Apurado Portugal quer o primeiro lugar



por Nuno Tavares
 
Jorge Braz, seleccionador de Portugal, atento ao treino na véspera de defrontar a Sérvia
 
Já apuradas, as selecções de Portugal e da Sérvia disputam este sábado o primeiro lugar do Grupo A do UEFA Futsal EURO 2016, em Belgrado. Apesar de um empate chegar para a selecção portuguesa garantir esse objectivo, o seleccionador Jorge Braz e o ala Pedro Cary asseguraram ao UEFA.com que a atitude vai ser a de sempre: jogar para ganhar.
 
O triunfo por 6-2 sobre a Eslovénia, na quinta-feira, permitiu a Portugal seguir em frente para os quartos-de-final da prova com apenas um jogo disputado, mas agora há que centrar as atenções na próxima meta, que passa por terminar na frente do agrupamento. "É um jogo para vencer, como todos os outros jogos que encaramos. Certamente que vamos encontrar uma atmosfera empolgante e um pavilhão lotado. Já estamos nos quartos-de-final, mas queremos estar nos quartos-de-final com distinção. Temos uma oportunidade para fazer coisas positivas, para melhorar. Vai ser o nosso segundo jogo e vamos estar melhor do que na estreia", começou por referir Jorge Braz ao UEFA.com.
 
"A Sérvia é uma equipa com alguns jogadores com grande qualidade individual. Têm uma capacidade de decisão muito elevada e associam isso a um poderio físico muito semelhante ao da Eslovénia. Estão muito motivados, como não podia deixar de ser, mas também mais organizados em relação ao que vimos no passado. Contudo, nós estamos preocupados é com aquilo que temos de fazer. Se formos Portugal, então acho que a Sérvia estará certamente mais preocupada do que nós", concluiu o técnico português.
 
Já Pedro Cary, autor de um golo na vitória ante os eslovenos, rejeitou a ideia de Portugal poder jogar para o empate, resultado que chega para garantir o primeiro lugar. "O facto de a Sérvia jogar em casa e de irmos actuar num palco com lotação esgotada é sempre um factor a ter em conta, mas nós estamos bem cientes daquilo que vamos encontrar", explicou.
 
"Terminar no primeiro lugar do nosso grupo é fundamental para nós. É verdade que precisamos apenas de um empate para garantir esse objectivo, mas vamos jogar para ganhar, até porque em futsal é impossível jogar para o empate. Quem joga para empatar tem tendencialmente tendência a perder, pelo que vamos actuar da forma que sempre nos caracteriza. Só sabemos jogar para ganhar", frisou o jogador de 31 anos de idade.
 
Aca Kovačević, seleccionador da Sérvia, não esconde as dificuldades que a sua equipa irá encontrar na Arena Belgrade, destacando aquele que considera ser o melhor jogador do Mundo. "Portugal é uma das quatro melhores selecções presentes neste torneio e conta com Ricardinho, apenas o melhor jogador do Mundo. Sei que vai ser muito difícil, mas certamente que vamos ter as nossas hipóteses de ganhar."
 
Histórico dos jogos entre Portugal e a Sérvia:
30-03-2013 Portugal 2-1 Sérvia
05-02-2012 Sérvia 1-2 Portugal
26-01-2010 Sérvia 1-5 Portugal
 
in UEFA.com
Vídeos
FPF apresenta microplanos estratégicos e Plano Nacional de Arbitragem
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade