Muralha Higuita caiu a 11 segundos do fim



No término do Grupo A da fase de grupos do Campeonato do Mundo 2021, Cazaquistão e Venezuela defrontaram-se, este sábado, com o primeiro lugar em disputa. Os cazaques estiveram a vencer até aos últimos 11 segundos, mas um golo de Sanz trouxe justiça ao marcador. Destaque meritório para a enorme partida do guardião Higuita.

Na Vilnius Arena, já com as duas equipas apuradas para os Oitavos, disputava-se o primeiro lugar do Grupo A da competição, com os cazaques a precisarem apenas do empate. Para esta partida, Freddy Gonzalez deixou de fora Teran e Wilson Francia, por estarem em risco de falharem a partida da próxima fase. Já Kaká, não “poupou” ninguém e contou com o ex-Sporting, Taynan, de início, jogador que estava em risco de falhar a próxima partida, caso visse a cartolina amarela.

Nos primeiros minutos, a partida revelou-se equilibrado e bem disputada, até que, aos 5’, Morillo, através de um livre direto, possibilitou a primeira defesa do jogo ao guarda-redes Higuita. Na cobrança, Vidal cobrou mal o canto, Yessenamanov recuperou a posse e isolou Douglas Junior que, na cara do golo, não desperdiçou! 0-1 no marcador e o segundo golo do jogador do Kairat no Lituânia’21. Aos 16’, o mesmo Yessenamanov apareceu isolado do lado esquerdo e, perante a saída de Rueda, tentou colocar o remate e falhou a baliza. Até ao intervalo, o Cazaquistão ainda atingiu a sua quinta falta, mas o resultado não se alterou. Nesta primeira parte o Cazaquistão teve mais bola, mais remates, mas em matéria de oportunidades de golo a partida foi equilibrada. Eis as estatísticas ao intervalo: 61-39 % posse de bola; 7-18 remates; 4-6 remates à baliza; 5-4 defesas; 5-1 cantos

Já na segunda parte, aos 6 minutos, Morillo recebeu a bola na esquerda, ganhou no corpo a corpo com um adversário e serviu Viamonte no interior da área, o universal atirou de pronto e acertou na parte exterior do poste direito da baliza de Higuita. Aos 30’, Carlos Sanz, na cobrança de um livre direto, atirou forte à baliza e Higuita negou o golo com uma boa defesa. Dois minutos depois, Higuita voltou a evidenciar-se ao negar o golo a Cabarcas, que surgia isolado. Numa fase em que os cazaques pareciam mais “adormecidos”, as oportunidades para a equipa sul-americana continuaram a surgir, todavia insuficientes para chegar ao empate.

A três minutos do final, Vidal apareceu em posição frontal, ligeiramente descaído para a direita, e rematou à baliza, Higuita, com a perna direita, negou o golo com mais uma grande parada. O comando da partida e as oportunidades continuavam a cair para a Venezuela, mas o fator Higuita continuava a evidenciar-se! No minuto seguinte, Akbalikov apareceu completamente sozinho no ataque e, com tudo para acabar com a partida, apanhou mal a bola e atirou ao lado. Logo a seguir foi a vez de Villalobos negar o golo a Orazov com uma boa intervenção. Nos últimos segundos, Sanz foi lançado como guarda-redes avançado e, quando tudo se encaminhava para a vitória cazaque, Vidal empatou a 11 segundos do final, numa jogada de insistência (1-1). A partida terminou e a justiça evidenciou-se no marcador.

Com este empate a uma bola, o Cazaquistão termina no primeiro lugar do Grupo A, enquanto os venezuelanos passam aos Oitavos de Final no segundo posto. Na próxima fase, as duas equipas voltam a jogar na Kaunas Arenas, sendo que a Venezuela entra primeiro em ação, já na próxima quarta-feira, às 16 horas.

 

Fotografia: Getty Images


Vídeos
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade