Cazaquistão vence Costa Rica (6-1) na estreia do Mundial 2021

Kaunas recebeu como jogo de estreia naquela cidade da Lituânia o duelo entre os europeus do Cazaquistão e os centro-americanos da Costa Rica no grupo A da competição.
O Cazaquistão começou com mais investidas no ataque dispondo de 3 remates nos primeiros cinco minutos, mas sem grande perigo para a baliza da Costa Rica. Com mais bola, fruto de uma defesa aos 25 metros, a Costa Rica buscava as transições para chegar à baliza de Higuita.
Douglas aos 6 minutos colocou, pela primeira vez à prova, verdadeiramente, Álvaro Santamaria que defendeu para canto. Na resposta, a Costa Rica e depois de canto a favor do Cazaquistão, por duas vezes à prova Huigita. Ficou perto do golo a equipa centro-americana.
Com Huguita a subir algumas vezes para criar superioridade, o Cazaquistão estabelizou o seu ataque e teve mais algumas oportunidades para se adiantar no marcador.
O golo que iria surgir pouco depois, através de canto, por Yessenamanov, aos 10 minutos, dando vantagem à equipa europeia.
Um minuto depois e após pausa técnica de Káka o Cazaquistão aumentou a vantagem para 2-0. Dauren Tursagulov, após lateral ofensivo atirou a contar para aumentar o placard.
A resposta da Costa Rica fez-se pronta e no minuto seguinte, também de bola parada, reduziu, com um livre aos 6 metros (2º atraso de Taynan para Higuita) por intermedio de Pablo Rodríguez, estavam jogados 12 minutos.
Douglas Jr, ao minuto 14, num remate do meio da rua, com o guarda-redes adversário a não fazer tudo o que estava ao seu alcance, aumento a vantagem do Cazaquistão para 3-1,
O 4-1 para a equipa cazaque chegou por Taynan numa combinação indirecta com o pivô com o ex-Sporting a rematar rasteiro para o fundo das redes costa-riquenhas aos 17 minutos.
O intervalo chegava pouco depois com o Cazaquistão a mostrar a sua superioridade em números no marcador.
A segunda parte trouxe uma Costa Rica mais perigosa e não fosse Higuita os centro-americanos poderiam ter reduzido o marcador por algumas vezes. Com o passar dos minutos o Cazaquistão toumou novamente as rédeas da partida e foi acumulando remates.
A Costa Rica tinha no guarda-redes Vargas a grande figura, quer a defender quer quando subia para fazer a estratégia de 5x4, mas a sua equipa estava demasiada permissiva nas bolas paradas defensivas e foi dessa forma que o Cazaquistão aumentou a vantagem para 5-1 através de Orazov. No mesmo minuto Taynan bisou e colocou o resultado em 6-1 dando ao jogo números que comprovavam a maior qualidade da equipa europeia.
Apesar das dificuldades que ia sentido no ataque organizado a Costa Rica não desistia de chegar à baliza de Huigita que mostrava segurança.
Aos 24 minutos, destaque para Taynan que tentou um golo de pontapé de moinho, bem ao jeito de Ricardinho.
Gamboa, ao minuto 27 recebeu ordem de expulsão, por falta sobre Higuita, vendo o 2º amarelo no encontro. A jogar de 4x3 a equipa cazaque rematou mas foi deixando o tempo cumprir-se até chegar o apito final.
A partida terminava pouco depois com a vitória do Cazaquistão por 6-1 sobre a Costa Rica, com destaque para o bis de Taynan.