Rússia enfrenta a Geórgia e a Espanha mede forças com a Eslováquia esta terça-feira.



Os quartos-de-final do UEFA Futsal EURO 2022 estão em andamento na Ziggo Dome, em Amesterdão.

O UEFA.com fez a antevisão de toda a acção, com Portugal à espera da Espanha ou da Eslováquia nas meias-finais, enquanto a Ucrânia irá defrontar o vencedor do jogo entre a Rússia e a Geórgia.

Caminho até à final

QUARTOS-DE-FINAL

Segunda-feira, 31 de Janeiro:
Portugal 3-2 Finlândia
Cazaquistão 3-5 Ucrânia

Terça-feira, 1 de Fevereiro:
Rússia - Geórgia (16h00)
Espanha - Eslováquia (19h00)

MEIAS-FINAIS

Sexta-feira, 4 de Fevereiro:
Portugal - Espanha/Eslováquia (hora por confirmar)
Cazaquistão/Ucrânia - Rússia/Geórgia (hora por confirmar)

FINAL/JOGO DO TERCEIRO LUGAR

Domingo, 6 de Fevereiro:
Jogo do terceiro lugar (13h30)
Final (16h30)

Todas as horas de Portugal Continental

A Rússia foi talvez a selecção que mais se destacou na fase de grupos, totalizando 16 golos ao derrotar a Eslováquia por 7-1, a Croácia por 4-0 e a Polónia por 5-1. Inúmeras vezes à beira da glória desde que que que conquistou o seu único título importante no Futsal EURO em 1999, os russos parecem determinados a quebrar finalmente esse jejum e até superaram a lesão que lhes custou o prolífico pivô Eder Lima, com Artem Antoshkin a liderar actualmente a lista dos melhores marcadores, com cinco gols e três assistências.

A Geórgia, tal como a Rússia, apurou-se ao cabo de apenas duas jornadas, isto após as reviravoltas que lhe permitiram derrotar o Azerbaijão por 3-2 e a Bósnia-Herzegovina por 2-1, tornando-se dessa forma a primeira estreante a arrancar a sua campanha com duas vitórias desde 2010. No entanto, uma derrota por 8-0 contra a Espanha, no sábado, fez com que a Geórgia tenha agora de enfrentar a Rússia, adversária frente à qual perdeu por 4-0 em Tbilisi e por 3-0 em Schelkovo no ano passado, na qualificação.

Sergei Skorovich, seleccionador da Rússia: "A parte mais difícil do torneio começa agora. Não há espaço para erros na fase a eliminar. Todos precisam de estar concentrados ao máximo. Sabemos que a Geórgia é uma boa equipa que merece estar onde está. Aprendemos imenso sobre eles nos jogos da qualificação, mas este é um encontro diferente. Talvez a Geórgia tenha mudado um pouco desde que os defrontámos e a verdade é que melhoraram."

Avtandil Asatiani, seleccionador da Geórgia: "Estamos cientes que vamos defrontar um adversário muito forte. A Rússia está mais forte do que quando a defrontámos no apuramento e vamos ter de estar ao nosso melhor nível."

Estatística-chave: A Rússia venceu quatro quartos-de-final seguidos do Futsal EURO desde que perdeu ante a Espanha em 2010, no desempate por penáltis.


Espanha - Eslováquia
A Espanha passou despercebida quando começou o Grupo D ao vencer a Bósnia-Herzegovina por 5-1 e depois empatar 2-2 ante o Azerbaijão. No entanto, a goleada por 8-0 aplicada à Geórgia, igualando a sua própria margem recorde de vitória no torneio, representou um sinal de intenção de uma equipa que nunca passou duas edições segudas do Futsal EURO sem levantar o troféu.

Nove jogadores diferentes marcaram pela Espanha na fase final, incluindo dois golos de Adolfo contra a Geórgia no seu retorno à selecção, e outro de Solano, recém-convocado para substituir o lesionado Esteban.

A vitória da Eslováquia por 5-3 ante a Croácia para garantir o apuramento, depois de ter perdido contra a Rússia e de ter empatado frente à Polónia, fez com que três das quatro estreantes tivessem passado da fase de grupos, mais do que em todas as edições anteriores após 1999 juntas.

Muito pode depender de Tomáš Drahovský, o jogador do Santa Coloma que foi o melhor marcador do campeonato espanhol na época passada e que está atrás apenas de Ferrao e de Adolfo esta época.

Fede Vidal, seleccionador da Espanha: "Sabemos o quão difícil é este Campeonato da Europa. Está a tornar-se cada vez mais complicado. Vai ser um jogo muito difícil. Temos de manter as coisas positivas do jogo frente à Geórgia. É esse o caminho que temos de seguir e não podemos afastarnos dele se não quisermos ter problemas. Temos de impor o nosso jogo e a nossa identidade. A equipa tem vindo a crescer ao longo do torneio e estamos num bom momento. E acima de tudo quero destacar a mentalidade deste grupo de trabalho, que não podia ser melhor."

Marián Berky, seleccionador da Eslováquia: "Há um problema de momento com o Matúš Šev?ík, mas penso que o vamos resolver rapidamente. Vários outros jogadores sofreram pequenos toques durante a fase de grupos, mas espero que todos estejam em condições de jogar. A Espanha é a maior favorita, juntamente com a Rússia e Portugal. Estas equipas irão lutar pelo título. A Espanha é a mais madura das três a nível táctico e contam com grandes jogadores, tanto a nível individual como na manobra colectiva da equipa."

Estatística-chave: A Espanha esteve sempre presente nas meias-finais em todas as 11 edições anteriores do Futsal EURO.


Vídeos
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade