Antevisão da Supertaça de Futsal, por António Aires



DUELO DE TITÃS NO MONTE OLIMPO DE MATOSINHOS

SPORTING CLUBE DE PORTUGAL X SPORT LISBOA E BENFICA

Começou a COUNTDOWN! Estão abertas as hostilidades.

O troféu – Supertaça 2022/23 inaugura a época. É o aperitivo para uma época que se antevê, competitiva, disputadíssima, até ao último jogo, até ao último segundo, até ao último centímetro dentro de campo. Escutaremos e observaremos indicações tácticas e afins que se vão estender desde o banco e ecoar até às bancadas, esgrimindo-se no ar do pavilhão do Monte Olimpo de Matosinhos, entre o esvoaçar e agitar das cores verdes, vermelhas e brancas, em que os adeptos se vão sacolejar freneticamente nos seus assentos, salpicados por lágrimas ou sorrisos, visto que o espectáculo que se desenrola dentro de 4 linhas é nada mais, nem nada menos que o Futsal na sua essência.

Sporting x Benfica, o melhor dérbi do mundo, joga-se em Portugal, país que é bi campeão Europeu, campeão do Mundo e Intercontinental

As duas equipas reúnem em si o maior espólio da Supertaça. Sporting detém dez trofeus, Benfica conta com oito. Ambas as equipas partem com legitimas aspirações em adornar a sua galeria e as condições estão reunidas de forma a proporcionar um digno espectáculo para gáudio dos adeptos.

Num sucinto RX às equipas podemos diagnosticar que a equipa de Nuno Dias apresenta-se com o estatuto e as insígnias de campeão e é uma verdadeira máquina de guerra e demolidora. Foi retocada com o regresso a casa do pivô Hugo Neves e a entrada do ala/pivô Anton Sokolov, um dos melhores jogadores da actualidade. Prova disso, foi o seu registo goleador na Super Liga Russa bem como no Euro 2022.

A pré época deu, para aferir, que Sporting mantem os seus índices de competência, com algumas ténues oscilações, isto se o indicador forem os resultados dos jogos até agora disputados. Recorde-se as participações do Campeão Nacional no período preparatório como o Torneio Fernando Gonçalves, o trofeu de Palma em Espanha, a Minerva Cup na Suíça, o trofeu Stromp, a Internacional Masters e a Taça da Vila de Cascais. Penso que os jovens Leões que Nuno Dias dispõe na sua “matilha”, e atendendo às ausências dos internacionais na finalíssima e outros jogadores por lesão, permitiram constatar que o filão de Alvalade continua a produzir qualidade futsalística.

Contudo, um facto, é certo: as pré épocas não dão pontos! Dão e deve aportar às equipas as os alicerces que confiram um desempenho de excelência no período competitivo.

Esta linha de pensamento, adequa-se igualmente ao vice-campeão Benfica. A sua pré época alinhou pelo mesmo diapasão com altos e baixos. Teve participações no Torneio Cidade de Castelo Branco, na Minerva Cup, na Internacional Masters no Algarve e a Taça da Vila de Cascais como o seu rival de domingo.

Pulpis parte para uma nova época mais adaptado e com maior grau de conhecimento da Liga Placard e suas equipas, de modo muito especial do seu grande oponente. Terá o ónus e a árdua tarefa de quebrar a hegemonia do Sporting e na verdade o “ataque” ao mercado é sinal das intenções claras da estrutura directiva do Benfica. Leo Gugiel, Gonçalo Sobral, Bruno Coelho, Diego Nunes, Lúcio Rocha (emprestado ao ADCR Caxinas) e Higor de Souza são a “Squadra” que reforça a brigada vermelha, já de si recheada de internacionais e jogadores de excelência. Serão estes, os “tentáculos” para Pulpis atacar em todas as frentes.

Todos desejamos que o primeiro jogo, seja o prologo de uma epopeia maravilhosa, de uma época apolínea, carregada de emoção, em que os valores do desporto, em que cada pessoa, na bancada leve estampada na camisola os números da motivação, da dedicação, da superação e desejo de vitória, sempre orientado pela bussola do respeito e do fair play.

Viva o FUTSAL!


Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade