Realiza-se hoje, o sorteio da qualificação para Futsal EURO de Sub-19.



O sorteio da fase preliminar e principal, tem transmissão em directo às 14h00 de 30 de Agosto, define o caminho rumo à fase final de 2022.

 

No total, participam 34 equipas, com 33 a lutarem para se juntarem à anfitriã Espanha na fase final em Jaén, agendada para entre 3 e 10 de Setembro de 2022. A Espanha venceu a primeira edição, em Riga, em 2019. Quem espera alcançar a fase final a oito equipas é a Croácia, finalista vencida nessa edição, Portugal e Polónia, que foram semifinalistas, bem como Rússia, Ucrânia, Holanda e Letónia, que disputaram a fase de grupos. Estónia, Gibraltar e País de Gales estreiam-se na prova.

 

Como funciona o sorteio

A anfitriã Espanha está automaticamente apurada para a fase final.

Dos restantes 33 participantes, os sete países pior classificados segundo o "ranking" de coeficiente (com base nos resultados da edição inaugural) começam na fase preliminar, em Novembro.

Os sete participantes na ronda preliminar competirão por duas vagas, juntamente com as 26 equipas que entram em prova na ronda principal, em Março, que vai definir os sete apurados para a fase final, ao lado da Espanha.

Ambas as rondas serão disputadas no formato de mini-torneio, num só local, com os vencedores dos grupos apurando-se para a fase seguinte.

Final de 2019: Croácia 1-6 Espanha

Ronda preliminar (2–7 de Novembro de 2021)

As equipas serão divididas em três potes (dois nas posições 1 e 2, e os outros três nas posições 3 ou 4), com base no seu coeficiente, e sorteados de acordo com isso. O Grupo A conterá quatro equipas e o Grupo B terá três.

San Marino (posição 2) e Gibraltar (posição 3 ou 4) foram pré-designados como anfitriões do mini-torneio e serão sorteados de um Pote 1 separado ao mesmo tempo que mantêm o estatuto. Se Gibraltar for sorteado no Grupo A, ocupará a posição 4; se estiver no Grupo B, ocupará a posição 3.

O próximo pote a ser sorteado será o Pote 2, contendo as restantes equipas do escalão mais baixo: Estónia e País de Gales. Se Gibraltar estiver no Grupo A, a primeira equipa sorteada será colocada na posição 3 do Grupo A e a outra na posição 3 do Grupo B. Se Gibraltar estiver no Grupo B, tanto Estónia como País de Gales estarão no Grupo A, com o sorteio a determinar qual ocupa a posição 3 ou 4.

O Pote 3 conterá apenas uma equipa: Montenegro. Será colocado na posição 2 ou em qualquer grupo no qual San Marino não esteja inserido.

O Pote 4 conterá Macedónia do Norte e Andorra, que serão colocados na posição 1, com a primeira a ser sorteada e integrar o Grupo A.

Quaisquer outras restrições serão confirmadas antes do sorteio.

 

 

Potes

Pote 1: anfitriões

San Marino (posição 2)

Gibraltar (4 ou 3)

 

Pote 2: posição 4 ou 3

Estónia

País de Gales

 

Pote 3: posição 2

Montenegro

 

Pote 4: posição 1

Macedónia do Norte

Andorra

 

Ronda principal (15–20 de Março de 2022)

Serão formados sete grupos de quatro equipas: os sete vencedores dos grupos juntam-se à anfitriã Espanha na fase final em Jaén, entre 3 e 10 de Setembro de 2022.

As equipas serão divididas em quatro potes de acordo com o seu coeficiente: os dois vencedores da ronda preliminar vão juntar-se aos países classificados entre o 23º e o 24º lugar na posição 4.

Croácia, Portugal, Ucrânia, Turquia, Roménia, Finlândia e Sérvia foram pré-designados como anfitriões do mini-torneio e serão sorteados do Pote 1 ao mesmo tempo que mantêm o seu estatuto.

As restantes equipas serão sorteadas consoante o seu estatuto dos Potes 2 a 5 de forma semelhante à ronda preliminar, preenchendo as vagas para as respectivas posições em cada grupo.

Quaisquer outras restrições serão confirmadas antes do sorteio.

 

Potes

Meia-final de 2019: Croácia elimina Portugal nos penáltis

Pote 1: anfitriões

Croácia (posição 1)

Portugal (1)

Ucrânia (1)

Turquia (2)

Roménia (3)

Finlândia (3)

Sérvia (4)

 

Pote 2: posição 4

Grécia

Geórgia

Cazaquistão

Azerbaijão

Vencedor do Grupo A da ronda preliminar 

Vencedor do Grupo B da ronda preliminar 

 

Pote 3: posição 3

Letónia

Chipre

Itália

Hungria

República da Moldávia

 

Pote 4: posição 2

Bélgica

França

Eslováquia

Bósnia e Herzegovina

República Checa

Bielorrússia

 

Pote 5: posição 1

Polónia

Rússia

Países Baixos

Eslovénia

 

Limite de idade

Os jogadores são elegíveis para jogar na competição se tiverem nascido a ou depois de 1 de Janeiro de 2002, a data originalmente definida quando a competição foi agendada para ser concluída em Setembro de 2021. A competição bienal regressará aos anos ímpares a partir da próxima edição, com a fase final em 2023.


Vídeos
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade