Rússia sofre, mas voa para sua 7ª final

Três dos quatro jogos oficiais disputados entre estas duas equipas aconteceram em fases finais do Futsal EURO. A Rússia venceu por 4-1 na fase de grupos em 2007, no Porto, dois anos depois de a Ucrânia ter vencido por 2-1 na mesma fase da prova em Ostrava (as duas selecções já estavam apuradas). Por fim, no primeiro dia do torneio inaugural em 1996, a Rússia venceu por 3-2, por sinal o mesmo resultado que lhe permitiu superiorizar-se aos ucranianos no final desses mesmo ano, no jogo de atribuição do terceiro lugar do Campeonato do Mundo.
Para esta partida a Rússia, apresentou-se sem Antoshkin (castigo 2 amarelos) e Robinho (não sabemos o motivo aparente), já a Ucrânia aprentava-se na máxima força.
A partida iniciou-se praticamente com o golo de Anton Sokolov, numa altura em que estavam apenas decorridos um minuto e 16 segundos, com o guarda-redes ucraniano a não conseguir parar um remate que parecia inofensivo, Tsypun tremeu num jogo que vale a passagem à final.
Os primeiros 5 minutos foram totalmente dominados pela formação Sergey Skorovich.
A Ucrânia procura tentar fazer frente à Rússia e tal como tem acontecido durante todo o Euro, os quartetos ucranianos estão em campo apenas cerca de dois minutos. Intensidade máxima e gestão do esforço têm sido a imagem de marca da equipa até ao momento na prova.
O primeiro cartão amarelo da partida surgiu aos 10 minutos, para Yevhen Siriy, numa altura em que a Ucrânia fazia a sua 5ª falta e a Rússia continuava sem qualquer falta cometida.
Devido às 5 faltas e não conseguir superar a Rússia, Oleksandr Kosenko decidiu avançar com o 5x4 com, Mykhailo Zvarych a vestir a camisola de guarda-redes avançado.
Numa troca defensiva mais demorada, devido ao 5x4, a Rússia aproveitou para apontar o 0-2, com Afanasyev a facturar na recarga a uma primeira bola que acertou no poste depois de assistência do seu guarda-redes Dmitri Putilov.
Ainda antes do intervalo, a Ucrânia reduziu com o 5x4 a funcionar, Siryi fez o 2-1 com um potente remate de pé esquerdo a bater Dmitri Putilov.
Depois do golo da Rússia, o 0-2, a Ucrânia cresceu no jogo e foi criando mais oportunidades fruto disso foi o golo apontado por Siryi e o remate de Yaroslav Lebid a 15 segundos do fim à barra.
A segunda parte iniciou-se quase como a primeira, com a Rússia a criar muito perigo, se na primeira parte marcou, desta feita a bola fiou pelo poste da baliza de Kyrylo Tsypun.
A Ucrânia estava melhor no jogo, tal como aconteceu na parte final da 1ª parte e Abakshin aos 26 minutos ficou novamente muito perto do golo.
A Rússia estava mais desconfortável e a organizar o seu jogo mais longe da baliza, fruto da Ucrânia ter subido as linhas defensivas e de estar mais confiante na partida.
A 10 minutos do fim da partida o génio de Artem Niyazov veio ao de cima, assistência de Nando e Niyazov responde presente com um fantástico remate acrobático.
A Ucrânia tal como na 1ª parte decidiu avançar com o 5x4, com Mykhailo Zvarych a vestir novamente a camisola de guarda-redes.
O 5x4 voltou a dar golo para a Ucrânia, muita paciência no seu ataque, e Abakshyn a assinar o 3-2, o 9 da Ucrânia estava no centro da área e relançava a incerteza no marcador, depois de assistência de Mykhailo Zvarych, a 6 minutos do fim.
A um minuto e doze do fim da partida, Afanasyev faz grande penalidade, mas Petro Shoturma desperdiçou e deixou Dmitri Putilov brilhar.
A Ucrânia voltou a ficar muito perto do 3-3, mas Abakshyn atiou para fora com a baliza à sua mercê.
A Rússia segue para a sua sétima final
Vídeos