Jesús Velasco, novo treinador do futsal do Barça até 2023



O técnico do Toledo, de 54 anos, assina duas temporadas pelo clube deixando o ACCS e fará dupla com Sergi Altisent, até o momento técnico de base e que será o seu adjunto.

Velasco chega ao banco do Barça depois de uma longa história de sucesso na Itália, Espanha e França. Formou-se no INEF e nasceu em Toledo em 2 de janeiro de 1967. Depois de uma primeira etapa em Espanha, onde se estreou como primeiro técnico em 1996 dirigindo o Talavera, desembarcou em Itália em 1998 e ganhou seis scudettos e quatro Copas dirigindo Torino, no Prato, e no Luparense.

14 títulos em sete temporadas no Movistar Inter
Depois de um período de sucesso na Itália, retornou a Espanha para liderar o ambicioso projeto do Caja Segovia entre 2009 e 2012. Lá conheceu Lozano e Esquerdinha, com quem se encontrará novamente no Barça.

Foi a etapa anterior à sua contratação pela Movistar Inter, onde fez história entre 2012 e 2019, com 14 títulos em sete temporadas: duas Champions League, cinco ligas consecutivas, três Copas da Espanha, uma King's Cup e três Super Cups. Também conquistou o título de melhor treinador do mundo cinco vezes consecutivas, dirigindo o Movistar Inter.

 
Campeão da liga na Itália, Espanha e França

Na temporada 2020/21 assinou pelo francês ACCS. Na França, Velasco também conquistou o campeonato e alcançou uma classificação histórica para a fase eliminatória da Liga dos Campeões, onde a equipa francesa perdeu para o Barça no Palau.
“É um grande desafio”

Velasco assina pelo Barça por duas temporadas, até junho de 2023, e fará dupla com o técnico Sergi Altisent, que será o seu adjunto.
 
Para Velasco, a sua contratação pelo Barça é "um grande desafio". “É um clube enorme e é importante saber bem como tudo funciona para se localizar e saber onde você está para focar o trabalho na direção certa, alinhado com o projeto que está se iniciando”, afirma o treinador.
 
"Tenho uma filosofia de jogo clara, uma metodologia muito definida e é uma sorte e uma vantagem ter trabalhado com vários dos jogadores que vou encontrar no Barça", admite Velasco.
 
“O meu objetivo é conseguir o melhor rendimento de cada um dos jogadores e fazer uma equipa que esteja a dominar, é muito bom que tenham conquistado o campeonato porque é um contributo positivo e temos de tentar aproveitar esta inércia para continuar vencendo ", diz Velasco.
 
“Nenhum treinador pode prometer títulos, o que posso prometer é o máximo envolvimento com o projeto que o Clube propõe e todos trabalham juntos para alcançar o objetivo final, que é vencer”, explica nas suas primeiras palavras como treinador do Barça ao Clube Media.



Vídeos
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade