Sporting entra a vencer na Ronda de Elite



Dois golos de Alex Merlim e outro de Diego Cavinato deram hoje a vitória ao Sporting frente aos croatas do Olmissum, por 3-1, na abertura do Grupo B da Ronda de Elite da Liga dos Campeões de futsal.

Depois de uma primeira parte sofrida, apesar do domínio das ações de jogo, o Sporting, campeão da Europa, arrancou para a glória na segunda parte, embora na ponta final tenha mostrado dificuldades quando o Olmissum apostou no cinco para quatro.

Um resultado que coloca o Sporting a dividir a liderança com os russos do Ekaterinburg que hoje venceram os holandeses do Hovocubo, por 5-1, equipa que na sexta-feira, às 18:00, mede forças com os ‘leões’.

Com um início de jogo muito dividido, o Sporting foi mostrando algum ascendente. Zicky teve por duas vezes oportunidade de colocar os campeões europeus em título em vantagem, mas não teve a frieza necessária para o fazer. Aos quatro minutos, Waltinho rematou à trave da baliza a cargo de Josip Bilandiz.

Miguel Ângelo, aos nove, viu António Sekulic, em cima da linha de golo, negar-lhe a inauguração do marcador, depois de um remate cruzado, de fora da área. Contudo, Alex Merlim, segundos depois fez um 1-0, com uma ‘bomba’, lançada da zona dos nove metros.

Apesar do golo sofrido, o Olmissum manteve o mesmo estilo de jogo, a pressionar o portador da bola do Sporting e a fechar-se muito bem no seu último terço do terreno.

Se no capítulo defensivo estava a criar muitas dificuldades aos comandados de Nuno Dias, no ofensivo nem por isso, em várias ocasiões, o guarda-redes Guitta aproveitou para subir no rinque para oferecer superioridade numérica ao Sporting.

O ‘magro’ 1-0 ao intervalo acabava por premiar o Olmissum, sobretudo pelo trabalho feito pelo guarda-redes Josip Bilandzic, que, por exemplo, negou o golo a Carinal a três segundos do final da primeira parte.

O Sporting não podia ter entrado melhor no segundo tempo, com Diego Cavinato a fazer o 2-0, após assistência de Waltinho.

Foto João Pedro Morais

A formação de Alvalade puxou dos galões e abriu por completo a, até então, defesa bem organizada croata com o ‘mago’ Alex Merlim a bisar no encontro, aos 24 minutos, após uma excelente jogada e assistência do capitão João Matos.

O cronómetro ia avançando e não havia vislumbre de reação por parte do Olmissum, que curiosamente passou a ser vítima da ideia que trouxe para o jogo: pressionar o portador da bola.

O campo parecia estar inclinado, tal era a pressão que os campeões nacionais e europeus iam colocando no jogo, valendo ao Olmissum as defesas de Bilandzic.

Muito raramente os croatas conseguiam passar a linha de meio-campo, motivo pelo qual passara a jogar no cinco para quatro, com Postruzin a fazer de guarda-redes avançado.

Foi nessa fase que os croatas controlaram a posse de bola e encostaram o Sporting à cordas, conseguindo chegar ao tento de honra, com o golo de Nikola Pavic, aos 39 minutos, após passe de Matej Horvat.


Vídeos
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade