Chuva de golos vale primeiro lugar do grupo

A Equipa das Quinas derrotou a formação transalpina por 6-1 na derradeira jornada da fase de grupos do Campeonato da Europa de Futsal Sub-19.
Portugal assegurou, esta quarta-feira, a passagem às meias-finais do Campeonato da Europa de Futsal Sub-19, ao vencer categoricamente Itália por 6-1. A Equipa das Quinas ficou, assim, em 1.º lugar do Grupo B, com nove pontos, mais três que a Polónia, que é também semifinalista (venceu França por 3-2).
Nas meias-finais, a formação portuguesa vai encontrar a Ucrânia, 2.º classificada do Grupo A, nesta quinta-feira, pelas 17h00 (hora de Portugal Continental).
No outro encontro, Espanha e Polónia defrontam-se pelas 20h00 (hora de Portugal Continental). A final está agendada para sábado.
Entrada a alta velocidade
Portugal entrou muito intenso no jogo e rapidamente se colocou em vantagem. Logo no primeiro minuto, um passe nas costas de Simão para Rafael Freire apanha Itália em dificuldade e Lucas faz auto-golo ao desviar do alcance de Berthod. De Felice, aos 3', assustou velho com um remate que saiu ao lado. Na resposta, Tiago Macedo ganha a bola na ala, consegue enganar dois adversários e serve Furtado para o 2-0.
Aos 6', Pedro Santos isola-se após passe de Raul Moreira, mas atira à malha lateral da baliza transalpina. No mesmo minuto, Itália tem um penálti a favor. Scavino atira forte, mas Leandro Rodrigues - entrado para a ocasião - nega o golo do oponente. Rafael Freire, aos 10', aproveitou uma bola perdida e, de primeira, atirou forte para a defesa de Berthod.
Kutchy, aos 12', rouba uma bola aos italianos, isola-se na cara do guarda-redes, e finaliza com sucesso para o 3-0. Raul Moreira, aos 13', combina bem com Furtado e remata ao poste.
Portugal chegou cedo às cinco faltas e a Itália dispôs de um livre de 10 metros. Pazetti cobrou e Leandro Rodrigues - novamente entrado para a ocasião - desviou o remate. Pouco depois, Di Tata tem uma ocasião soberana e atira por cima. Na resposta, Ruben Teixeira e Ricardo Marques estiveram perto de aumentar. A Equipa das Quinas voltou a cometer mais uma falta e Pazetti voltou a falhar. Aos 17', a formação portuguesa interceta uma bola e Tomás Colaço atira para a baliza deserta, fazendo o 4-0.
Solidez portuguesa
A formação italiana tentou entrar forte no segundo tempo, mas Portugal cedo mostrou que queria mais. Kutchy, aos 23', serviu Furtado que, na cara do guarda-redes adversário, não picou e não perdoou. Aos 29', Itália reduziu por intermédio de Lucas, numa finalização ao segundo poste.
Aos 30', Kutchy assistiu Pedro Santos ao segundo poste e o jovem pivô de 17 anos marcou o seu primeiro golo.
Itália tentou reduzir até ao final, mas Portugal não deu grandes chances.
Fotografia: FPF