Nos pés de Jesus e Miguel Ângelo



Podia ser o título de uma obra bibliográfica em que se fala de fé, crenças e de um dos maiores pintores de sempre. Mas não é. É a história de mais uma batalha vencida por uma seleção em busca do desconhecido e do inédito. Enfim… estamos nas meias-finais!

Começou a fase decisiva que vai definir o vencedor do Campeonato da Europa 2022. A abrir as hostilidades, Portugal e Finlândia entraram em campo na Ziggo Dome Arena, em Amesterdão. Ora, se de um lado estava o Campeão Europeu e do Mundo em título, do outro estava a surpreendente Finlândia que, na sua primeira participação em Europeus, alcançou os Quartos de Final.

Para esta partida, Jorge Braz manteve o cinco inicial dos três jogos anteriores – André Sousa; João Matos, Bruno Coelho, Pany Varela e Erick Mendonça – enquanto que Mico Martic manteve o alinhamento do último jogo, em que a Finlândia bateu a Eslovénia – Savolainen; Autio, Kitola, Hosio e Alamikkotervo.

Com alguns ruidosos portugueses nas bancadas, entre eles o mágico Ricardinho, Portugal entrou melhor na partida e, aos quatro minutos, já vencia (1-0). Pany Varela desequilibrou no flanco esquerdo, cruzou atrasado e Afonso Jesus apareceu à entrada da área a rematar para o fundo das redes. Portugal manteve a superioridade e a qualidade, enquanto a Finlândia disputava o jogo de igual forma.

Aos dez minutos, livre direto para a Finlândia, descaído para a direita, prontamente cobrado por Alamikkotervo para o segundo poste, onde estava Miika Hosio a encostar com o peito para o empate (1-1). Este foi o segundo golo do finlandês neste Europeu e trouxe alguma justiça ao jogo. Todavia, na reta final da primeira parte, o jogo mudou de figura. Os nórdicos chegaram às cinco faltas e adotaram o cinco para quatro, de forma a terem mais bola e a controlarem melhor o jogo.

Apesar da inferioridade numérica, Portugal chegou ao segundo, aos 15 minutos (2-1). Reposição lateral de laboratório, Pany bloqueou o seu marcador direto, Cecílio igual, a bola entrou nesse espaço e Afonso Jesus apareceu, novamente, à entrada da área para bisar na partida. Quarto golo do jogador do Benfica na competição. Até ao intervalo, destaque para o remate ao poste do guarda-redes Savolainen que, a par de Afonso, foi a grande figura do primeiro tempo.

Na segunda parte a Finlândia entrou melhor e chegou ao empate aos 27 minutos (2-2). Reposição lateral de Kytola no lado esquerdo, Portugal falha na marcação e Panu Autio aparece sozinho a rematar para o fundo das redes de André Sousa. As bolas paradas voltam a evidenciar-se nesta partida e Portugal continua não muito bem neste aspeto. A seguir ao golo do empate, a Finlândia esteve melhor na partida, superiorizou-se a Portugal, mas não conseguiu materializar esse fator em golos.

À entrada para os últimos dez minutos de jogo, Miguel Ângelo recebeu a bola na esquerda, galgou uns metros com a redondinha colada ao pé, puxou para o pé esquerdo e rematou cruzado para o 3-2. Aos 34’, André Coelho teve tudo nos pés para matar o jogo, mas atirou ao lado. A Finlândia respondeu com o cinco para quatro, novamente com Autio nesse papel, desta feita para procurar o empate. A 17 segundos do final, Autio rematou cruzado e André Sousa negou o golo com uma fantástica defesa! Já para lá da buzina, Pany ainda fez o 4-2, mas não contou.

Com esta vitória pela margem mínima, Portugal estás nas meias-finais do Campeonato da Europa, aguarda agora por Espanha ou Eslováquia e garantiu, desde já, a disputa pelas medalhas. A meia-final será disputada na próxima sexta-feira.

 

Fotografia: UEFA




Vídeos
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade