Estreante Finlândia apura-se para os Quartos de Final

Em estreia em Fases Finais de grandes competições, a Finlândia bateu a Eslovénia por duas bolas a uma e qualificou-se para os Quartos de Final do Campeonato da Europa de 2022. A seleção nórdica fica agora à espera de Portugal, que precisa apenas do empate para se qualificar na primeira posição.
O Grupo B foi o primeiro a chegar ao fim. Grande parte dessas decisões passaram pela Ziggo Dome Arena, em Amesterdão, onde Eslovénia e Finlândia se defrontaram pela segunda vez na sua história – em 2005, os eslovenos venceram por 5-1. Após empatar com Cazaquistão e Itália, a Eslovénia era a única equipa que dependia apenas de si para passar. Já a Finlândia, teria de bater a Eslovénia e esperar a Itália não vencesse o Cazaquistão na outra partida.
Voltando à capital neerlandesa – que já contou com público nas bancadas, pela primeira vez nesta competição – a primeira parte deste duelo foi enfadonha, com o nulo a registar-se ao intervalo pela primeira vez neste Europeu. Este resultado interessava à Eslovénia, seleção que até entrou melhor na partida, e que beneficiava assim do resultado (2-1) do Cazaquistão frente à Itália.
Na 2.ª parte, a Eslovénia manteve o controlo da partida e a defesa do empate, e acabou por ser surpreendida pela Finlândia. Vanha recebeu no corredor direito, puxou o pé esquerdo atrás, rematou de longe, a bola ia para fora até embater no tronco de Jyrkiainen e acabar no fundo das redes (0-1). De seguida, Horvat solicitou a sua pausa técnica e lançou Fetic como guarda-redes avançado.
Aos 35 minutos, Savolainen defendeu um remate, agarrou a bola e, sem guarda-redes na baliza, rematou para o 0-2. A dois minutos do final, a Eslovénia trabalhou muito bem o 5x4, a bola entrou no corredor central, em Hozjan, que rematou rasteiro para o 1-2! A Eslovénia estava, por esta altura, a um golo do apuramento. Naturalmente, o 5x4 manteve-se e os eslovenos até estiveram perto do golo do apuramento, não fosse Kytola estar atento e cortar um remate quase em cima da linha de golo. Até ao final, o resultado não sofreu mais alterações e a Finlândia venceu por 2-1.
Com a goleada do Cazaquistão à Itália, a estreante Finlândia apura-se para os Quartos de Final do Campeonato da Europa 2022, como segunda classificada do Grupo B. Já a Eslovénia arruma as malas e regressa ao seu país. Na próxima fase, os finlandeses vão defrontar o vencedor do Grupo A que, nesta altura, é Portugal. Para carimbar essa posição, a seleção de Jorge Braz precisa apenas do empate.
Fotografia: UEFA