As contas da Manutenção



Faltam três Jornadas para o fim desta fase de Manutenção/Descida e contamos já com duas equipas com a manutenção garantida, e com duas descidas para a 2ª divisão confirmadas. Resta agora saber qual o futuro das 4 equipas e são essas contas que lhe trazemos hoje.

 

» Sporting e Águias de Santa Marta ficam na Primeira

O Sporting já tinha garantido esta manutenção na 9ª Jornada quando garantiram uma diferença de 17 pontos para o 5º classificado com apenas 5 jogos em falta, logo 15 pontos em disputa. O conjunto verde e branco depois de falhar o objetivo de disputar o apuramento de campeão tem feito uma fase de manutenção bastante tranquila, com 9 vitórias, 2 empates, 57 golos marcados e 12 sofridos, sendo o melhor ataque e a melhor defesa, para além de terem também a goleadora desta fase de Manutenção, Ana Alves com 16 golos.

Já as Águias de Santa Marta garantiram na passada jornada com um empate contra o Golpilheira. Com 21 pontos, mais 9 que os quinto e sexto lugares e com vantagem no confronto direto para com as duas equipas.

 A Zona Técnica procurou mesmo confirmar se estava totalmente garantido matematicamente essa manutenção, uma vez que perdendo todos os jogos e com uma dessas duas equipas a vencer todas ficando iguais a 21 pontos, havia a hipótese do Golpilheira vencendo apenas 1 partida ficar um empate a 21 pontos de 3 equipas e isso mudaria os critérios, mas nem com esse descalabro de todo improvável das 3 derrotas das Águias de Santa Marta elas desciam, porque em ambas as ligas a 3 ficariam num dos dois primeiros lugares como pode ver de seguida.

Caso o empate fosse com o Póvoa Futsal, seria sempre o conjunto de Varzim a descer, e caso o empate fosse com o Povoense, a jornada entre o Povoense e o Golpilheira é que iria decidir quem descia pois ficariam todas as equipas empatadas a 5 pontos, mas as Águias de Santa Marta seriam sempre uma das duas equipas com melhor Diferença de Golos como pode ver de seguida:

 

 

» GD Chaves a um ponto, ou nem isso

O Grupo Desportivo de Chaves tem os mesmos 21 pontos que as Águias de Santa Marta, mas não tem ainda a manutenção garantida.

Isto porque caso perca os 3 jogos e caso o Povoa vença as 3 partida, o conjunto flaviense ficaria com os mesmos pontos que as Poveiras e perdia no confronto direto uma vez que empataram na primeira volta e iriam perder na segunda.

Ainda assim as Valentes Trasmontanas precisam apenas de 1 pontos nos próximos três jogos onde primeiro defrontam precisamente o Povoa Futsal e depois têm confrontos com o Sporting e as Águias de Santa Marta, as duas equipas com a manutenção já garantida.

Mas a verdade é que caso o Povoense até vença o Golpilheira na próxima jornada, o Chaves pode mesmo perder por 1 ou 2 golos de diferença contra o Povoa Futsal e com isso garante desde logo a manutenção.

Isto porque mais uma vez surgiria a hipótese de haver 2 empates a 21 pontos, ou com Golpilheira e Povoense ou com Golpilheira e Povoa Futsal, e se no empate a 21 pontos com Golpilheira e Povoense o Chaves seria sempre uma das duas primeiras equipas e neste caso descia o Golpilheira, no outro possível empate a 3, caso o Chaves perdesse por no máximo dois golos de diferença, sabia que na ultima jornada com uma derrota do Golpilheira para o Povoa que daria uma igualdade a 3 novamente, a diferença de golos do conjunto da Batalha ia baixar e desciam mais uma vez nesse possível empate.

Ainda assim, para dependerem apenas de si o Chaves precisará mesmo só de empatar uma partida, mas deixamos de seguida as tabelas com os pontos e golos neste momento dos dois possíveis empates de 3 equipas a 21 do GD Chaves:



 

» Golpilheira com margem, mas com contas complicadas

Como já vimos no que foi escrito acima, caso o Golpilheira vença apenas uma partida até ao fim do campeonato e se origine um hipotético empate a 3, a única hipótese de se manterem será com um empate a 3 com Golpilheira e Povoa e com uma goleada do Povoa sobre o Golpilheira na próxima jornada.

A margem para a zona de descida é de 6 pontos com apenas 9 em disputa, o problema é que dos 9 em disputa, 6 vão ser precisamente contra essas duas equipas que estão na 5ª e 6ª posição e que precisarão de vencer os 3 encontros para essa luta, ou de esperar que o Golpilheira não vença nenhum.

Com jogos contra Povoense, Venda da Luísa e Povoa Futsal, o Golpilheira sabe que com 4 pontos garante desde logo a manutenção, mas pode até conseguir essa proeza já na próxima jornada caso consiga vencer o jogo contra o Povoense e caso o Chaves não perca com o Povoa Futsal. Assim sendo é muito difícil fazer previsões porque nos 3 jogos que faltam não poderá haver qualquer erro das 4 equipas ainda em disputa por um lugar, porque pode ditar ou que fique tudo decidido a duas jornadas do fim, ou uma disputa até aos últimos segundos da última jornada.

 

» Povoense e Póvoa Futsal não podem escorregar

Com 12 pontos na tabela classificativa, a 6 do 4º lugar e a 9 do 3º, estas duas equipas sabem que não podem escorregar para procurarem a manutenção e sabem que na melhor das hipóteses uma das duas se pode manter, sendo já impossível a manutenção de ambas, isto porque na penúltima jornada têm um confronto entre os dois conjuntos que impede assim que tanto o Povoa como o Povoense consigam simultaneamente os 9 pontos em falta.

Como dito anteriormente podem ficar já ambas descidas na próxima jornada, mas caso não o fiquem, será certamente uma luta até ao fim e com fortes probabilidades de criarem alguma surpresa.

Ainda assim, com o jogo entre ambas e ainda com as duas a defrontarem o Golpilheira, sendo que no caso do Povoa os 3 jogos são até contra as restantes 3 equipas a precisarem de pontos e no caso do Povoense existe para além desses 2 jogos um confronto contra o Sporting que não se prevê fácil, tornam esse caminho para a manutenção muito mais difícil, mas não impossível.

 

» Venda da Luísa e Lusitânia de Lourosa com descida garantida

Esta jornada 11 confirmou matematicamente a descida do Venda da Luísa, que se junta ao Lusitânia de Lourosa como a segunda baixa na elite do futsal feminino português.

O Lusitânia de Lourosa que voltou a perder nesta jornada e mantem assim os mesmos 3 pontos conquistados contra o Povoense está a 15 dos lugares de manutenção com apenas 9 em disputa e o Venda da Luísa que mesmo com uma situação bastante difícil tinha ainda uma remota possibilidade de manutenção, sofreu uma goleada contra o Sporting que garantiu assim desde logo a sua descida para a 2ª Divisão de Futsal Feminino.

Resta agora saber quem serão as outras duas equipas que irão acompanhar estes dois conjuntos nas históricas descidas que pela primeira vez se realizam para uma outra divisão nacional em vez de ser para os respetivos distritais.


© Fotos: Sporting Clube de Portugal, Federação Portuguesa de Futebol, Grupo Desportivo de Chaves, Flávio Leandro - Fotografia, União Atlético Povoense, Póvoa Futsal Clube/Varzim Sport Club 



Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade