Marquinhos Xavier faz balanço de particulares da Seleção de Futsal Sub-20



O treinador avaliou positivamente os três confrontos contra o Paraguai e revelou vontade de estar mais próximo da base para acompanhar o desenvolvimento dos jovens

Após mais uma goleada, a Seleção de Futsal Sub-20 encerrou o período preparatório de três particulares com o Paraguai. Com duas goleadas - uma por 6 a 1 e outra por 7 a 0 - e um empate, a base da Canarinho ganhou moral com o treinador Marquinhos Xavier. O comandante do Brasil avaliou positivamente as atuações da equipa e revelou ter uma alta expectativa nessa geração após a convocação.

"O resultado sempre é importante para a Seleção. É fundamental não só na cultura em que vivemos, mas para dar confiança aos atletas. Os três jogos foram excelentes, nós conseguimos demonstrar que a preparação ajudou a equipe a jogar melhor. De uma partida para outra, é notória a melhora no desempenho. Isso nos dá confiança e passa uma mensagem de que apostar na preparação é o caminho. Sem ela passaremos mais dificuldades. De maneira geral, acredito que todos tiveram uma atuação boa, conseguiram ter seu espaço em quadra, puderam mostrar seu trabalho... A conduta deles no ambiente externo também foi incrível. A disciplina, o comprometimento, como encararam as regras, como entenderam a importância de vestir essa camisa e que são merecedores disso. Essa convocação me trouxe uma expectativa muito grande em relação à geração futura", avaliou o treinador.

Xavier garantiu que quer estar mais próximo dos atletas jovens para acompanhar o desenvolvimento de perto. Ele aproveitou também para elogiar o trabalho feito por Vanildo Neto, treinador da Seleção Sub-20.

"Acho que minha estadia aqui foi importante, estar próximo dos atletas... Eles vão conhecendo mais como funciona, a forma que eu trabalho... porque isso vai ajudar lá na frente. Daqui a pouco esses meninos podem estar na Seleção Principal. Fico muito feliz de poder estar com eles, o Neto fez uma excelente convocação. Minha missão aqui era apenas desenvolver o trabalho, passar uma forma de jogar para que pudéssemos melhorar o desempenho, mas quem fez a convocação foi ele. É o técnico da Seleção Sub-20, ele vai estar à frente. Quero estar ali nos bastidores, ajudando com um suporte técnico, informações, mas não me desprender muito. É importante acompanharmos o desenvolvimento dessa geração", disse.

O treinador da Seleção Masculina de Futsal encerrou o período de preparação nostálgico. Marquinhos Xavier relembrou os tempos em que treinava as categorias de base e afirmou estar contente por ter conseguido "se virar".

"Eles me devolveram o ânimo. É desafiador, estou há muito tempo na categoria principal, dirigindo clubes, em contato com atletas mais experientes... O jovem tem aquilo que, às vezes, o adulto perde um pouco com o tempo, que é a vontade de aprender, querer fazer, insistir, tentar... E isso foi muito legal. Revivi uma fase importante da minha carreira que trabalhei com a base. Saio daqui muito contente com o desempenho deles e por conseguir me virar, até porque são jovens, estão em desenvolvimento, exigem uma abordagem diferente e um cuidado maior", finalizou.

Vídeos
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade