Ana Azevedo "Para sermos campeãs, sabemos que temos de vencer dois jogos. É para isso que trabalhamos"



Ana Azevedo esteve à conversa com o Canal 11 e deu conta do ambiente que se vive no grupo comandado por Luís Conceição. "Estamos bem, o grupo está bem. Acima de tudo, estamos focadas e sabemos o que estamos aqui a fazer", revelou a capitã da equipa lusa, que representou Portugal em 109 jogos oficiais.

A meta das internacionais portuguesas está bem definida. "Isto é apenas o começo. Temos pela frente três semanas de preparação, que envolverão alguma fadiga e serão difíceis. Vamos preparar-nos para chegar ao dia 17 na melhor forma, a 200 por cento", declarou a experiente jogadora, de 36 anos.

Encontrar a Espanha já nas meias-finais do Europeu não irá alterar os planos lusos. É a certeza da capitã lusa: "A preparação será igual. Para sermos campeãs, sabemos que temos de vencer dois jogos. É para isso que trabalhamos e é isso que queremos fazer".

Olhando para as duas primeiras edições do Campeonato da Europa, Ana Azevedo admitiu "alguma falta de maturidade" na prestação portuguesa, que perdeu as finais disputadas com Espanha.

"Nos momentos cruciais, a nível mental, faltou-nos sempre alguma coisa e por isso não conseguimos alcançar o título. Temos de ser mais fortes. Nos momentos de cansaço, em que nem a técnica nem a tática nos vale, temos de ser emocionalmente superiores ao adversário", explicou, vincando a crença no sucesso de Portugal: "Tenho a certeza que este ano não nos irá faltar nada".

Questionada sobre o que inspira a equipa de Luís Conceição, a jogadora foi clara: "Buscamos inspiração nas seleções que atingem a excelência: na prestação das sub-19 nos Jogos Olímpicos da Juventude (em 2018), no desempenho das Campeãs do último Mundial Univertário de Futsal, no feito recente da equipa de futebol feminino, na conquista histórica e espetacular da Seleção masculina de futsal e nos êxitos da seleção de futebol de praia".

"Todos representamos o mesmo e temos de pensar nisso todos os dias. Somos 15 jogadoras nesta equipa mas representamos milhões. Quando mais assumirmos essa responsabilidade, mais próximas estaremos de ser felizes", considerou.

Vídeos
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade