A Liga Placard é a 2ª Liga Nacional mais representada no Mundial Futsal. O Sporting um dos clubes com mais atletas

O Mundial de Futsal da Lituânia 2021 tem o seu início este domingo.
A FIFA apresentou algumas das curiosidades da competição mundial
. 50 - A Rússia marcou 50 golos nos seus quatro jogos na fase de grupos de 2008 - um a mais que o adversário Brasil. O jogo Rússia 31-2 Ilhas Salomão, continua a ser a maior vitória num jogo na história do Mundial de Futsal da FIFA.
. 48 - Falcao marcou um recorde de 48 golos na competição. A lenda do Brasil também fez o maior número de aparições em Mundiais de Futsal (34).
. 46 - 46 anos e dois meses fazem do guarda-redes da República Checa Libor Gercak o jogador mais velho a ir a um Mundial de Futsal da FIFA. Assume o lugar do anterior recorde de Kazu Miura, que tinha 45 anos quando jogou na Tailândia 2012 com o Japão. No outro extremo, das Ilhas Salomão, Raphael Leai, que fez 18 anos na quinta-feira, é o jogador mais jovem na Lituânia.
. 32 - 32 jogadores tornam a liga espanhola confortavelmente a mais bem representada na Lituânia 2021, com nove equipas apresentando jogadores da Primera Division. Segue-se o campeonato português com 23 e nenhum outro com mais de 16 representantes. Curiosamente, apesar da sua seleção ter perdido a competição pela primeira vez em mais de duas décadas, a Série A da Itália recebe 13 jogadores neste torneio. Glucosoral (Guatemala), Kairat (Cazaquistão), San Miguelito (Panamá) e o campeão europeu Sporting (Portugal) são os clubes mais bem representados na Lituânia, com nove jogadores cada.
. 19 - 19 jogadores já estiveram no Mundial de Futsal da FIFA e num Mundial de Futebol da FIFA. Eles incluem Brian Laudrup, que deslumbrou pela Dinamarca na Holanda em 1989 e na França em 1998; Lakhdar Belloumi, que também brilhou nas quadras holandesas naquele mesmo ano e inspirou a impressionante vitória da Argélia por 2-1 sobre a Alemanha Ocidental na sua estreia em 1982; Jeff Agoos, Bruce Murray, Tab Ramos e Peter Vermes; Willy Okpara, que foi para Hong Kong em 1992 como jogador externo e para a França em 1998 como guarda.redes; e Rolando ‘El Principito’ Fonseca, o melhor atirador de todos os tempos da Costa Rica.
. 19 - Manoel Tobias marcou 19 golos pelo Brasil na Guatemala 2000 - um recorde para uma edição do torneio. Saeid Rajabi, do IR iraniano, e Pula, da Rússia, atingiram 16 cada um em 1992 e 2008, respectivamente.
. 12 - Doze jogadores ergueram o troféu do Mundial de Futsal da FIFA e estarão na Lituânia 2021. Guitta e Rodrigo fizeram isso com o Brasil em 2012, enquanto Santiago Basile, Cristian Borruto, Alan Brandi, Leandro Cuzzolino, Guido Mosenson, Maximiliano Rescia, Nicolas Sarmiento, Damian Stazzone, Pablo Taborda e Constantino Vaporaki ajudaram a Argentina a se gloriar em 2016.
. 7 - Ricardinho e Ferrão conquistaram os últimos sete prémios de Melhor Jogador do Mundo - do Futsal Planeta - entre eles. O camisola 10 de Portugal triunfou todos os anos de 2014 a 18 para superar o recorde de Falcao de quatro títulos, enquanto o camisola 11 do Brasil conquistou os dois últimos. Leo Higuita, do Cazaquistão, ganhou cinco dos últimos seis prémios de Melhor Guarda-Redes, com a sensação brasileira Leonardo levando os dois últimos prémios de Melhor Jogador Jovem.
. 6,79 - golos por jogo em a média - um a cada cinco minutos e 53 segundos. Nada mal?
. 5 - A Espanha participou de cinco finais consecutivas sem precedentes de 1996 a 2012, vencendo duas delas.
. 3 - Três nações manterão a distinção de disputar todas as fases finais: Argentina, Brasil e Espanha. Outros três farão a sua estreia na competição: Angola, Lituânia e Venezuela elevarão o número total de países que participaram da competição para 50. De forma encorajadora para o trio, Vietname e Azerbaijão venceram as suas primeiras partidas no torneio em 2016 no caminho para a fase eliminatória.
1. - Uma derrota nas últimas 54 partidas do Mundial de Futsal da FIFA foi, incrivelmente, tudo o que o Brasil sofreu. A Seleção perdeu duas vezes - 3-2 para a Hungria e 5-3 para os EUA - rumo à glória na primeira final de 1989, e sua única derrota depois disso foi por 4-3 para a Espanha na final de 2000. O Brasil foi eliminado nos penaltis nas semifinais de 2004 e nas oitavas de final de 2016.
. 0 - O Egito não empatou nenhum dos 25 jogos, apesar da diferença de golos ser relativamente igual: 90 a favor e 101 contra.