Oito equipas lutam por quatro vagas para os quartos-de-final na conclusão dos Grupos A e B: Portugal defronta a Ucrânia.



Portugal está a um pequeno passo dos quartos-de-final.

Oito equipas lutam esta sexta-feira por quatro vagas para os quartos-de-final do Futsal EURO 2022 na conclusão dos Grupos A e B, com Portugal a defrontar a Ucrânia em Groningen.







Grupo B

Jogos Vitórias Empates Derrotas Marcados Sofridos Diferença de golos Pontos
Cazaquistão Cazaquistão 2 1 1 0 10 6 4 4
Eslovénia Eslovénia 2 0 2 0 6 6 0 2
Itália Itália 2 0 2 0 5 5 0 2
Finlândia Finlândia 201159-4 1

A antevisão de toda a acção que vai determinar os embates de segunda-feira relativos aos quartos-de-final (o vencedor de cada grupo irá medir forças com o segundo classificado do outro agrupamento).

Cazaquistão - Itália (16h30, Groningen)
Resumo: Finlândia 2-6 Cazaquistão

O Cazaquistão recuperou trés vezes de desvantagens no marcador para empatar 4-4 na estreia contra a Eslovénia e esteve depois a perder frente à estreante Finlândia, antes de assegurar uma vitória por 6-2 que o deixou na liderança. Um empate será suficiente para o Cazaquistão, que alcançou as meias-finais nas duas fases finais anteriores do Futsal EURO, sendo que pode até perder se a Eslovénia não vencer.

A Itália empatou 3-3 ante a Finlândia e 2-2 contra a Eslovénia, vendo-se obrigada a recuperar de desvantagens em ambos os jogos e dando tudo pelo triunfos na recta final desses dois encontros. A vitória leva os Azzurri aos quartos-de-final e evitaria uma segunda eliminação consecutiva na fase de grupos, ao mesmo tempo que permitiria a desforra da sua última partida a eliminar jogo, por sinal uma derrota por 5-2 nos quartos-de-final, diante do Cazaquistão, em 2016.

Estatística-chave: A Itália tinha sempre terminado entre os oito melhores num Futsal EURO até à sua eliminação na fase de grupos de 2018, quando a anfitriã Eslovénia a deixou pelo caminho.

Eslovénia - Finlândia (16h30, Amesterdão)
Resumo: Itália 2-2 Eslovénia

Os dois empates da Eslovénia deixaram-na com a certeza de que uma vitória garante a presença nos quartos-de-final pela terceira vez em quatro edições. Mesmo um empate será suficiente se a Itália perder (ou possivelmente devido aos golos marcados se esta também empatar).

A Finlândia estava perto da vitória no jogo inaugural contra a Itália antes de ceder um empate tardio e ousou sonhar contra o Cazaquistão quando se encontrou a vencer merecidamente por 2-1 no decorrer da segunda parte. Uma vitória manteria a campanha de estreia da Finlândia na fase a eliminar, a menos que o Cazaquistão perdesse, o que os colocaria de fora devido ao confronto directo.

Estatística-chave: Estas equipas defrontaram-se pela útima vez num amigável em Janeiro de 2017, com Denis Totoškovi? a assinar um "hat-trick" a dar a vitória à Eslovénia por 3-2.

Grupo A

Jogos Vitórias Empates Derrotas Marcados Sofridos Diferença de golos Pontos
Portugal Portugal 2 2 0 0 8 3 5 6
Holanda Holanda 2 1 0 1 4 6 -2 3
Ucrânia Ucrânia 2 1 0 1 8 4 4 3
Sérvia Sérvia 2 0 0 2 3 10 -7 0
Resumo: Sérvia 1-6 Ucrânia

O campeão em título Portugal começou de forma segura e não espectacular a sua defesa do troféu, mas também foi isso o que aconteceu no Campeonato do Mundo do ano passado, onde acabou por vencer a prova. Depois de bater a Sérvia por 4-2 e os Países Baixos por 4-1, a única maneira de Portugal ser eliminado é se perder por uma diferença de seis golos ou mais e os anfitriões vencerem.

A Ucrânia perdeu por 3-2 frente aos Países Baixos no seu jogo de abertura, mas respondeu em grande a esse dissabor no domingo, quando surpreendeu a Sérvia por 6-1. Outra vitória garante a passagem aos quartos-de-final, sendo que um empate é suficiente se os Países Baixos perderem. Mesmo que a Ucrânia seja derrotada, apura-se se os anfitriões for derrotados por oito golos ou menos.

Estatística-chave: A Ucrânia apenas não logrou ultrapassar a fase de grupos numa ocasião no que diz respeito às suas nove participações anteriores na competição (em 2007, por sinal o último torneio com oito selecções).

Países Baixos - Sérvia (19h30, Amesterdão)
Resumo: Portugal 4-1 Países Baixos

Os anfitriões tiveram um bom desempenho em ambos os jogos que disputaram até agora e quando os bilhetes foram colocados à venda na quarta-feira para este jogo, esgotaram instantaneamente. Uma vitória é suficiente para os Países Baixos, a menos que a Ucrânia ganhe por uma margem entre um e cinco golos. Um empate da selecção laranja significaria igualmente a passagem aos quartos-de-final, a menos que a Ucrânia vença, sendo que os anfitriões são eliminados se perderem.

A Sérvia, assolada por lesões antes do arranque do torneio, incluindo Slobodan Raj?evi? e Jovan Lazarevi?, não conseguiu mostrar o nível de desempenho que exibiu ao chegar aos oitavos-de-final do Mundial, onde obrigou Portugal a um prolongamento. Apenas uma vitória por nove golos e uma derrota da Ucrânia podem levar a Sérvia aos quartos-de-final.

Estatística-chave: Os Países Baixos esperam não tornar-se apenas no quarto anfitrião de um Futsal EURO a ser eliminado na fase de grupos, depois da Bélgica (2014), da Hungria (2010) e da República Checa (2005).








Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade