Dia 5: Terminou a Fase de Grupos

Está fechada a Fase de Grupos da Copa América de Futsal 2022. Neste último dia os golos voltaram a aparecer em grande dose – marcaram-se vinte golos – e ficámos a saber que, nas meias-finais, haverá um sempre apetitoso Brasil-Argentina, juntando-se ao Paraguai-Colômbia
No começo do dia de todas as decisões, Venezuela e Bolívia defrontaram-se para decidir quem seguiria para o jogo de atribuição do 5.º lugar. Na SND Arena, a Venezuela entrou melhor e, aos 19’, chegou ao golo por intermédio de Henry Gutiérrez (1-0). Aos 29’, Óscar Fernández apareceu sozinho na direita e desferiu um remate forte, de baixo para cima, para o 2-0. Três minutos depois, combinação entre Miguel Padilla e Enrique Florero, com o primeiro a finalizar e a reduzir para 2-1. Aos 35’ a Venezuela beneficiou de um livre praticamente à entrada da área e Rafa Morillo assistiu Henry Gutiérrez para o 3-1 final. Com esta vitória, a seleção do Vinotinto vai disputar o jogo de 5.º e 6.º lugares, enquanto que a Bolívia irá lutar pelo 7.º e 8.º.
No segundo jogo deste quinto dia, a Colômbia defrontou o Equador e sabia de antemão que teria de vencer para ainda sonhar com as meias-finais. Aos 2’, o Equador facilitou na defesa e Felipe Echavarría aproveitou para abrir a contagem (1-0). Os equatorianos responderam praticamente de seguida, com Jordan Mercado a desviar um livre em cima da linha de golo (1-1). Na jogada seguinte, disparate do guardião equatoriano e Ángellott Caro não desperdiçou (2-1). Aos 8’ foi a vez da Colômbia complicar na defesa, com Jordan Mercado a aproveitar para bisar (2-2). No minuto seguinte, Harrison Santos recebeu na esquerda, passou por um adversário e desferiu um remate fortíssimo para o fundo da baliza (3-2). Aos 10’, Dálember Segura soltou-se da marcação e fez o 3-3. Aos 18’ o Equador ficou a pedir falta de Echavarría sobre Jerson, a jogada prosseguiu, o colombiano isolou-se e fez o 4-3. O intervalo lá acabou por chegar depois de… sete golos em 16 minutos! O último golo surgiu aos 31’, com Felipe Echavarría a fazer o hat-trick após passe de Caro (5-3).
No jogo que decidiu a liderança do Grupo B, o Paraguai entrou melhor e, já depois da Argentina ter acertado uma bola no ferro, inaugurou o marcador (0-1), com golo de Arnaldo Báez aos 5’. Aos 14’, Hugo Martínez aumentou a contagem para 0-2, após uma grande jogada coletiva. Já em 5x4, a Argentina reduziu para 1-2, após um remate exterior do guarda-redes avançado, Matías Edelstein. 20 segundos depois e o Paraguai apanhou os argentinos em contrapé, com Francisco Martínez a fazer o 1-3 após defesa incompleta de Sarmiento. No segundo tempo as coisas inverteram-se e, aos 27’, Matías Edelstein reduziu para 2-3, após combinação coletiva. Aos 33’, com o Paraguai em 5x4, a Argentina recuperou a bola e Sebastián Corso finalizou, sem o guarda-redes na baliza (3-3). Até final o resultado não voltou a mexer e o Paraguai garantiu o primeiro lugar do grupo.
Os adversários de argentinos e paraguaios só ficaram conhecidos no último jogo da Fase de Grupos, entre Brasil e Uruguai. No clássico sul-americano, o Brasil foi quase sempre superior e chegou à vantagem aos 7 minutos (1-0). Reposição lateral cobrada pelo ar por Marcénio, com Pito a rematar no ar, de fora da área, para o fundo das redes. Aos 18’, Guitta parou um remate uruguaio, agarrou de imediato a bola e serviu Pito que, com um toque subtil de cabeça, fez o 2-0. No segundo tempo, Pito ficou perto do hat-trick depois de acertar no ferro, aos 24’. No minuto seguinte, foi a vez de Marcénio enviar uma bola ao poste. Aos 31’, foi Rafa Santos quem voltou a acertar no poste esquerdo. Com este resultado, o Brasil irá defrontar a Argentina nas meias-finais, numa autêntica final antecipada, enquanto que o Uruguai fica fora da próxima fase.
Amanhã a Copa América volta a parar e regressa no sábado para os jogos das meias-finais, bem como os jogos que vão decidir as posições entre o sétimo e o décimo. Assim, o nosso diário voltará no sábado.
Resultados – Dia 5:
Venezuela 3-1 Bolívia | Colômbia 5-3 Equador | Argentina 3-3 Paraguai | Brasil 2-0 Uruguai
Grupo A:
1.º Brasil – 12 pontos (Apurado para as meias-finais)
2.º Colômbia – 9 pts (Meias-finais)
3.º Uruguai – 6 pts (5.º/6.º lugares)
4.º Equador – 3 pts (7.º/8.º lugares)
5.º Chile – 0 pts (9.º/10.º lugares)
Grupo B:
1.º Paraguai – 10 pontos (Apurados para as meias-finais)
2.º Argentina – 10 pts (Meias-finais)
3.º Venezuela – 6 pts (6.º/7.º lugares)
4.º Bolívia – 3 pts (7.º/8.º lugares)
5.º Peru – 0 pts (9.º/10.º lugares)
Sábado:
Chile 14h00 Peru
Equador 16h15 Bolívia
Paraguai 18h30 Colômbia – Canal 11 (Diferido)
Brasil 21h30 Argentina – Canal 11