Sporting CP e Barça voltam a encontrar-se na final da Champions, um ano depois

Decisão acontece neste domingo e os portugueses defendem o título
As Semifinais decidiram os dois clubes que decidem o título neste domingo.
Pela segunda temporada consecutiva, Sporting CP e Barça vão lutar pelo trono europeu na final da UEFA Futsal Champions League. Os dois melhores clubes do continente voltam enfrentar-se num duelo que proporciona o melhor ambiente para a Arena de Riga, na Letónia, palco de uma Final Four que levou os dois a caminhos muito diferentes nas semifinais. No domingo, a partir das 16h00, os catalães vão lutar pelo terceiro troféu, culminando de um fim de semana que ganhou contornos épicos após a virada estelar que lhes permitiu lutar pelo título até a partida decisiva . Por sua vez o Sporting buscarão a sua 3ª coroa. Seria a 2ª consecutivo, igualando o marco de Playas ('02 e '03) e Inter ('17 e '18). Antes às 13h00 SL Benfica e ACCS Futsal, ambos derrotados nas Semifinais, jogam o encontro do 3º e 4º lugar.
BARÇA – SPORTING CP
Domingo 01/05/2022 – 16:00 arena de riga
TV: Canal 11
Um ano depois, Sporting CP e Barça voltam a defrontar-se na grande final de uma UEFA Futsal Champions League. Pelo segundo ano consecutivo, os dois melhores clubes do continente aspiram ao trono num duelo de alto nível. Os leões conquistaram a vitória no jogo decisivo de 2021.
Os três troféus continentais dos adeptos do Barcelona são postos em jogo com os dois de um Sporting CP desencadeados graças a uma geração de ouro sob o comando de um histórico Nuno Días. O treinador é o primeiro a comandar o mesmo clube em cinquenta jogos da Liga dos Campeões e este domingo o fará pela 51ª vez. Na sua semifinal contra o ACCS Futsal, o Sporting resolveu a partida com um claro 2-6. A equipa portuguesa têm a base dos Campeões do Mundo e bicampeões europeus.
Quem não estará na partida decisiva será Pany Varela. Os ’18’ da equipa portuguesa será a grande ausência da equipa depois de vir um cartão vermelho direto. Sem ele, o Sporting CP terá de se adaptar a uma nova circunstância num cenário que é bem conhecido nos últimos tempos. E é que, para os verde e brancos, esta será a sua sexta final no torneio, a quinta nos últimos seis anos.
Para o Barça, já habituado a esta fase do campeonato, será a sua terceira final consecutiva pela primeira vez na sua história, igualando neste sentido um recorde partilhado com o Inter FS, o FC Dynamo e o próprio Sporting CP. No entanto, o caminho esconde obstáculos inimagináveis, especialmente em Riga que os obrigou a recuperar de uma derrota por 3-0 ao intervalo para ultrapassar a semifinal frente ao SL Benfica. De forma heroica, os comandados de Jesús Velasco acabaram por conseguir com um golo decisivo de Adolfo a poucos segundos do fim do prolongamento, dando à equipa uma dose incalculável de adrenalina que espera manter para domingo.
Depois das coroas campeãs europeias conquistadas em Lleida em 2012, em Baku 2014 e no Palau Blaugrana em 2020, os catalães pretendem recuperar o seu lugar no Olimpo de Futsal na nona Final Four da sua história, justamente quando se passaram dez anos da sua estreia nesta fase. Para isso, a equipa saiu extremamente fortalecida emocionalmente da eliminatória anterior. Além da reação que valeu a passagem para a final, o Barça pôde alegrar-se ao ver Ferrão novamente sendo um diferencial em campo após mais de um mês de lesão, assim como Matheus e Dyego que foram igualmente decisivos.
SL BENFICA – ACCS FUTSAL
Domingo 01/05/2022 – 13:00
TV: Canal 11
Mais cedo, às 13h00, o SL Benfica e o ACCS Futsal defrontam-se na ‘final de consolação’ da UEFA Futsal Champions League. As duas equipas derrotadas nas meias-finais vão abrir a Liga dos Campeões no domingo, na Riga Arena, com um jogo pelo terceiro lugar de onde sairá o plantel que completa o pódio da UEFA Futsal Champions League 2021/22.
A equipe parisiense do ACCS Asnierè Villanueve 92 busca despedir-se com uma vitória da sua primeira participação na fase final do torneio. Depois da derrota na meia-final frente ao Sporting CP (2-6), os comandados de Sergio Mullor voltam a defrontar o outro representante português nesta final a quatro. Para a partida pelo terceiro lugar, o Campeão do D-1 do ano passado, contará com a novidade do jovem Touré, um dos seus jogadores de referência que não pôde estar no jogo anterior por estar suspenso. Além disso, o encontro será especial para o craque do ACCS Futsal Ricardinho, que se despedirá da Liga dos Campeões neste domingo e o fará justamente contra a equipa que tanto lhe diz, o SL Benfica.
Por sua vez, os liderados por José María Pazos ‘Pulpis’ ficaram sem o seu grande objetivo, que era estar na Grande Final. Depois de regressar a uma fase final da UEFA Futsal Champions League que não disputava desde a época 2015/16, a equipa de Lisboa terá de se contentar em lutar pelo bronze num jogo em que tem a ‘obrigação’ de vencer o estreante ACC Futsal. A equipa portuguesa, campeã europeia em 2010, terá a desvantagem de não ter muito tempo para se levantar da dolorosa derrota sofrida frente ao Barça nas meias-finais (4-5) e do esforço extra feito no prolongamento buscar o passe para a partida decisiva pelo título.