Dia 7: Super Argentina

Este sétimo dia de competição na SND Arena coroou a Argentina como a nova Campeã Sul-americana. Depois de terem vencido o Brasil nas meias-finais, os argentinos bateram hoje o Paraguai por 1-0, com golo de Alan Brandi. O último dia fica ainda marcado pelo terceiro lugar do Brasil e o quinto do Uruguai.
O último dia de competição em Assunção, no Paraguai, começou com o Uruguai a defrontar a Venezuela. Após uma primeira parte sem golos, aos três minutos do segundo tempo, Alejandro Aunchayna arrancou pelo flanco direito, passou por um adversário e atirou de bica para o primeiro da tarde (1-0). Depois de bolas nos postes de parte a parte, a Venezuela empatou a nove segundos do fim (1-1). Em cinco para quatro, Henry Gutierrez serviu Jesús Vida ao segundo poste, e o venezuelano fez o empate com um toque sublime de calcanhar. A partida seguiu para o desempate por penáltis e, no derradeiro momento, Andrés Teran permitiu a defesa a Cristian Gaitán, entregando a vitória ao Uruguai, por 7-6.
No jogo de entrega da medalha de bronze, o Brasil adiantou-se no marcador, aos 16 minutos. Reposição lateral cobrada por Pito, deixou curto para o remate de Bruno Rafael e, ao segundo poste, Ferrão apareceu a desviar para a baliza (1-0). Aos 18’, os papéis inverteram-se e, após uma jogada de insistência, Ferrão rematou para o segundo poste e Bruno Rafael desviou para o golo (2-0). O terceiro e último golo apareceu aos 32 minutos, com João Victor a aproveitar uma desatenção da defesa da Colômbia, roubou a bola ao adversário e, isolado, não desperdiçou (3-0). Até final o resultado não sofreu alterações e a canarinha garante a medalha de bronze no regresso ao seu país.
No último jogo desta edição, a grande Final, a Argentina bateu o Paraguai, por 1-0, com golo de Alan Brandi, aos 19 minutos. Leia aqui a crónica deste grande jogo, que coroou a Argentina Campeã Sul-americana.
A finalizar mais uma edição da Copa América, refira-se que os quatro primeiros classificados repetem a edição de 2015, realizada no Equador – Argentina (1.ª), Paraguai (2.º), Brasil (3.º) e Colômbia (4.ª). Diga-se que, nesta edição, marcaram-se 125 golos em 27 partidas, perfazendo uma média de 4,63 golos por jogo.
Fica por aqui mais um diário da Copa América promovido pela Zona Técnica Futsal Portugal. Obrigado por nos ter acompanhado ao longo desta última semana. Até uma próxima oportunidade!
Resultados – Dia 7:
Uruguai 1-1 (7-6 pen.) Venezuela | Brasil 3-0 Colômbia | Argentina 1-0 Paraguai
Classificação final:
1.º Argentina
2.º Paraguai
3.º Brasil
4.º Colômbia
5.º Uruguai
6.º Venezuela
7.º Equador
8.º Bolívia
9.º Peru
10.º Chile