Portugal reencontra a Finlândia



A Equipa das Quinas vai voltar a encontrar a formação nórdica, diante quem empatou na qualificação para o Campeonato do Mundo Lituânia 2021.

A Seleção Nacional de futsal vai defrontar a sua congénere da Finlândia nos quartos de final do Campeonato da Europa Países Baixos 2022, agendados para o dia 31 de janeiro (segunda-feira), pelas 16h00 (17h00 locais), no Ziggo Dome, em Amesterdão.

Na sua estreia em fases finais os nórdicos causaram alguma surpresa aos menos atentos da modalidade - ao empatar a três bolas diante de Itália.


Foto: Oliver Hardt - UEFA/UEFA via Getty Images

Diante dos transalpinos, a Finlândia marcou primeiro e deu a volta ao resultado de 1-2 para 3-2, sofrendo o tento do empate a um minuto e a 16 segundos do final. Seguiu-se uma derrota com os semifinalistas do último Mundial, o Cazaquistão (que perdeu para Portugal no desempate por penáltis), por 6-2, e uma vitória diante da Eslovénia, por 2-1, que valeu o apuramento.

Empates com Itália e Portugal na qualificação para o Mundial em 2020
A surpresa neste Europeu, poderá dizer-se que é apenas uma meia-surpresa. Na Ronda de elite de qualificação para o Campeonato do Mundo Lituânia 2021, os finlandeses empataram (2-2) diante de Itália (campeã europeia em 2003 e em 2014) e estiveram por duas vezes em vantagem (clique aqui para saber mais). Nessa fase de qualificação, a Finlândia seguiria para o play-off, onde perderia diante da Sérvia, deixando de fora do Mundial-2021 a squadra azzurra e a Bielorrússia (que falhou o apuramento para o Euro-2022 no play-off com a Sérvia).

No segundo jogo dessa qualificação para o Mundial, disputada na Póvoa de Varzim, em janeiro e fevereiro de 2020, a formação orientada pelo croata Mico Martic, esteve mesmo a vencer a Equipa das Quinas por 2-0 (com golos apontados aos 16 e aos 29 minutos). Os comandados de Jorge Braz só conseguiriam chegar ao empate nos instantes finais – com um golo de Bruno Coelho, aos 39 minutos, na cobrança de um livre de 10 metros, e outro de Cardinal no derradeiro minuto do encontro. Na equipa portuguesa estavam 10 dos 14 jogadores que estão neste Europeu - André Sousa, Edu (que não chegou a entrar nessa partida), André Coelho, João Matos, Bruno Coelho, Fábio Cecílio, Pany, Miguel Ângelo, Tiago Brito e Erick – e ainda Ricardinho, Cardinal, Nilson e Pedro Cary (clique aqui para saber mais e ver o resumo dessa partida).


Vídeos
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade