Argentina conquista Assunção... 19 anos depois



A Argentina venceu o Paraguai na sua própria casa e conquistou mais uma edição da Copa América de Futsal. Com um golo de Alan Brandi no primeiro tempo, o título volta a rumar a Buenos Aires depois de sete anos de interregno.

Este domingo foi dia de finais. Em Assunção, no Paraguai, a SND Arena esgotou para o duelo que iria coroar o novo campeão sul-americano de Futsal. De um lado, a seleção da casa, do outro, a portentosa Argentina. Se os paraguaios disputavam aqui a sua quarta final, sem nunca terem conquistado o troféu, a Argentina, que até há bem pouco tempo era Campeã do Mundo, já venceu a Copa América em duas ocasiões, tendo disputado oito finais. Curiosamente, o primeiro título argentino foi conquistado… em Assunção.

Para este duelo, depois de ter eliminado o Brasil na meia-final, Matías Lucuix apostou no cinco inicial composto por: Nicolás Sarmiento; Ángel Claudino, Sebastián Corso, Alan Brandi e Pablo Taborda. De realçar que Taborda e o capitão Leandro Cuzzolino realizaram a última partida com a camisola da Albiceleste. Já Carlos Chilavert, selecionador dos Jacarés, alinhou com: Giovanni González; Julio Mareco, Richard Rejala, Javier Salas e Hugo Martinez.

Nesta partida arbitrada por Gean Coelho (Brasil) e Henrry Gutierrez, o primeiro tempo foi bastante equilibrado, embora a Argentina tenha assumido o controlo do jogo e tenha tido mais bola. Destaque para a grande intensidade empregada pelas duas equipas e sinal mais para a Argentina que dispôs das melhores oportunidades, embora tenha apanhado pela frente um Giovanni González a grande nível. A pouco mais de minuto e meio do intervalo, passe vertical de Sarmiento, Alan Brandi ganhou o duelo a Hugo Martinez e rematou enquadrado, todavia Giovanni voltou a defender, só que na recarga o ex-Benfica não desperdiçou (1-0). Primeiro golo de Brandi nesta Copa América.

A 50 segundos do intervalo, Matias Lucuix solicitou a sua pausa técnica, mas o resultado não sofreu alterações até ao apito do árbitro para o recolher às cabines. Com o golo a terminar os primeiros 20 minutos, a Argentina trouxe alguma justiça ao que aconteceu dentro da quadra no primeiro tempo. Espera-se a reação paraguaia na segunda parte, muito incentivada pelo seu público.

A reação do Paraguai apareceu nos segundos vinte minutos, mas, por essa altura, Nico Sarmiento imperou na baliza argentina e segurou a vantagem mínima. À entrada para os últimos cinco minutos, Carlos Chilavert solicitou a sua pausa técnica e apostou no cinco para quatro, com Cholo Salas a ocupar o papel de guarda-redes avançado. Aos 37’, Sarmiento inventou e por pouco não permitiu o golo a Hugo Martínez. Depois, a partida entrou numa toada faltosa – o Paraguai atingiu mesmo a quinta falta – e as oportunidades sucumbiram. A 1’18’’ do fim, Rescia atirou para a baliza deserta, mas a bola tirou tinta ao poste. Nos últimos segundos o Paraguai ainda apertou, Sarmiento voltou a aparecer e a Argentina sagrou-se Campeã sul-americana.

Com este título, a terceira Copa América da sua história, a Argentina volta a destronar o Brasil sete anos depois e, à semelhança do seu primeiro título, volta a triunfar em Assunção. De realçar que Lucas Bolo, Leo Cuzzolino, Pablo Taborda e Cristián Borruto juntam este título ao Campeonato Nacional italiano conquistado pelo Pesaro na temporada passada.

 

 

Fotografia: Seleção Argentina




Vídeos
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade