Dia 4: Argentina, Brasil e Paraguai nas 'meias'

No regresso da Copa América, Argentina, Brasil e Paraguai confirmaram o apuramento para as meias-finais, enquanto que Peru e Chile disseram adeus à fase de grupos sem qualquer ponto conquistado.
Após o dia de descanso, Uruguai e Chile abriram as hostilidades na Arena da Secretaría Nacional de Deportes. Esta partida começou equilibrada e assim continuou, até que, aos 11 minutos, Richard Catardo recebeu na esquerda, deambulou para dentro, passou por Toledo e rematou cruzado para o 1-0. Aos 13’, jogada a papel químico do primeiro tento, com Juan Custodio a receber junto ao flanco direito, a puxar para dentro e a rematar forte ao canto superior direito da baliza chilena (2-0). Na segunda parte não houve qualquer golo e os uruguaios venceram pela segunda ronda consecutiva na presente edição da Copa América, enquanto que os chilenos se despedem com 0 pontos.
No primeiro jogo do dia do Grupo B, o Paraguai mediu forças com o Peru, a única seleção do agrupamento sem qualquer ponto amealhado. Aos 3 minutos, Sebastián Obando abriu o marcador através da cobrança de um pontapé de penálti (0-1). Pouco depois dos dez minutos, Cholo Salas cobrou uma reposição lateral para o meio do meio campo e Arnaldo Báez apareceu a rematar para o 1-1. A reviravolta ficou completa aos 13’, depois de Richard Rejala aparece solto ao segundo poste (2-1). À beira do intervalo, o capitão Cholo Salas cobrou certeiramente um livre de dez metros e colocou o resultado em 3-1. No segundo tempo, o Peru perdeu a bola a meio campo, Hugo Martínez isolou-se e enganou Eder Pérez (4-1). Por fim, aos 35’, Cholo Salas bateu um pontapé de penálti e enganou o guardião peruano (5-1). Com esta vitória, o Paraguai garantiu o apuramento para as meias-finais, ao passo que o Peru se despediu sem qualquer ponto. Assim, fica assegurado que a partida pelo 9.º e 10.º lugares será disputada entre o Chile e o Peru.
No jogo entre os primeiros classificados do Grupo A, a Colômbia até esteve por cima no primeiro tempo, criando algumas ocasiões de perigo e, inclusivamente, acertando nos ferros, mas foi o Brasil quem se adiantou no marcador aos 17’ (0-1). Após passe de Pito, Ferrão apareceu aos dez metros a rematar colocado. Na segunda parte, os brasileiros confirmaram todo o favoritismo, apesar dos colombianos terem estado por cima. Aos 34’, Felipe Valério combinou com Ferrão e rematou de primeira, à entrada da área, para o 0-2. A três minutos do final, livre cobrado por Marcénio, na esquerda, com Rafa Santos a aparecer completamente sozinho para fazer o 0-3.
A fechar o dia, a Argentina defrontou a Venezuela, num jogo que marcou o regresso de Borruto após dois jogos de suspensão, por ter agredido Ricardinho na final do Mundial da Lituânia. Aos 16’, Cuzzolino cobrou um livre para a entrada da área, Vaporaki recebeu de costas, rodou sobre Henry Gutiérrez e rematou rasteiro para o 0-1. Um minuto depois, grande transição da Argentina, com Pablo Taborda a concluir (0-2). Aos 18’, mais uma grande jogada da seleção das pampas, com Brandi a receber no interior da área e a oferecer o 0-3 a Matías Edelstein. No segundo tempo a Venezuela reduziu, através de um grande remate de longe de Wilson Francia (1-3). Com este resultado, a Argentina junta-se a Brasil e Paraguai nas meias-finais.
Resultados – Dia 4:
Uruguai 2-0 Chile | Paraguai 5-1 Peru | Colômbia 0-3 Brasil | Venezuela 1-3 Argentina
Grupo A:
1.º Brasil – 9 pontos (Apurado para as meias-finais)
2.ºs Uruguai e Colômbia – 6 pts
4.º Equador – 3 pts
5.º Chile – 0 pts (9.º/10.º lugares)
Grupo B:
1.ºs Paraguai e Argentina – 9 pontos (Apurados para as meias-finais)
3.ºs Venezuela e Bolívia – 3 pts
5.º Peru – 0 pts (9.º/10.º lugares)
Amanhã:
Venezuela 14h00 Bolívia
Colômbia 16h00 Equador – Canal 11 (Diferido)
Argentina 18h00 Paraguai – Canal 11 (Diferido)
Brasil 20h00 Uruguai – Canal 11 (Diferido)