Contar com a presença dos treinadores do actual campeão mundial e europeu a nível de selecções de futsal, como Jorge Braz , e do campeão da UEFA Champions League, Nuno Dias à direcção do Sporting CP de Portugal, foi a cereja no topo do bolo.' I Internacional Congresso de Treinadores de Futsal 'organizado pela RFEF e a clara reflexão num último dia de um evento que ambiciona tornar-se numa referência mundial.

Jorge Braz: "O sucesso vem e vai, é preciso ficar e pensar que passo dar para seguir em frente"

O treinador de Portugal, atual campeão europeu e mundial, deu uma sessão focada em ' Gestão de uma equipa vencedora '. Jorge Braz convenceu muito os presentes com as suas palavras e salientou que “o sucesso vem e vai, é preciso tentar ficar e pensar que passo dar para seguir em frente”. Com a humildade que o caracteriza, o treinador não faz pausas e está constantemente à procura de soluções para inovar de forma a ajudar o crescimento do futsal.

como saber compartilhá-lo. gestão , influência, mas também somos influenciados", disse Jorge, que é muito exigente em sua busca diária pela excelência.

Jorge Braz deixa claro que quando a glória é alcançada é importante relembrar as origens e ver o processo seguido, mas pensando apenas "no dia seguinte e indo jogo a jogo. Você tem que construir todos os dias". Não vá mais longe. O que é mais importante no dia a dia? O próximo treino.

Nuno Dias: "O guarda-redes não está lá só para defender, embora seja a sua função principal, tem de procurar a vantagem de atacar com ele"

Outro luxo para os oradores foi ter o atual campeão da UEFA Futsal Champions League, como Nuno Dias , treinador do Sporting CP, com um brilhante percurso à frente da equipa portuguesa. A sua sessão teórico-prática centrou-se no 'Ataque posicional com o guarda-redes ', realizando vários exercícios práticos no campo do Olivo Arena e explicando aos presentes a importância de "entender onde está a vantagem em atacar com o guarda-redes para gerar superioridade no ataque cinco contra quatro. O guarda-redes não está lá apenas para defender, mas para ser o primeiro jogador do ataque ".

Com a energia que o caracteriza, Nuno transmitiu a importância de trabalhar estas ações no dia-a-dia para que o guarda-redes tenha essa confiança: "é preciso incentivá-los na prática e fazer disso uma rotina".



Treino de guarda-redes de Ney Lopes, técnico do Foz Cataratas Futsal no Brasil

Os guarda-redes também foram protagonistas no último dia do congresso, com uma sessão prática realizada por Ney Lopes, treinador de guarda-redes do Foz Cataratas Futsal no Brasil desde 2017. Com larga experiência na elite até se aposentar em 2015, foi escolhido em 2011 como o melhor gr da Liga Brasileira de Futsal quando jogou pelo Floripa Futsal, Ney preparou uma sessão em quadra na qual trabalhou em exercícios que faz em seu país e complementares ao modo de treinar na Espanha com o objetivo de melhorar o desempenho sob as varas de seus guarda-redes para torná-los mais completos.