. No segundo tempo, o Brasil ganhou 3-2. "Achamos que, se continuássemos com a bola, eles ficariam nervosos e causariam faltas". 
assim foi. “O roteiro saiu como o de Spielberg”, ele ri. "Vencemos" Definido nos momentos finais, o duelo foi 4-3 para a Espanha.

Quatro anos depois, novamente com Lozano no comando, La Roja conquistaria o seu segundo título mundial. Mas nada se compara àquela primeira vez. “O primeiro beijo nunca é esquecido, então ao longo da vida podem ser muitos, mas o primeiro fica gravado”, resume o técnico.

Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade