Nuno Dias: "Uma vitória tão justa como difícil"



Após um novo triunfo na Ronda de Elite, o treinador Nuno Dias fez um balanço do encontro vencido pelos Leões do futsal, por 2-4, diante dos ucranianos do Uragan Ivano-Frankivsk.

"[Foi] uma vitória tão justa como difícil, um pouco por culpa nossa. Permitimos que o jogo chegasse à igualdade, porque mais uma vez desperdiçámos bastante. Felizmente tivemos uma boa reacção, fomos inteligentes e pacientes na procura e fizemos o 2-3 no lance seguinte [a ter sofrido o empate]. Também defendemos bem o 5v4 e fizemos o 2-4 pelo Pany. Agora temos de esperar pelo próximo resultado e descansar, porque sábado há outro jogo", resumiu o técnico.

De seguida, debruçou-se ainda sobre alguns lances que considerou “estranhos” na partida, entre eles o golo-fantasma de Anton Sokolov. "Primeiro, eles marcaram num livre directo quando eles acumularam seis ou sete faltas. Depois num lance caricato, com a bola dentro da baliza, todo o pavilhão viu, mas o árbitro não quis validar o golo. Essa vantagem tranquilizava-nos mais no jogo, o golo existe e o treinador do Uragan Ivano-Frankivsk também o reconheceu no fim do jogo. Ainda assim, conseguimos ganhar e com toda a justiça, fomos melhores", sublinhou, antes de enaltecer a importância de chegar ao 2-3 imediatamente após o empate ucraniano.

"A experiência de jogar estas competições dá-nos isso. Permitiu-nos não desesperar e a cinco minutos do fim voltámos a passar para a frente [do marcador]. Tem muito que ver com a qualidade e a experiência dos jogadores a este nível. Depois, tivemos capacidade de sofrimento, soubemos unir-nos e chegar ao 2-4", destacou, lançando já o terceiro e último jogo, frente ao anfitrião Feldi Eboli (Itália), no qual os Leões têm o apuramento para a Final Four na mão.

"Agora temos dois resultados possíveis para passar à Final Four. Vamos pensar no nosso trabalho e não nas sortes alheias para ganhar à equipa italiana, que ainda pode ter uma palavra a dizer, se hoje ganhar. Vão encher o pavilhão, criar dificuldades e nós cá estaremos preparados para elas", perspectivou, antes de destacar o “jogo de pivô” italiano como a principal arma a ter em conta: "Têm dois pivôs muito fortes fisicamente e com qualidade, sobretudo o Guilhermão. Depois têm o Luizinho, que é o melhor marcador da liga italiana, um finalizador nato".

A seguir, também o capitão João Matos considerou que a vitória foi “mais do que justa e merecida”. "Já se adivinhava um jogo competitivo, mas muito por culpa nossa o resultado não se dilatou. Podíamos ter feito um jogo bem mais tranquilo. O adversário estava desfalcado, fomos com tudo, mas pecámos na eficácia. Eles ganharam confiança, empataram, mas felizmente conseguimos fazer o 2-3 num período ideal", atentou o autor desse golo, considerando que é algo que advém da "mentalidade de uma equipa vencedora".

"A quatro minutos do fim sofremos o empate e logo a seguir fizemos o 2-3, é de equipa grande. A nossa ambição também é grande e temos de ultrapassar estes adversários e ser superiores como temos sido. O nosso objectivo é só para Abril, mas para isso temos de dar tudo nesta Ronda de Elite", traçou o experiente fixo, que ainda descreveu o lance do seu decisivo golo: "Não é um lance onde me sinta tão confortável, mas ouvi o Merlim a dizer que estava só, por isso virei-me e chutei logo à baliza".

Por sua vez, sobre o golo-fantasma de Sokolov, frisou que foi “caricato”, mas deixou um alerta: “Se calhar, está na hora de rectificar as balizas ou usar-se o vídeo-suporte nestas competições".



Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade