Rússia e Ucrânia em jogo de emoções

A primeira semifinal, que será antes do Espanha-Portugal, é marcada pela tensão política que existe atualmente entre os dois países. A UEFA não permite que se enfrentem nos sorteios.
Desde 2014, todos os sorteios iniciais da UEFA têm uma condição: as equipas ou selecções nacionais da Rússia e da Ucrânia não podem defrontar-se. Desta vez não foi um sorteio, mas a trajetória de cada um no torneio. Em Amesterdão a 2.000 quilómetros da fronteira, Ucrânia e Rússia medem forças dentro da quadro, quando o seu conflito político, que está no seu pior momento, devido ao aumento de tropas e à possível ameaça de invasão russa.
Um conflito ainda sem solução... mas neste caso é um jogo de futsal, e os protagonistas vão focar-se no meramente na vertente desportiva. "Conversamos, vemo-nos no hotel, cumprimentamo-nos de maneira absolutamente civilizada. Não há mal-entendidos", disse Chiskala. Os dois não se encontram desde 2007, e a Rússia, que venceu todas as suas partidas no torneio, é a favorita. A Ucrânia, que surpreendeu o Cazaquistão nos quartos de final, chegou à sua primeira semifinal desde 2005, e com certeza não será uma partida fácil para o adversário.
A vitória frente ao Cazaquistão é uma das duas únicas vitórias da equipa ucraniana nas suas quatro partidas na Euro 2022. A outra foi contra a Sérvia, que goleou por 6-1. Perderam os seus outros dois jogos da primeira ronda: 3-2 contra a Holanda e 0-1 contra Portugal. "Vamos dar tudo pela nossa Ucrânia", anunciou o seu capitão, Petro Shotturna, após a vitória nos quartos-de-final.
Apenas quatro equipas foram campeãs de um Campeonato da Europa em onze edições: Espanha, Portugal, Itália e Rússia, que o conquistou em 1999.