Venham de lá Nuestros Hermanos... como não podia deixar de ser

A Espanha venceu esta noite a estreante Eslováquia e confirmou presença nas meias-finais do Campeonato da Europa 2022, onde irá defrontar Portugal. Pelo quarto europeu consecutivo, ocorrerá um duelo ibérico na fase a eliminar. Será o 33.º da história.
A fechar os Quartos de Final, Espanha e Eslováquia defrontaram-se pela terceira vez na história para definir quem seria o adversário de Portugal. Nas outras partidas, sinal mais para os espanhóis que golearam os eslovacos – 4-0 em 2012 e 8-0 em 2012. O contexto que antecedia era completamente diferente entre as duas seleções. Uma já se havia sagrado Campeã da Europa e venceu o Grupo D nos Países Baixos. A outra estreava-se em grandes competições e alcançou um notável segundo lugar no Grupo C na estreia.
Na primeira parte a Espanha foi bastante mais eficaz que a sua opositora e, ao intervalo, vencia com justiça e soberania. Com 96 segundos de jogo, os espanhóis já venciam por 1-0, após uma jogada estudada na cobrança de um livre, Lozano descobriu Mellado completamente sozinho na direita e o jogador do Jimbee Cartagena rematou para o fundo das redes. Aos dez minutos, bela jogada individual de Lozano, que dominou a bola, tirou um adversário do caminho e atirou forte ao ângulo da baliza eslovaca (2-0). Golo do experiente jogador de 33 anos que chegou hoje às 100 internacionalizações.
A fechar o primeiro tempo, aos 16 minutos, os espanhóis marcaram através de outra reposição lateral (3-0). Passe de Mellado, Raúl Campos rematou de longe, a bola bateu no solo mesmo à frente de Karpiak e acabou por enganar o guarda-redes eslovaco. O intervalo lá apareceu e a Eslováquia mudou a sua estratégia no regresso aos balneários.
Na segunda parte, a seleção comandada por Marián Berk entrou de início em cinco para quatro, de modo a consentir menos posse de bola à Espanha e a ter mais soluções na procura pelo golo. Todavia, esta estratégia durou apenas quatro minutos, visto que Martin Smericka, o guarda-redes avançado, defendeu uma bola que ia para a baliza fora da área e foi, naturalmente, expulso. Na cobrança, Lozano voltou a servir Mellado que, completamente sozinho, não desperdiçou e fez o bis (4-0).
Aos 33’, Rick acertou no ferro e, segundos depois, a Eslováquia reduziu (4-1). Bela jogada da Eslováquia, Zatovic encontrou Serbin completamente sozinho ao segundo poste e, em cima da linha de golo, o jogador de 32 anos só teve de encostar. Porém, a resposta espanhola demorou apenas… 34 segundos (5-1). Raúl Campos apareceu completamente isolado após passe de Borja e, perante a saída dos postes, desviou a bola de Karpiak. Até final, o ritmo de jogo decaiu bastante, o resultado não sofreu mais alterações e a Espanha venceu justamente.
Com esta vitória, a Espanha está pela 12.ª vez consecutivas nas meias-finais, ou seja, nunca ficaram abaixo desta fase. Nesse jogo, a seleção de Nuestros Hermanos medirá forças, pela 33.ª vez, com Portugal, numa partida disputada na próxima sexta-feira. O jogo que decidirá se Portugal irá disputar o bicampeonato ou a Espanha o seu oitavo título tem acompanhamento integral na Zona Técnica Futsal Portugal.
Fotografia: UEFA