Edu é o rosto da juventude e Vítor Hugo garante experiência



Edu, eleito recentemente como o quinto melhor guarda-redes do Mundo nos “Futsal Awards”, foi titular no primeiro encontro diante da Polónia e Vítor Hugo, um dos campeões da Europa em 2018, foi o primeiro guarda-redes a entrar em ação no encontro de Lodz.

A luta por um lugar pela baliza tem sido intensa, mas salutar, conforme explicaram os dois guardiões em declarações ao site da Federação Portuguesa de Futebol.

O guarda-redes de 38 anos do SC Braga/AAUM, Vítor Hugo estreou-se ao serviço da Seleção em janeiro de 2007, aos 26 anos, e o fpf.pt desafiou-o a falar sobre este trajeto.

“Foi um trajeto gratificante. Desde 2007 que pertenço a esta família. Nestes últimos anos tenho sido mais regular. No início não o era tanto, mas acho que posso dizer que tem sido percurso muito positivo e que o futuro está entregue. Temos o Edu e temos mais dois ou três [guarda-redes] aí a aparecer com muita qualidade.”

Com 65 internacionalizações, Vítor Hugo diz que a sua saída da Seleção será algo natural e não anunciado.

“Se me convocarem eu venho sempre. Não tenho uma meta para dizer que vou acabar. Quando vir que não consigo mais e que o meu corpo não responde, vou parar.”

Habituado a estas qualificações e a fases finais, o guardião considera que a união em torno de um objetivo claro é o mais importante para estes dois jogos diante da República Checa, desvalorizando o facto de Portugal jogar as duas partidas em campo neutro.

“Temos de fazer o que temos feito até aqui. Unirmo-nos em prol do objetivo que é conquistar os seis pontos nestes dois jogos. Sabemos das dificuldades que nos vão impor, mas nós somos Portugal, os campeões da Europa e vamos lá para mostrar isso mesmo. Como é lógico, gostávamos de jogar em casa, mas agora também não temos público e acaba por ser como eram as outras qualificações – íamos para um país e jogávamos três jogos em quatro dias. Não vai afetar em nada o nosso rendimento.”

Sobre a integração de Edu, o guardião que alinha no clube espanhol Viña Alabi Valdepeñas, Vítor Hugo
 
“É bom [ter jogadores mais jovens a integrar-se]. É sinal que as coisas estão a evoluir e a correr bem. Já conhecia o Edu há alguns meses da liga espanhola e acho que o trabalho que tem vindo a realizar lá é muito bom. É sempre bom termos um português também a mandar, entre aspas, na liga espanhola.”

Edu diz que a integração na Seleção tem sido boa e que no caso particular de Vítor Hugo a sua boa disposição e o facto de der brincalhão também ajuda.  

“Ele faz com que a família esteja mais unida e ajuda muito. Ajudou-me quando cá cheguei. Ajudou-me a entrar no grupo e vou ser-lhe sempre agradecido por isso.

Com 24 anos, soma cinco jogos por Portugal e cumpriu a sua primeira internacionalização em dezembro de 2019, em França. Espera poder atingir os números de Vítor Hugo.

“Aos poucos, já estou mais confortável e mais entrosado nesta família. No início era complicado, porque já toda a gente se conhecia. Jogam na mesma liga e eu vinha de fora e ninguém me conhecia. Se calhar só o Ricardinho me conhecia da liga espanhola. Mas estou cada vez mais integrado com esta família e com vontade de continuar a trabalhar para vir à Seleção, ganhar experiência e chegar às 65 internacionalizações do Vítor [Hugo].”



Vítor Hugo não esconde que a integração de Edu foi boa. “Os novos jogadores integram-se sempre bem, porque nós somos uma família que sabe acolher bem e acho que não houve problema com ele.”

Na receção à Polónia, em Mafra, Edu entrou pela primeira vez no cinco inicial e não escondeu que se tratou de um momento especial.

“Toda a gente gosta de jogar e ao fazer o primeiro jogo a titular pela Seleção, sente-se sempre um bocadinho de nervos, mas logo no primeiro minuto isso sai e queres é ganhar e ajudar a Seleção.”

Sobre os próximos jogos, Edu não espera facilidades.

“Sabemos vão ser dois jogos muito complicados, diante de uma Seleção muito forte. Sabem fazer bem as coisas, são fortes estrategicamente e a defender. São muito bem organizados. Vão ser jogos muito complicados, mas temos que olhar para nós e fazer o nosso jogo. Somos campeões da Europa e temos de trazer os seis pontos.”

Vídeos
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade