Meias Finais em Espanham começam esta quarta feira a jogar-se

As partidas de ida das semifinais acontecem no dia 15 de junho. Viña Albali Valdepeñas, Barça, Jaén FS e Palma Futsal estarão encarregues de lutar pela glória da liga, primeiro debatendo-se nas eliminatórias de ida e volta que antecedem a Grande Final.
VIÑA ALBALI VALDEPEÑAS – BARÇA
Quarta-feira 15/06/2022. 19h45 Virgem da Cabeça
Apenas três dias depois de ter comemorado uma passagem agonizante para as semifinais, a Virgen de la Cabeza voltará para continuar OS seus passos Num Play Off pelo título, onde sempre deixaram grandes momentos do futsal. Este 2022 será o primeiro ano em que o Barça cruza o seu caminho, dando origem a um embate entre duas equipas que já provaram o sabor das extensões neste novo formato de competição.
O Viña Albali Valdepeñas terminou os seus 86 minutos nos quartos de final contra um Jimbee Cartagena que vendeu a sua pele pelo preço mais alto. E é que os azulones enfrentaram a segunda mão com uma vantagem mínima de 1-2, mas sofreram uma reação que os levou ao abismo durante vários momentos do confronto da segunda mão. Para passar, tiveram que sofrer ao máximo, já que a equipa foi eliminada até que Bateria forçou o prolongamento no último minuto do tempo regulamentar que mudou tudo. Aí, os comandados de David Ramos deram o passo necessário para virar a eliminatória e até mesmo a segunda mão, dando um grande golpe na mesa que significou o 4-3 final. Os Valdepeñeros, que só participaram de três Play Offs (este é o terceiro consecutivo), acostumaram-se a deixar enormes lembranças na competição. A sua estreia nas eliminatórias beirava a glória absoluta, às portas do título de 2020 que escapou na final decisiva frente ao Inter FS no 'modelo expresso' pós-pandemia. Seguiu-se o regresso em 2021 em que estiveram a um passo de serem finalistas, eliminados nas meias-finais pelo Levante UD FS, que depois se reafirmou como a grande surpresa da edição. Nesta ocasião, a equipa castelhana-la-mancha quer explorar novos limites, incorporando na sua história a façanha de derrubar o rival a vencer nesta Liga, o Barça.
A dois jogos de distância, o Barça busca retornar à Grande Final, onde poderá reeditar o seu atual título de Campeão. Terá que preparar o confronto ainda com o choque no corpo da partida anterior contra o ElPozo Murcia Costa Cálida, na qual teve que ir para os penáltis para se classificar para esta ronda, apesar de ter vencido por 1-3 na primeira mão e, como líder do exercício regular, para capturar todas as vantagens relacionadas ao 'fator de trilha'. O susto serviu para chamar a atenção para um conjunto que começa como favorito no torneio, tanto pelo bom trabalho ao longo do campeonato quanto pelos troféus na Supercopa da Espanha, Copa da Espanha e UEFA Futsal Champions League. Nas últimas datas, aliás, a equipa comemorou o retorno às pistas de Esquerdinha, que se aposentará no final do percurso e que foi homenageado na última partida no Palau Blaugrana. Apesar do 'adeus' aos adeptos, toda a equipa se recusa a despedir-se definitivamente dele na segunda mão desta eliminatória, procurando oferecer-lhe um passeio em grande estilo com o 'poker' mais valorizado desta modalidade.
JAEN FS – PALMA FUTSAL
Quarta-feira 15/06/2022. 20:30. Olivo Arena
A maré amarela do Jaén FS estará mais uma vez presente numa semifinal surpresa contra o Palma Futsal que sobreviveu à situação mais crítica do Play Off com uma reviravolta louca no último sábado. Se o povo de Jaén conseguiu superar a primeira fase ao ultrapassar o Inter FS, vice-campeão da Liga regular, e atacar o feudo de Torrejon, as Ilhas Baleares são semifinalistas neste 2022 graças a uma virada de filme no embate contra o Ribera Navarra FS : Nos quinze minutos finais, reduziram uma diferença adversa de quatro golos. Esta dupla marcará um novo capítulo na história da Primeira Divisão, já que o seu vencedor, seja quem for, se estreará na Grande Final.
Com o moral em alta, o Jaén FS vai para uma Semifinal da Liga, algo que não fazia desde 2019. Este percurso será o terceiro da sua história, embora a experiência adquirida nos anteriores pretenda nesta ocasião ser essencial para quebrar a barreira que manteve nesta fase. A equipa andaluza está de volta depois de estar ausente no último Play Off e na sua versão mais vingativa, protagonizando uma corrida de última hora que mantém uma progressão ininterrupta até hoje. E é que a equipa não garantiu a sua entrada no 'top 8' até o último dia 30 do calendário regular, sendo também a única equipa com opções de qualificação que começou fora desta zona de privilégio. Três jogos depois, a equipa tem opções para se sagrar campeã e esta quarta-feira, perante os seus adeptos, pretende dar o primeiro passo para tirar partido do Palma Futsal, precisamente a última equipa que conseguiu vencer os homens de Dani Rodríguez (3-4 no dia 28 de maio, correspondente à penúltima jornada do campeonato).
Os precedentes da temporada sempre sorriram para o Palma Futsal nas distâncias mínimas, já que tanto na primeira jornada como na segunda o resultado foi idêntico (4-3, 3-4). Mas apesar do seu domínio contra o Jaén, os homens de Antonio Vadillo mostraram que sabem como reagir se receberem um primeiro golpe. O revés sofrido na jornada anterior teve dimensões inesperadas na primeira mão frente ao Ribera Navarra FS (6-2), mas Son Moix assistiu à noite mais mágica do ano ao testemunhar um 7-3 que deu a volta ao marcador e desencadeou o euforia no pavilhão. O retorno significou um novo passo para a era de maior sucesso do Palma Futsal, a sua quarta semifinal consecutiva. Nas suas mãos, agora, está a possibilidade de continuar a bater os seus próprios recordes e chegar à primeira final do campeonato, possibilidade que será resolvida novamente no feudo das Baleares para tentar aproveitar a sua melhor posição na classificação regular.
De fora: Papa, Nando Torres e Carlitos, no Palma Futsal por decisão técnica.