A Liga Placard é a 2ª Liga Nacional mais representada no Mundial Futsal. O Sporting um dos clubes com mais atletas



O Mundial de Futsal da Lituânia 2021 tem o seu início este domingo.

A FIFA apresentou algumas das curiosidades da competição mundial

. 50 - A Rússia marcou 50 golos nos seus quatro jogos na fase de grupos de 2008 - um a mais que o adversário Brasil. O jogo Rússia 31-2 Ilhas Salomão, continua a ser a maior vitória num jogo na história do Mundial de Futsal da FIFA.
. 48 - Falcao marcou um recorde de 48 golos na competição. A lenda do Brasil também fez o maior número de aparições em Mundiais de Futsal (34).



. 46 - 46 anos e dois meses fazem do guarda-redes da República Checa Libor Gercak o jogador mais velho a ir a um Mundial de Futsal da FIFA. Assume o lugar do anterior recorde de Kazu Miura, que tinha 45 anos quando jogou na Tailândia 2012 com o Japão. No outro extremo, das Ilhas Salomão, Raphael Leai, que fez 18 anos na quinta-feira, é o jogador mais jovem na Lituânia.

. 32 - 32 jogadores tornam a liga espanhola confortavelmente a mais bem representada na Lituânia 2021, com nove equipas apresentando jogadores da Primera Division. Segue-se o campeonato português com 23 e nenhum outro com mais de 16 representantes. Curiosamente, apesar da sua seleção ter perdido a competição pela primeira vez em mais de duas décadas, a Série A da Itália recebe 13 jogadores neste torneio. Glucosoral (Guatemala), Kairat (Cazaquistão), San Miguelito (Panamá) e o campeão europeu Sporting (Portugal) são os clubes mais bem representados na Lituânia, com nove jogadores cada.

. 19 - 19 jogadores já estiveram no Mundial de Futsal da FIFA e num Mundial de Futebol da FIFA. Eles incluem Brian Laudrup, que deslumbrou pela Dinamarca na Holanda em 1989 e na França em 1998; Lakhdar Belloumi, que também brilhou nas quadras holandesas naquele mesmo ano e inspirou a impressionante vitória da Argélia por 2-1 sobre a Alemanha Ocidental na sua estreia em 1982; Jeff Agoos, Bruce Murray, Tab Ramos e Peter Vermes; Willy Okpara, que foi para Hong Kong em 1992 como jogador externo e para a França em 1998 como guarda.redes; e Rolando ‘El Principito’ Fonseca, o melhor atirador de todos os tempos da Costa Rica.

. 19 - Manoel Tobias marcou 19 golos pelo Brasil na Guatemala 2000 - um recorde para uma edição do torneio. Saeid Rajabi, do IR iraniano, e Pula, da Rússia, atingiram 16 cada um em 1992 e 2008, respectivamente.

. 12 - Doze jogadores ergueram o troféu do Mundial de Futsal da FIFA e estarão na Lituânia 2021. Guitta e Rodrigo fizeram isso com o Brasil em 2012, enquanto Santiago Basile, Cristian Borruto, Alan Brandi, Leandro Cuzzolino, Guido Mosenson, Maximiliano Rescia, Nicolas Sarmiento, Damian Stazzone, Pablo Taborda e Constantino Vaporaki ajudaram a Argentina a se gloriar em 2016.

. 7 - Ricardinho e Ferrão conquistaram os últimos sete prémios de Melhor Jogador do Mundo - do Futsal Planeta - entre eles. O camisola 10 de Portugal triunfou todos os anos de 2014 a 18 para superar o recorde de Falcao de quatro títulos, enquanto o camisola 11 do Brasil conquistou os dois últimos. Leo Higuita, do Cazaquistão, ganhou cinco dos últimos seis prémios de Melhor Guarda-Redes, com a sensação brasileira Leonardo levando os dois últimos prémios de Melhor Jogador Jovem.

. 6,79 - golos por jogo em a média  - um a cada cinco minutos e 53 segundos. Nada mal?

. 5 - A Espanha participou de cinco finais consecutivas sem precedentes de 1996 a 2012, vencendo duas delas.

. 3 - Três nações manterão a distinção de disputar todas as fases finais: Argentina, Brasil e Espanha. Outros três farão a sua estreia na competição: Angola, Lituânia e Venezuela elevarão o número total de países que participaram da competição para 50. De forma encorajadora para o trio, Vietname e Azerbaijão venceram as suas primeiras partidas no torneio em 2016 no caminho para a fase eliminatória.

1. - Uma derrota nas últimas 54 partidas do Mundial de Futsal da FIFA foi, incrivelmente, tudo o que o Brasil sofreu. A Seleção perdeu duas vezes - 3-2 para a Hungria e 5-3 para os EUA - rumo à glória na primeira final de 1989, e sua única derrota depois disso foi por 4-3 para a Espanha na final de 2000. O Brasil foi eliminado nos penaltis nas semifinais de 2004 e nas oitavas de final de 2016.

. 0 - O Egito não empatou nenhum dos 25 jogos, apesar da diferença de golos ser relativamente igual: 90 a favor e 101 contra.


Vídeos
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade