Dia 5: Terminou a Fase de Grupos



Está fechada a Fase de Grupos da Copa América de Futsal 2022. Neste último dia os golos voltaram a aparecer em grande dose – marcaram-se vinte golos – e ficámos a saber que, nas meias-finais, haverá um sempre apetitoso Brasil-Argentina, juntando-se ao Paraguai-Colômbia

No começo do dia de todas as decisões, Venezuela e Bolívia defrontaram-se para decidir quem seguiria para o jogo de atribuição do 5.º lugar. Na SND Arena, a Venezuela entrou melhor e, aos 19’, chegou ao golo por intermédio de Henry Gutiérrez (1-0). Aos 29’, Óscar Fernández apareceu sozinho na direita e desferiu um remate forte, de baixo para cima, para o 2-0. Três minutos depois, combinação entre Miguel Padilla e Enrique Florero, com o primeiro a finalizar e a reduzir para 2-1. Aos 35’ a Venezuela beneficiou de um livre praticamente à entrada da área e Rafa Morillo assistiu Henry Gutiérrez para o 3-1 final. Com esta vitória, a seleção do Vinotinto vai disputar o jogo de 5.º e 6.º lugares, enquanto que a Bolívia irá lutar pelo 7.º e 8.º.

No segundo jogo deste quinto dia, a Colômbia defrontou o Equador e sabia de antemão que teria de vencer para ainda sonhar com as meias-finais. Aos 2’, o Equador facilitou na defesa e Felipe Echavarría aproveitou para abrir a contagem (1-0). Os equatorianos responderam praticamente de seguida, com Jordan Mercado a desviar um livre em cima da linha de golo (1-1). Na jogada seguinte, disparate do guardião equatoriano e Ángellott Caro não desperdiçou (2-1). Aos 8’ foi a vez da Colômbia complicar na defesa, com Jordan Mercado a aproveitar para bisar (2-2). No minuto seguinte, Harrison Santos recebeu na esquerda, passou por um adversário e desferiu um remate fortíssimo para o fundo da baliza (3-2). Aos 10’, Dálember Segura soltou-se da marcação e fez o 3-3. Aos 18’ o Equador ficou a pedir falta de Echavarría sobre Jerson, a jogada prosseguiu, o colombiano isolou-se e fez o 4-3. O intervalo lá acabou por chegar depois de… sete golos em 16 minutos! O último golo surgiu aos 31’, com Felipe Echavarría a fazer o hat-trick após passe de Caro (5-3).

No jogo que decidiu a liderança do Grupo B, o Paraguai entrou melhor e, já depois da Argentina ter acertado uma bola no ferro, inaugurou o marcador (0-1), com golo de Arnaldo Báez aos 5’. Aos 14’, Hugo Martínez aumentou a contagem para 0-2, após uma grande jogada coletiva. Já em 5x4, a Argentina reduziu para 1-2, após um remate exterior do guarda-redes avançado, Matías Edelstein. 20 segundos depois e o Paraguai apanhou os argentinos em contrapé, com Francisco Martínez a fazer o 1-3 após defesa incompleta de Sarmiento. No segundo tempo as coisas inverteram-se e, aos 27’, Matías Edelstein reduziu para 2-3, após combinação coletiva. Aos 33’, com o Paraguai em 5x4, a Argentina recuperou a bola e Sebastián Corso finalizou, sem o guarda-redes na baliza (3-3). Até final o resultado não voltou a mexer e o Paraguai garantiu o primeiro lugar do grupo.

Os adversários de argentinos e paraguaios só ficaram conhecidos no último jogo da Fase de Grupos, entre Brasil e Uruguai. No clássico sul-americano, o Brasil foi quase sempre superior e chegou à vantagem aos 7 minutos (1-0). Reposição lateral cobrada pelo ar por Marcénio, com Pito a rematar no ar, de fora da área, para o fundo das redes. Aos 18’, Guitta parou um remate uruguaio, agarrou de imediato a bola e serviu Pito que, com um toque subtil de cabeça, fez o 2-0. No segundo tempo, Pito ficou perto do hat-trick depois de acertar no ferro, aos 24’. No minuto seguinte, foi a vez de Marcénio enviar uma bola ao poste. Aos 31’, foi Rafa Santos quem voltou a acertar no poste esquerdo. Com este resultado, o Brasil irá defrontar a Argentina nas meias-finais, numa autêntica final antecipada, enquanto que o Uruguai fica fora da próxima fase.

Amanhã a Copa América volta a parar e regressa no sábado para os jogos das meias-finais, bem como os jogos que vão decidir as posições entre o sétimo e o décimo. Assim, o nosso diário voltará no sábado.

 

Resultados – Dia 5:

Venezuela 3-1 Bolívia | Colômbia 5-3 Equador | Argentina 3-3 Paraguai | Brasil 2-0 Uruguai

 

Grupo A:

1.º Brasil – 12 pontos (Apurado para as meias-finais)

2.º Colômbia – 9 pts (Meias-finais)

3.º Uruguai – 6 pts (5.º/6.º lugares)

4.º Equador – 3 pts (7.º/8.º lugares)

5.º Chile – 0 pts (9.º/10.º lugares)

 

Grupo B:
1.º Paraguai – 10 pontos (Apurados para as meias-finais)

2.º Argentina – 10 pts (Meias-finais)

3.º Venezuela – 6 pts (6.º/7.º lugares)

4.º Bolívia – 3 pts (7.º/8.º lugares)

5.º Peru – 0 pts (9.º/10.º lugares)

 

Sábado:

Chile 14h00 Peru

Equador 16h15 Bolívia

Paraguai 18h30 Colômbia – Canal 11 (Diferido)

Brasil 21h30 Argentina – Canal 11



Vídeos
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade