Benfica vence ACSS e alcança o bronze na UEFA Futsal Champions League



O Benfica procurava terminar pela quarta vez no pódio, curiosamente sempre com intervalos de seis anos. Os "encarnados" foram finalistas vencidos em 2004, campeões em 2010 e terceiros classificados em 2016, quando bateram o Pescara nos penáltis. As Águias perderam, também no desempate por penáltis, contra o Kairat na luta pelo bronze em 2011.

A França é o 11º país diferente a ter uma equipa presente em fases finais depois de 2006/07 e esperava tornar-se a oitava nação distinta a ver um seu clube terminar entre os três primeiros.

Recorde-se que o ACCS conquistou o seu segundo título de campeão francês na temporada transacta, mas passou 2021/22 na segunda divisão após ter sido despromovido por motivos financeiros. Sete dos 15 anteriores jogos de atribuição do terceiro lugar foram decidos nos penáltis (incluindo os dois envolvendo o Benfica), sendo que no ano passado não se disputou esse decisão naquela que foi uma edição única com oito equipas.

No que à partida diz respeito, o jogo começou muito dividido. Careca, guarda-redes do ACCS, já foi chamado a intervir em mais do que uma ocasião. O Benfica procura marcar cedo para encaminhar a conquista do terceiro lugar. André Sousa, do outro lado já respondeu com boas intervenções, também.
Com o passar dos minutos, o Benfica foi controlando as operações, mas a verdade é que sente dificuldades para se libertar das apertadas marcações contrárias. Jacaré dispôs de uma rara oportunidade para fazer funcionar o marcador, mas Careca respondeu uma vez mais presente.
Exibição perfeita de Careca até ao momento. O guarda-redes do ACCS vai mantendo o nulo no marcador com várias defesas de elevado grau de dificuldade. Vai ser preciso algo de especial para o Benfica conseguir ultrapassar o muro que tem pela frente.
A meio da primeira parte apareceu André Sousa. Perda de bola do Benfica no ataque, dois contra o guarda redes do Benfica e o "12" dos encarnados a negar o golo a Touré e a dizer porque é neste momento o dono da baliza de Portugal, campeão do Mundo e bicampeão da Europa. Brilhante!!!
O Benfica sentia, agora mais dificuldades e isso levava a que André Sousa aparecesse na construção ofensiva dos "encarnados".
Aos 13 minutos Arthur primeiro e depois André Sousa, alvejaram a baliza de Careca e ficaram perto de marcar. A melhor oportunidade até então surgiu por Henmi aos 15 minutos. Rafael Henmi com tudo para fazer o 1-0, mas falhava com a baliza à sua mercê.
Estava perto do golo o Benfica e aos 16 minutos Robinho acertou no ferro da baliza francesa. O golo encarnado surgiu de bola parada. Um lateral ofensivo cobrado por Arthur que encontrou Hossein Tayebi no interior da área inaugurando o marcador a 30 segundos do apito para o intervalo.
Intervalo na Arena Riga e o nulo parecia que ia imperar até Tayebi marcar mesmo na reta final da primeira parte, isto num jogo onde as duas equipas tiveram várias oportunidades para colorir o marcador. O Benfica tem sido mais dominador, mas a aguerrida equipa francesa tem deixado tudo na quadra e vai contando com a inspiração do seu guarda-redes para manter vivo o sonho de terminar no pódio.

O ACCS regressa bem dos balneários e já obrigou André Sousa a aplicar-se em pelo menos três ocasiões.
Na resposta, já dentro do segundo minuto desta segunda parte, Chishkala (Benfica) acerta no ferro! Quase em cima da linha de golo, Chishkala faz o mais difícil e falha o 2-0 para o Benfica.   
Aos 30 minutos Alla comete uma falta sobre Rocha. Assistência de Robinho e o internacional russo a rematar ainda fora da área e a bola a sofrer um ligeiro desvio em Ricardinho antes de trair Careca.
O jogo estava mais veloz e numa transição o ACSS chegou ao golo, ao passar dos 32 minutos. Bolinha passa pelo adversário e Toure bate André Sousa. Imediata resposta do Benfica. 9 segundos, passaram para que Silvestre marcasse o 3º golo do Benfica. Jacaré rodou sobre Ricardinho e assistiu o companheiro para o golo.
Após o golo do Benfica, Sergio Mullor apostou em N'Gala no 5x4 e a aposta deu frutos. 36 minutos, Ricardinho remata à baliza para defesa de André Sousa e na recarga Lutin fez o 2-3 na partida.
No entanto jogar de 5x4 também tem os seus riscos. Bola perdida por Mouhoudine a jogar de 5x4 com esta a sobrar para Jacaré e o pivô encarnado a fazer o 2-4. O ACSS tentava mas foi o Benfica a marcar de novo por Henmi já dentro do último minuto para fechar o marcador em 2-5 dando o bronze aos encarnados.

O Benfica termina no 3º lugar da UEFA Futsal Champions League 2021/22. O ACCS ainda ameaçou, por várias vezes, a recuperação, mas as "águais" aproveitaram a aposta dos franceses no 5-4 nos instantes finais para marcarem duas vezes com a baliza deserta e selarem o triunfo. O Benfica conquista assim sua primeira medalha na prova desde 2016.





Vídeos
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade