Ricardinho e FPF homenageados



Câmara Municipal de Gondomar homenageou o campeão do mundo e a FPF.

Ricardinho foi homenageado esta tarde pela Câmara Municipal de Gondomar com a atribuição da medalha de honra do município e uma camisola em filigrana, além de uma pintura do artista plástico Helder Santos.

Com a presença do Presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, do Presidente da FPF, Fernando Gomes, e do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, o capitão da Equipa das Quinas ofereceu,  ao município de onde é natural, uma réplica da camisola da seleção e aproveitou a ocasião para entregar a medalha de campeão do mundo ao seu pai.

O jogador, no seu discurso, também agradeceu ao pai, por ter sido a sua grande inspiração para a conquista do Mundial de Futsal: "O meu pai perdeu uma perna há muitos anos, continuou e lutou pela vida, adaptou-se e foi isso que fiz: adaptar-me para ser o Ricardinho que sou agora. Não ia ser o driblador, o do 'cabrito', dos golos impossíveis, mas fui batalhador, dei tudo pelo país e sou orgulhosamente português e gondomarense", disse.

Após a cerimónia Ricardinho falou também ao Canal 11: "Queria muito estar neste mundial e dar o meu melhor e esta foi a minha única conquista mundial, por isso estive seis meses antes a trabalhar. Agora tenho de perceber o meu corpo e ver o que ele me está a dizer".

FPF homenageada

A Federação Portuguesa de Futebol, na pessoa do Presidente Fernando Gomes, também foi homenageada pela cidade de Gondomar.

No seu discurso, o mais alto dirigente federativo, que recebeu iguamente a medalha da edilidade, valorizou o capitão da Equipa das Quinas e a união de toda a equipa campeã do mundo: "O Ricardo teve uma lesão grave, uma das mais graves. Quando o corpo faltou, a mente sobrou e foi esta mente brilhante, esta ideia permanete de que era capaz, que o levou a uma luta solitária durante seis meses, que o levou a acreditar que recuperar era possível. O Ricardinho é o melhor jogador da história do futsal, e é nosso, continuará nosso, e lutará sempre por Portugal. Ao seu lado, um grupo unido e inspirador que sorrriu nas horas do golo e se uniu nas horas mais sofridas. Um grupo que se esqueceu do Eu e valorizou sempre o Nós. Sim, o que mudou foi a nossa mentalidade, agora sabemos como ganhar. Ficou para trás a ideia de que era impossível", disse.

Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade