Electri(co)zante



No Alto Alentejo, mais concretamente na cidade de Ponte de Sor, deu-se o início dos jogos deste sábado da 2.ª Jornada da Liga Placard 2021/22. O Eléctrico Futebol Clube recebeu o Sport Lisboa e Benfica e deu grande réplica de si, vencendo as águias por 3-1, num jogo que foi eletrizante do início ao fim.

Na primeira jornada, ambas as equipas começaram com vitórias: os alentejanos bateram o Viseu 2001 por 3-0, enquanto que os lisboetas venceram o Leões de Porto Salvo por 4-0. Para esta partida, João Freitas Pinto apostou no cinco inicial composto por André Correia; Ferrugem, Daniel Airoso, John Lennon e Matheus Kogikoski. Já Pulpis, o novo técnico das águias, decidiu deixar de fora Tayebi e Chishkala e alinhou com Roncaglio; Nilson, Robinho, Silvestre e Fits. A arbitragem ficou a cargo de Toni Pereira (AF Santarém) e Filipe Almeida (AF Viseu).

Num Pavilhão Gimnodesportivo de Ponte de Sor muito bem composto – é o regresso dos alentejanos a casa, já com público nas bancadas – o Benfica começou melhor a partida e, aos 2 minutos, dispôs da primeira oportunidade do jogo, todavia André Correia negou o golo a Fits praticamente em cima da linha de golo. Aos 7’ foi a vez de Arthur rematar de fora da área, mas a bola saiu perto do poste esquerdo da baliza de André Correia. Logo a seguir, o Eléctrico respondeu, com uma dupla oportunidade, após perda de bola de Rómula, só que Roncaglio impôs-se e negou o golo.

Aos 10 minutos, o Benfica dispôs de um livre praticamente em cima da área de André Correia, só que Henmi atirou ao lado. Aos 14’ foi a vez de Ygor Mota tentar a sua sorte, de posição frontal, mas Roncaglio defendeu com as pernas e o lance perdeu-se. A 4 minutos do intervalo, Daniel Airoso recebeu a bola na direita, “sentou” Rómulo e rematou de pé esquerdo para a baliza, mas Roncaglio voltou a defender. Pouco depois o Benfica chegou às cinco e seis faltas e o Eléctrico teve a oportunidade de adiantar-se no marcador através da marca dos 10 metros. Na cobrança, o Hugo Neves permitiu a defesa e Roncaglio.

Aos 18’, André Correia saiu da sua área e arrancou pelo corredor esquerdo para assistir Russo que, no interior da área, surgiu sozinho a bater Roncaglio para o 1-0. Foi o primeiro golo do capitão do Eléctrico na presente temporada. Pouco depois, o árbitro apitou para o intervalo e as equipas recolheram aos balneários com os alentejanos na frente do marcador.

Na segunda parte da contenda, o Eléctrico entrou melhor que os encarnadas e logo nos primeiros minutos, apanhou o Benfica em contra pé, só que a finalização de Russo não foi a melhor e permitiu nova intervenção ao brasileiro do Benfica. Aos 25’, eis o 2-0. Matheus Kogikoski cobrou uma reposição lateral à maneira curta para Ferrugem que, na linha de fundo, cruzou para Daniel Airoso atirar para o fundo das redes. Este foi o quinto golo do Eléctrico nesta edição da Liga Placard e o primeiro de Airoso.

As dificuldades das águias eram evidentes, com a formação de Pulpis a não conseguir criar grandes ocasiões de perigo junto da baliza de André Correia. Os ânimos começaram a exaltar-se dentro e fora da quadra e o jogo ressentiu-se disso. Aos 35’, Fits rematou de fora da área para defesa incompleta de André Correia e, na recarga, Arthur rematou forte para o 2-1. A partida estava relançada e o brasileiro fizera o seu primeiro golo no campeonato.

O Eléctrico não tremeu e, aos 37’, Peixinho passou rapidamente a bola para Russo, o capitão ainda falhou a receção mas conseguiu passar rapidamente para Hugo Neves que, perante a saída de Roncaglio, rematou cruzado para o 3-1. É o segundo golo do jogador emprestado pelo Sporting nesta edição da Liga Placard, com os alentejanos a aproveitarem novamente as fragilidades defensivas dos encarnados. Logo a seguir, Pulpis apostou no 5 para 4, com Henmi a fazer de guarda-redes avançado. E foi mesmo desta forma que o Benfica criou mais ocasiões de perigo, só que o remate de Arthur (39’) esbarrou no poste esquerdo da baliza de André Correia. Com as bancadas já a festejar a vitória, André Correia voltou a negar o golo a Arthur e depois a Henmi. A vitória estava mesmo confirmada e a segunda vitória do Eléctrico ficou consumada quando o árbitro apitou para o final da partida.

Esta é mesmo a primeira vitória do Eléctrico frente ao Benfica, ao décimo jogo entre ambas as equipas. Nas 9 partidas anteriores, os alentejanos só haviam conseguido um empate, o que enaltece ainda mais o feito a que hoje assistimos em Ponte de Sor. Com esta derrota, o Benfica vai cair na tabela classificativa, continuando com os mesmos três pontos. Na próxima jornada, o Eléctrico viajará até ao reduto do Futsal Azeméis, enquanto que o Benfica receberá, na Luz, o SC Braga/AAUM.


Vídeos
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade