Goleada russa rumo aos Oitavos



A finalizar o Grupo B do Campeonato do Mundo de Futsal 2021, a equipa da Federação Russa de Futsal, doravante designada por Rússia, goleou a formação da Guatemala e carimbou a passagem aos Oitavos de Final no primeiro lugar do agrupamento.

À procura de fazer história e garantir, pela primeira vez em cinco edições, o apuramento para a próxima fase do Mundial, a Guatemala entrou mal na partida e sofreu o primeiro golo (0-1) logo aos 2 minutos de jogo. Robinho cobrou um canto na direita e levantou a bola para Afanasyev rematar de pronto. Este foi o primeiro golo do fixo do Yugra neste Mundial. Os russos mantiveram a toada ofensiva e, aos 10 minutos, fizeram o 0-2. Abramovich arrancou pela esquerda, passou por um adversário e cruzou junto à linha final para a entrada da área, onde surgiu Asadov a encostar para a baliza. Segunda assistência e primeiro tento, naquele que foi o golo 150 deste Campeonato do Mundo.

Aos 14’ a Rússia aumentou a contenda (0-3). À semelhança do primeiro golo, Rómulo levantou a bola para Abramov rematar de primeira e fazer assim o terceiro golo na competição. O guarda-redes da Guatemala ficou, aparentemente, mal na fotografia. Até ao intervalo, mais uma mão cheia de oportunidades desperdiçadas pelos russos, mas o resultado não veio a sofrer alterações. Nas estatísticas o domínio era evidente: 37-63 percentagem de posse de bola; 15-26 remates; 2-6 remates à baliza; 3-2 defesas; e 5-9 cantos.

Na segunda parte, os finalistas vencidos da última edição do Mundial de Futsal continuaram por cima na partida, porém foram os adversários que reduziram a desvantagem no marcador (1-3). Aos 25’, Rómulo tocou a bola com o braço e, após consulta no Video Support, os árbitros assinalaram pontapé de penálti. Na conversão, Alvarado enganou o guardião russo e fez o seu primeiro tento no Mundial. Dois minutos depois, o 1-4. Antoshkin aproveitou um corte defeituoso da defensiva da Guatemala para recuperar o esférico, tirou um adversário do caminho e rematou, de pé esquerdo, para o lado esquerdo do guarda-redes. Segundo golo do jogador do Tyumen nesta edição.

Aos 31’, já com os russos a controlar a partida e a gerir os seus ativos com vista ao início da fase a eliminar, Patrick Ruiz apareceu isolado, mas não acertou na bola da melhor forma e esta saiu muito ao lado. Aos 39’, os russos atingiram a sua quinta falta, mas, até final, o resultado manteve-se inalterado e a Rússia somou a sua terceira vitória, em outros tantos jogos, neste Mundial. Destaque para o facto de nesta partida nenhum dos treinadores ter solicitado uma pausa técnica, algo pouco visto nos dias de hoje.

Assim, em jeito de balanço, com esta vitória expressiva, a Rússia somou 9 pontos no Grupo B, tendo marcado 17 golos nos três jogos realizados. Já a Guatemala, somou 3 pontos e falhou o apuramento direto, estando assim à mercê dos outros resultados para saber se consegue alcançar os Oitavos como um dos quatro melhores terceiros classificados.

 

Fotografia: Getty Images


Vídeos
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade