Futsal Formação - 75% das equipas gostam de jogar apenas 21 jogos numa época inteira? Por João Tiago Araújo



O Comunicado Oficial n.º 90 da FPF, publicado esta semana, torna definitiva a calendarização que estava prevista e proposta para os Campeonatos Nacionais Sub'19, Sub'17 e Sub'15. Ficamos todos, agentes da modalidade, sem saber o atual estado das coisas. As consultas públicas sobre os formatos competitivos, como correram? Os clubes expuseram as suas ideias? A FPF ouviu os clubes? As Associações fizeram-se ouvir? Os treinadores (que me parece que são sempre os mais atentos) contribuíram com ideias ou alternativas? Os jogadores de 75% das equipas gostam de jogar 21 jogos numa época inteira? Parece que ninguém quer saber. Ninguém.

Não sei se muita gente já se deu ao trabalho de comparar os campeonatos de futebol jovens com os de futsal. Mas podemos dar uma vista de olhos nas duas calendarizações propostas. Não bastava as autarquias de há uns anos a esta parte andarem a alcatifar e a colocar relva sintética em todos os ringues (onde proliferam depois as escolinhas de futebol, que tiram praticamente todos os miúdos... ao futsal), podemos também ver facilmente que a atenção dada pela FPF ao futsal jovem não é a mesma que dá ao futebol jovem.

- Número de jogos
Começando pelo número de jogos, se considerarmos apenas as fases regulares, vemos que todas as equipas no futebol fazem pelo menos 32 jogos por época. Os Juniores fazem 36, os Juniores de 2.ª Divisão Nacional realizam 32. No futsal, o mesmo escalão tem 21 momentos competitivos ao longo da época (nem a dois terços dos jogos chega).

As equipas de Sub'17 e Sub'15 fazem 25 jogos das fases regulares mais 10 nos apuramentos de campeão. 35 jogos. No futsal, uma equipa que seja campeã nacional faz entre 25 e 27 jogos. Mas 75% das equipas, relembro, fazem apenas 21 jogos.

- Período competitivo
Se olharmos para as datas de início, o cenário parece-nos ainda pior. Ainda mais em escalões que estiveram 15 meses sem competir ou até mesmo treinar.
O futebol jovem começa este fim-de-semana, a 7 de Agosto. O futsal tem data prevista de início para 31 de Outubro, quase daqui a 3 meses. Para se perceber melhor a diferença, quando o futsal começar, os Nacionais de Sub'19 e Sub'17 de futebol já levam 11 jornadas. O futsal só chegará ao 11.º jogo a 31 de Janeiro (!!!), quando a época for a meio.
Quanto ao término das épocas, o futebol termina para metade das suas equipas de Sub'17 e Sub'15 a 13 de Março. O futsal termina, para 75% das equipas, um mês depois, a 10 de Abril. Para voltar a começar quase 7 meses depois, ver outra vez o futebol a começar 3 meses antes e assim sucessivamente... Dá a ideia que o futebol tem campeonatos a sério e o futsal tem campeonatos de faz de conta, só para entreter aqueles tolinhos da bola pesada.

- Posição dos clubes de futsal  
E nós, futsal, também não fazemos quase nada pelo futsal... Os clubes de futsal deviam começar já a preocupar-se e a mobilizarem esforços contra esta disparidade de tratamento, mas estranhamente ninguém fala nestes assuntos e poucos parecem preocupados. O futsal jovem anda, aos poucos, a seguir o rumo que o futsal feminino começou há 10 anos atrás. E vejam lá como o futsal feminino está (reduzido a 4 ou 5 equipas por Associação).

Para o parente pobre, que até é campeão europeu em título de seleções e clubes, são cada vez menos atletas para a grande maioria dos clubes; para o parente rico, há cada vez mais equipas B, C, Sub'10 A e Sub'10 B, etc. Não há reuniões com as associações, com a Federação ou medidas para dar a volta a isto. Não façamos nada, que isto não vai estar nada bem no prazo de 2 ou 3 anos.

- Outras provas e outras modalidades
O novo Campeonato Nacional da 3.ª Divisão também vai ter apenas 20 jogos, divididos por duas fases de 10 partidas - tal como acontece com o Campeonato Nacional da 2.ª Divisão Feminina. Se olharmos para outras modalidades, o Futebol tem até 36 jogos por época, os escalões jovens de Andebol jogam entre 32 e 36 jogos, número idêntico ao que jogam os jovens no Basquetebol e no Hóquei em Patins. Atendendo a que um ano civil tem 53 semanas e uma época desportiva normal tem aproximadamente 40 semanas “úteis”, não vejo que sentido faz haver tantos jovens no futsal, num patamar de Campeonato Nacional, a competirem oficialmente em praticamente metade deste período.

João Tiago Araújo




Vídeos
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Joel Rocha: "porque é uma paixão, não é uma profissão... corre-me no sangue, corre-me nas veias"
Os melhores golos da Jornada 15 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 19 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade