Peléh ‘tomba gigantes’ à quarta jornada



Voltamos depois de mais uma ronda da Liga Placard, que nos trouxe novas surpresas e desaires. De momento, apenas uma equipa se mantém invicta: o Fundão, que vai mostrando as suas ambições à medida que o tempo vai passando. Vamos, por isso, a mais um resumo da jornada na Zona Técnica.

Braga – Futsal Azeméis: Do equilíbrio aos ataques fatais

O Braga voltou a perder, desta vez em casa, por 4-2, diante do Futsal Azeméis. Depois de uma partida bastante equilibrada, acabaram por ser as ações ofensivas, em contra-ataque rápido, que facilitaram a vitória para o lado da formação de Aveiro.

Foi mesmo o Azeméis a inaugurar o marcador, por Rúben Freire (2’) e, depois, por Ruan Silvestre (15’). Os homens do Minho ainda empataram, com um bis de Fábio Cecílio (18’ e 22’), sendo que nos últimos dez minutos do encontro foi a formação forasteira que se voltou a colocar na frente e a fechar o resultado, pelo pé de Cássio (30’) e Bruno Felipe (39’).

Viseu 2001 – Benfica: Indo eu, indo eu, para vencer em Viseu

Nesta jornada, os encarnados foram até às Terras de Viriato, onde goelaram o Viseu 2001, por 5-0. Foi um jogo com pouca história, no qual o Benfica se superiorizou desde o início. Uma primeira parte em que a formação da casa ainda deu alguma réplica, no entanto, quando as águias começaram a traduzir em golos esta sua superioridade, não foi necessário um ritmo muito elevado para chegarem até à vitória.

Os golos dos homens de Pulpis foram da autoria de Tayebi (6’ e 27’), Chishkala (13’ e 33’) e Jacaré (30’).

AD Modicus – Quinta dos Lombos: Invencibilidade perdida em Sandim

O Quinta dos Lombos sofreu a sua primeira derrota na Liga Placard esta ronda, ao perder, por 7-4, em Sandim, diante do Modicus. Esta foi, ainda, a segunda vitória consecutiva da equipa de Ricardo Ferreira, que não pôde contar com Ludgero – sendo que a formação de Carcavelos teve uma baixa de peso na baliza, com Schutt de fora por castigo – mas encontrando em Márcio Moreira o principal destaque da partida.

Os golos dos Lombos foram assinalados por Willian Carioca (31’ e 33’) e Tomás Reis (32’ e 39’), enquanto o Modicus viu, para chegarem à vitória, um hat-trick e Márcio Moreira (21’, 34’ e 38’) e ainda golos de Fábio Lima (16’), Diogo Tavares (27’) e um auto-golo de Tiago Pinto (8’).

Leões de Porto Salvo – Candoso: Bombas de Thales valem empate

O Candoso foi até ao reduto dos Leões de Porto Salvo dar luta até ao fim, tendo o jogo terminado num empate a quatro bolas. Com este resultado, os homens de Ricardo Lobão somaram o primeiro ponto nesta edição da Liga Placard. Ao intervalo ainda venciam de forma confortável, por 3-1, tendo-se deixado ‘apanhar’ através das bombas de Thales Feitosa.

Os golos dos Leões foram assinalados por Rodrigo Hiroshi (10’), Bruno Pinto (14’ e 34’) e Gerson Sanches (18’), enquanto a reação do Candoso surgiu das investidas de Thales Feitosa, com um hat-trick (9’, 24’ e 38’), e Vini (39’).

Portimonense – Nun’Álvares: Goleada das antigas com Rochato de pé quente

Uma goleada das boas. A visita do Nun’Álvares a Portimão começou e terminou mal, ao perderem por 7-0 diante da formação de Pedro Moreira. Foram precisos apenas três segundos para o marcador ser inaugurado e, logo aí, nada de bom se previa para a turma de Fafe.

Vamos aos golos: Rochato, de pé mais que quente, fez um hat-trick (1’, 12’ e 27’), foi acompanhado por Filipinho (4’), Miranda (6’), Pedro Silva (23’) e Wendell (31’).

Eléctrico – Torreense: Aproveitar os erros e eficácia no auge

Esta jornada, o Eléctrico voltou às vitórias e atingiu o grupo ‘quente’, com 9 pontos, que vai perseguindo o Fundão, no topo da tabela. Em Ponte de Sôr, os homens da casa venceram por 4-2. Célio Coque acabou por ser o homem de maior destaque do encontro, em 40 minutos em que o Torreense ainda tentou lutar por algo melhor, mas sem sucesso.

Os golos do Eléctrico tiveram a autoria de Célio Coque (2’ e 40’) – abrindo e fechando o marcador – Matheus (20’) e Hugo Neves (33’), enquanto Rafa Félix (12’) e João Veloso (30’) reduziram para os forasteiros.

Fundão – Sporting: Peléh avisou no balneário e marcou na quadra

O Fundão é líder invicto da Liga Placard. Leia de novo, repita, interiorize, pois é esta a atual realidade da competição nacional. Os fundanenses derrotaram, em casa, o Sporting de Nuno Dias, por 4-2 – que não perdia na fase regular há 22 meses. Um Fundão certinho, que encontrou do outro lado a turma leonina sem ideias e sem criatividade.

O encontro ficou ainda marcado por três expulsões: duas para o Sporting – Tomás Paçó por mão na bola (6’) e Miguel Ângelo (40’) – e Bebé do lado dos homens da casa (29’). Pelos leões ainda marcaram Zicky (5’) e Caio Ruiz (39’), enquanto pelo líder do futsal nacional, foram Felipe Leite (20’), Thalles (40’) e a nossa Figura da Jornada, Peléh, que bisou no encontro (4’ e 37’).

O ala de apenas 22 anos assumiu uma posição fulcral para este encontro: a de motivar, em conjunto com o capitão Mário Freitas, a equipa até à vitória, motivação essa que começou ainda no balneário, tal como contou o brasileiro em conversa com a Zona Técnica.

 

“Não é qualquer equipa que ganha à melhor equipa do mundo”

- Peléh, jogador do Fundão e Figura da Jornada

Zona Técnica (ZT): À quarta jornada seguem invictos e isolados na primeira posição. Haveria melhor início possível?

Peléh (P): Isso é fruto de muito trabalho, temos uma equipa muito jovem e muito trabalhadora, não podemos achar que está bom, continuar a trabalhar para alcançar nossos objetivos! “Sempre em busca de mais”.

ZT: Qual o sentimento de bater, em casa, uma equipa que não perdia na fase regular há 22 meses?

P: Um sentimento único, não é qualquer equipa que ganha à melhor equipa do mundo. É difícil, mas não é impossível, temos sempre que acreditar que dá.

ZT: Marcar dois golos foi o coroar uma ótima exibição de todos?

P: No balneário eu já dizia: “é hoje”. Pelo ambiente estava a sentir que hoje seria diferente, e foi. O Mário Freitas, o nosso capitão e o mais experiente da equipa nos passa muita confiança e obviamente que se torna menos difícil, porque contra eles fácil nunca será fácil.

ZT: O que achas que esta época vos pode reservar?

P: Muito empenho, trabalho e humildade, isso é “ser Fundão”. E estar no topo, lutando por títulos onde o fundão merece estar. Passo a passo sem perder o foco.

ZT: Se pudesses prometer algo aos fãs do futsal da tua parte para esta temporada, o que seria?

P: Prometo muito trabalho e entrega máxima em todos os treinos e jogos, só assim conseguirei estar bem a nível individual e ajudar o coletivo!

ZT: A Liga Placard está a dar garantias de competitividade?

P: Sim, a Liga está cada vez mais competitiva, não há jogos fáceis. E com Portugal campeão do mundo a Liga fica com mais visibilidade e a competitividade só aumenta.

 

Texto e entrevista por: Maria Pinto Jorge


Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade