Preparação dos árbitros para o Mundial de Futsal FIFA 2021



'Projeto Road to Lituânia' oficialmente lançado

A FIFA lançou pela primeira vez um projeto de preparação de árbitros de futsal para um Mundial. 76 candidatos potenciais começaram sua preparação. As nomeações finais para o Mundial de Futsal da FIFA serão feitas em agosto de 2021.

O Caminho para a Lituânia 2021 tornou-se uma realidade graças à visão e ao compromisso do presidente do Comitê de Arbitragem da FIFA, Pierluigi Collina, e do Diretor de Arbitragem da FIFA, Massimo Busacca. A sua liderança capacitou um grupo de especialistas em arbitragem de Futsal (um de cada Confederação) para desenvolver um plano estratégico para desenvolver, treinar e preparar as melhores perspetivas da arbitragem de Futsal para a oportunidade de trabalhar o auge do desporto - o Mundial FIFA.

Há mais de um ano, este grupo de especialistas iniciou o processo reformulando as Leis do Jogo do Futsal para torná-las mais amigáveis ​​para jogadores e árbitros. Por isso, é importante sublinhar que um grupo competente de especialistas de futsal (treinadores e jogadores) também esteve envolvido neste processo. Essa reescrita resultou em horas e horas de reuniões e análises de situações de jogo para que houvesse uma interpretação uniforme e consistente das Leis do Futsal.

A parte final do 'Caminho para a Lituânia 2021' foi a contratação de 76 candidatos a árbitros de Futsal da FIFA (10 mulheres e 66 homens) de 52 países diferentes e de todas as confederações. Apesar dos obstáculos apresentados pela pandemia COVID-19, a FIFA tem conseguido oferecer cursos virtuais aos candidatos a árbitros de várias confederações com o objetivo de garantir a aplicação correta e consistente das Leis. Usando um extenso catálogo de videoclipes, os instrutores especialistas iniciaram o processo de fornecer aos árbitros candidatos o treino e as informações mais atualizadas, garantindo assim que eles se sobressaiam caso sejam chamados a arbitrar na Lituânia ainda este ano . Numerosos e extensos cursos (virtuais e presenciais) estão programados para os meses que antecedem o Mundial  de Futsal da FIFA Lituânia 2021. O objetivo: garantir que os árbitros selecionados estejam perfeitamente preparados e forneçam atuações de elite no palco mundial.

“O Caminho para a Lituânia 2021 é a primeira vez na preparação dos melhores árbitros de Futsal da FIFA e elogia o foco da FIFA em fornecer árbitros da mais alta qualidade para sua competição de Futsal de ponta”, disse Brian Hall, membro do Comitê de Arbitragem da FIFA que supervisiona o Futsal. “Isso destaca o compromisso da FIFA em fornecer apenas os melhores árbitros para o Mundial de Futsal. Todos os esforços estão a ser feitos para envolver o grupo de candidatos a árbitros quase nove meses antes da primeira partida. À medida que os árbitros iniciam a sua jornada no Caminho para a Lituânia, enfrentam desafios físicos e mentais e precisam conquistar o direito de pisar o campo na Lituânia. O objetivo é alcançar uniformidade e consistência na forma de arbitrar os jogos e na tomada de decisões ”, sublinha Hall.

Em agosto, serão selecionados 38 árbitros. Esses árbitros arbitrarão os jogos da competição de Futsal mais importante do mundo. O Mundial de Futsal da FIFA Lituânia 2021 será disputada de 12 de setembro a 3 de outubro de 2021 nas cidades de Kaunas, Klaipeda e Vilnius.

Vídeos
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade