Futsal preocupa UEFA?, questiona o elconfidencial



Futsal preocupa UEFA?: Este ano, 3,6 milhões de euros para a Liga dos Campeões, pode ler na publicação do elconfidencial.com aqui.
A confederação europeia incluiu os seus parceiros comerciais do 'futebol de onze' no patrocínio do grande campeonato europeu e aumentou as receitas em 52%, para 219.000 euros

Por César Martinez, elconfidencial.com
31/05/2022 - 05:00

Durante a temporada 2020-2021, a UEFA destinou 6,9 milhões de euros para a realização de competições europeias de futsal. No total, estes campeonatos geraram receitas de 293.000 euros, que cobriram pouco mais de 4% da despesa total. Apesar de tudo, o negócio gerado por estes torneios cresceu 78% ano, com a Liga dos Campeões contribuindo com 75% da receita. Assim como aconteceu com outros desportos, a ausência de público causada pela pandemia significou perdas significativas para os clubes. Para compensá-los, o regulador continental investiu 3,6 milhões de euros, o que é um aumento de 16,8% em relação ao ano anterior.

A receita da Liga dos Campeões de Futsal aumentou à medida que a confederação incluiu vários parceiros comerciais do futebol tradicional, como Heineken, PlayStation, Lay's, Mastercard, FedEx e JustEat, com o objetivo de aumentar os canais de ativação. Esta nova fonte aumentou as vendas em 52% em termos homólogos, para 219 mil euros, mas isso não impediu que a conta de resultados do campeonato apresentasse um défice de 3,4 milhões de euros.

Paralelamente, durante o mesmo período, a UEFA organizou os jogos de qualificação para o Campeonato da Europa de futsal que Portugal ganhou em Fevereiro passado. Estes jogos de qualificação tiveram um custo de 2,8 milhões de euros. O Euro partilha também um patrocinador principal com a competição 'futebol de onze', o Alipay, e com esta fórmula de utilização de patrocínios partilhados procura aumentar as receitas que, num ano de jogos de qualificação, apenas representaram 11.000 euros, aumentando as perdas em 2,7 milhões . Por outro lado, o facto de o Campeonato da Europa de Sub-19 não ter sido disputado fez com que a entidade europeia investisse apenas 185 mil euros, valor muito inferior ao das duas épocas anteriores, quando destinou 1,6 milhões de euros em 2019-2020 e um milhão em 2018-2019. A segunda edição do Campeonato da Europa terá lugar em Espanha, em Jaén, durante o mês de setembro.


Futsal feminino e acordos internacionais

Na época anterior à celebração do Campeonato da Europa de Futsal Feminino, a UEFA assumiu uma despesa de 306.000 euros, valor que aumentará em 2021-2022 devido à realização de uma nova edição do torneio continental. Não se sabe quanto a agência vai injetar, mas em 2019 investiu 1,5 milhão de euros e faturou 66 mil euros. Consciente de que esta modalidade ainda tem uma presença mínima no continente, para além da prática em países como Espanha e Portugal, destinou 250 mil euros ao 'programa de hat-trick', cujos recursos foram distribuídos entre os clubes de futebol feminino, 'futsal' e academias que competem em competições europeias.

Por outro lado, na Espanha, a Liga Nacional de Futsal (LNFS) também está a promover o desporto em escala global depois de chegar a um acordo com a Associação Indiana de Futebol (IFA), para que a liga espanhola exporte a sua marca e contribua com o seu conhecimento para a gigante federação do subcontinente indiano. Dessa forma, a LNFS deu mais um passo na sua expansão internacional e acrescentou a Índia às alianças que mantém na Inglaterra com a National Futsal League (NFL); nos Estados Unidos, com o Futsal Juvenil dos EUA; e na Austrália, com a Federação de Futebol da Austrália (FFA).

Por fim, um caso paradigmático é o do atual campeão da Liga dos Campeões de futsal, o FC Barcelona, ??clube cuja receita prevista é de 1,2 milhões de euros, valor superior ao que a secção de andebol gera: 993 mil euros. A maior parte do valor provém da venda de patrocínios e publicidade, no entanto, a venda de direitos televisivos traz à divisão de futsal um total de 120 mil euros. Quanto aos gastos com pessoal, são cerca de 4 milhões de euros, dos quais 3,4 milhões são utilizados exclusivamente para os salários dos jogadores, segundo o orçamento do clube blaugrana.


Vídeos
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade