95 segundos à Benfica

O Sport Lisboa e Benfica bateu o Uragan Ivano-Frankovsk por 4-0, em jogo da 2.ª Jornada do Grupo D da Ronda de Elite 2021/22. Com esta vitória, as águias lideram o agrupamento e “apenas” necessitam de empatar diante do Levante para carimbar a vaga na Final Four da Liga dos Campeões.
No Pavilhão Fidelidade que apresentou uma casa muito “despida”, SL Benfica e Uragan IF defrontaram-se pela primeira vez no historial, naquela que foi a 2.ª Jornada da Ronda de Elite da Liga dos Campeões. Recorde-se que, no dia de ontem, as águias bateram o Haladás por 8-3, ao passo que os ucranianos derrotaram o Levante por 5-3. Assim, à partida para este inédito duelo, as duas equipas sabiam de antemão que uma derrota as colocaria fora da Final Four da competição.
Para esta partida, Pulpis voltou a apostar no mesmo cinco inicial que derrotou, na véspera, os húngaros e os encarnados até começaram por sofrer o primeiro tento, só que a bola viajou para o fundo das redes diretamente das mãos de Koltok e o golo foi anulado.
Pouco depois… 95 segundos à Benfica – pouco há a dizer, ou não fosse esse o título desta peça. Primeiro, Ivan Chishkala recebeu na esquerda, puxou para dentro e disparou forte ao ângulo da baliza ucraniana (1-0). Jogada bem ao estilo do ala russo, que chegou aos 3 golos na prova. Passaram-se 24 segundos… e o 2-0 apareceu. Grande passe de Robinho, que viu a desmarcação de Afonso Jesus no flanco oposto, o internacional português dominou, tirou um opositor do caminho e rematou para o fundo das redes. No minuto seguinte… Chishkala simulou o remate de meia distância e passou para Afonso Jesus que, ao segundo poste, encostou para o 3-0! O campeão do mundo por seleção chegou aos 3 golos na Liga dos Campeões 2021/22.
Até ao intervalo, o Benfica geriu a tranquilidade no marcador e controlou os ucranianos, sem descurar a criação de oportunidades de golo, embora sem conseguir concretizar, como foi o caso do remate fortíssimo de Arthur (19’) e de Bruno Cintra (20’), ambos para defesa segura de Koltok.
Na segunda parte, o Benfica manteve-se a controlar o jogo a seu belo prazer e Maxym Pavlenko viu-se forçado a lançar o seu cinco para quarto, a mais de 15 minutos do final, com Ruslan Sheremeta a assumir o papel de guarda-redes avançado.
Aos 32 minutos, Chiskala descobriu Afonso Jesus completamente sozinho à entrada da área, descaído para a esquerda, o internacional português dominou e atirou de bico para o hat-trick (4-0)! Mais um golo criado pela aliança russo-portuguesa e o Benfica garantia a vitória ainda com muito tempo por jogar. Aos 37’, Robinho complicou defensivamente com Roncaglio fora da baliza, mas o brasileiro reagiu rápido e evitou o 4-1. Até ao final, os ucranianos não conseguiram penetrar na organização defensiva encarnada e o 4-0 viria mesmo a ser o resultado final desta partida.
Com esta vitória, o Benfica soma 6 pontos e lidera o Grupo D da Ronda de Elite. O conjunto português carimba o passaporte para a Final Four em caso de vitória ou de empate, frente ao Levante, em partida a disputar no sábado, às 20 horas. Já o Uragan disse hoje matematicamente adeus ao apuramento, isto quando ainda tem de disputar a partida frente ao Haladás.
Fotografia: SL Benfica