CDRC Tebosa sobe à Primeira Divisão

Desta vez não morreu na praia. O Tebosa garantiu esta quinta-feira a subida à primeira divisão de futsal feminino, sendo assim a 14ª e última equipa a garantir a sua vaga, depois das 12 manutenções e do Futsal Feijó já ter garantido a subida a sul.
Naquela que era a penúltima jornada da 2ª Divisão, o Tebosa seguia como líder depois de ter ultrapassado o Maia Futsal na jornada anterior, mas sabia que dificilmente conseguiria esta subida na jornada 9. Isto porque se o Tebosa estava obrigado a vencer um Guarda 2000 a precisar de pontos para a manutenção, o seu perseguidor Maia Futsal defrontava um Macedense já descido e que com 8 jornadas não tinha conseguido qualquer ponto.
O Tebosa fez o seu papel e venceu pela margem mínima na deslocação à Guarda, um resultado que desde logo ditou a descida da equipa da casa, e que veio também a confirmar a subida de divisão uma vez que o conjunto de Macedo de Cavaleiros conseguiu o primeiro ponto da prova com um surpreendente em casa do Maia Futsal e com isso ditou a subida do Tebosa.
Depois de vários anos a morrer na praia, com especial destaque para a temporada 2017/18 onde acabou com os mesmos 12 pontos do Ourentã e do Lusitânia de Lourosa, terminando na segunda posição do grupo pela diferença de golos. Desta feita essa subida não fugiu, valendo para esta vitória os golos de Bruna e de Mafalda que colocam então o Tebosa na primeira divisão, sendo que vão ainda esta temporada lutar pela conquista da 2ª Divisão contra o Futsal Feijó.
Nesta mesma jornada a Norte o EDC Gondomar que esteve na luta pela subida durante varias jornadas, mas que com esta derrota contra a Académica fica assim já na 4ª posição, apenas acima das despromovidas Guarda 2000 e GD Macedense.
Olhando para Sul onde temos já o Futsal Feijó com a promoção garantida e o Santa Clara despromovido, vamos mesmo ter de esperar pela ultima jornada para saber quem será a outra equipa a cair para os distritais.
Isto porque nesta jornada todas as equipas empataram os respetivos jogos, sendo que a CB Leiria segue com 9 pontos em zona de despromoção, a 3 pontos do Carnide, mas com vantagem no confronto direto, algo que faz com que caso o Carnide perca contra o Internacional, e a CB Leiria vença o Paulenses, seja o Carnide a voltar ao distrital. Qualquer resultado que fuja a isto deixa o Carnide na 2ª Divisão e a CB Leiria regressa ao distrital.
Esta é então uma jornada que fica marcada pela despromoção da Guarda 2000 e pela manutenção de EDC Gondomar, Internacional SC e CF Os Paulenses, isto para além daquele que foi então o principal destaque desta jornada, a subida do CDRC Tebosa a quem a Zona Técnica aproveita para parabenizar pelo feito alcançado.
Para finalizar deixamos também esta curiosidade da promoção do Tebosa colocar a AF Braga como a segunda associação com mais equipas na 1ª Divisão Feminina com 3 representantes (Nun’Álvares, Vermoim e Tebosa), apenas ultrapassado pelas 5 de Lisboa (Benfica, Arneiros, Quinta dos Lombos, Leões de Porto Salvo e Sporting), sendo os restantes representantes das associações de Viana do Castelo (Santa Luzia), Vila Real (GD Chaves), Porto (Águias Sta Marta), Aveiro (Novasemente), Leiria (Golpilheira) e Setúbal (Futsal Feijó).